• Busca

ALL - Relatório Anual 2007

governança corporativa

A trajetória da ALL é pautada na adoção de boas práticas de governança corporativa desde o início das suas operações.

Em 2004, durante o processo de abertura de capital, a ALL aderiu ao Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, oferecendo aos seus investidores garantias adicionais às estabelecidas pela lei, como:

  • :: Adesão à Câmara de Arbitragem da Bovespa
  • :: Free-float mínimo de 25%
  • :: Tag-along de 100% para os acionistas de todas as classes de ações

A ALL atende a todas as exigências para ingresso no Novo Mercado, com exceção da classe única de ações, por impedimentos regulatórios do setor ferroviário.

A Empresa participa ainda do IGC, reservado a empresas com ações diferenciadas de Governança Corporativa; e do Itag, índice de ações com tag-along diferenciado, composto por empresas que oferecem melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle.

O atendimento ao investidor é coordenado pela área de Relações com Investidores, que promove reuniões, conferências e encontros nacionais e internacionais.

Diretoria

Responsável pela gestão dos negócios, é composta por um diretor-presidente e sete diretores que exercem mandato de dois anos, com direito à reeleição. Atua em conjunto com o Conselho de Administração.

Conselho de Administração

Formado por no mínimo cinco e no máximo 13 membros, com mandato de dois anos, tem como atribuições estabelecer diretrizes gerais, aprovar planos, projetos e orçamentos. Participa ativamente das decisões estratégicas de aquisições, além de eleger e avaliar toda a diretoria.

Conselho Fiscal

Composto por no mínimo três e no máximo cinco membros, é responsável pela fiscalização dos atos da Administração, bem como do cumprimento das normais legais e estatutárias.

Comitê de Auditoria

Composto por três membros eleitos pelo Conselho de Administração, se reúne quatro vezes ao ano ou em situações extraordinárias. Entre suas atribuições está a revisão das demonstrações contábeis, dos relatórios de administração e dos pareceres dos auditores independentes.