Busca
governança
corporativa
As práticas de governança corporativa na EcoRodovias
têm a finalidade de garantir valor para os acionistas,
stakeholders e ao mercado em geral, além de contribuir para um desenvolvimento econômico sustentável,
proporcionando melhorias à sociedade.
Criar valor para seus acionistas e stakeholders por meio das melhores práticas de governança corporativa. 2010 foi marcado pela presença no Novo Mercado da BM&FBovespa, que resultou na participação de 25,8% de acionistas minoritários na sociedade. O ano foi marcado também pela Incorporação da Columbia e EADI Sul na Elog. O Conselho de Administração contou com suporte dos comitês de Auditoria, de Avaliação e Remuneração, de Ética, de Sustentabilidade e de Governança. A Diretoria Executiva contou com o apoio dos comitês de Gestão por processos, Executivo para gerenciamento de riscos, compliance e controles internos, de Tecnologia e segurança da informação, de Controle e divulgação de informações relevantes e de Sustentabilidade.
O Plano Diretor Financeiro, aprovado em 2010, foi criado com a função de sustentar a estratégia de negócios, estabelecer padrões de comportamento para os administradores e nortear a postura da Empresa em relação aos aspectos financeiros. No ano, foi feito o gerenciamento de riscos corporativos, de engenharia, estratégicos, financeiros e de natureza operacional. O Processo de Gestão de Riscos esteve alinhado com o Caderno de Riscos do IBGC e com a ISO 31000. em 2010 o conselho de administração aprovou o regimento da auditoria interna e compliance. A EcoRodovias ganhou prêmios como reconhecimento de sua atuação: "Uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil", das Revistas Exame e Você S/A; "As 10 melhores estradas do Brasil 2009/2010", do Guia 4 Rodas; "3º melhor no setor de Serviços de Transporte", da revista Istoé Dinheiro.


Em 2010, o Grupo EcoRodovias agregou valor para os acionistas e demais stakeholders por meio de suas boas práticas de governança corporativa e apropriado controle de negócios. Free Float de 25,8% gestão de riscos alinhada ao IBGC e à iso 31000

O Capítulo 1 do Relatório Anual e de Sustentabilidade 2010 da EcoRodovias abrange informações de todas as práticas de governança corporativa adotadas pelo Grupo, com foco no ano relatado; abrange também o fundamento dessas práticas, feito por uma boa administração e adequado controle dos seus negócios, de maneira a garantir valor para os acionistas, respeitar os relacionamentos com os stakeholders e proporcionar ao mercado a melhor divulgação das informações financeiras, não financeiras e de sustentabilidade no Grupo.

Este capítulo articulará, ainda, sobre os principais acontecimentos de 2010, um ano que foi marcado pela incorporação da Columbia e EADI Sul na Companhia e pela presença do Grupo no Novo Mercado da BM&FBovespa, resultando em um free float de 25,8%.

O Conselho de Administração é formado por sete conselheiros, sendo um independente, e mais dois suplentes. Ele conta com o apoio de cinco comitês – Comitê de Auditoria, Comitê de Avaliação e Remuneração, Comitê de Ética, Comitê de Sustentabilidade Corporativo e Comitê de Governança. No ano, o Conselho aprovou o regimento da Auditoria Interna, área independente com reporte direto a ele, que auxilia a Empresa na melhoria da eficácia dos processos de governança, compliance, controles internos e gerenciamento
de riscos.

Sede Ecovias Imigrantes

A Diretoria Executiva também contou com a contribuição de cinco comitês específicos, que a assessoraram, durante 2010, quanto ao controle e divulgação de informações relevantes, gestão por processos e riscos corporativos.

A EcoRodovias realiza a Gestão de Riscos por meio de diversas metodologias para identificá-los e monitorá-los, integrando esta gestão com governança corporativa e compliance. Os riscos foram classificados segundo sua natureza estratégica, financeira e operacional e seus tipos em corporativos, de engenharia, de estratégia, financeiros e operacionais. O Processo de Gestão de Riscos na EcoRodovias esteve alinhado ao Caderno de Riscos do IBGC e a ISO 31000.