• Busca

ALL - Relatório Anual 2007

meio ambiente

O foco em 2007 foi o tratamento de água e efluentes e projetos de infra-estrutura

Dentre os investimentos feitos em projetos de responsabilidade socioambiental, destacam-se a construção de estações de tratamento de água e efluentes (gerados pela lavagem de vagões e locomotivas) e os projetos de infra-estrutura no entorno das ferrovias.

Conscientização

A ALL mobiliza esforços para a conscientização ambiental dos seus colaboradores e incentiva a adoção de medidas ambientalmente corretas. No campeonato das UPs (Unidades de Produção), 30 dos 1.000 pontos necessários para vencer a disputa estão relacionados a práticas com foco em meio ambiente. Uma delas é a coleta seletiva de lixo, instituída na sede e em todas as demais unidades.

Outra medida foi a expansão do sistema de aproveitamento de água de chuva, criado por um colaborador no Programa Idéias e Ações. Cada vagão destinado para a coleta de água tem capacidade para 60 mil litros. Além de Curitiba (PR), Bauru (SP) foi a primeira cidade a receber a unidade de captação de água da chuva.

A substituição dos dormentes por modelos fabricados com madeira de reflorestamento é outra idéia decorrente do Programa Idéias e Ações, diminuindo o impacto ambiental.

Licenciamento ambiental

A ALL avançou também no cumprimento do plano de licenciamento ambiental de todos os trechos da malha sul. A Empresa detém a licença do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em 2007, realizou os diagnósticos ambientais necessários, bem como o planejamento de atendimento emergencial e gerenciamento de riscos para o licenciamento do trecho que vai de Rubinéia a Santos (SP). Para 2008, estão previstos trabalhos semelhantes para a adequação do trecho Mairinque a Castilho, num total de 727 quilômetros.