Busca
GOVERNANÇA CORPORATIVA | DIRETORIA EXECUTIVA
Ecovias_ Imigrantes
A Diretoria Executiva é composta por seis membros que têm mandato de dois anos e são eleitos ou destituídos pelo Conselho de Administração. Para suas realizações, conta com o apoio de cinco comitês, que têm a função de assessorar a Alta Administração em relação a temas específicos, como riscos corporativos, controle e divulgação de informações relevantes, gestão por processos e tecnologia da informação.

 

Composição da Diretoria

Marcelino Rafart de Seras
Diretor-Presidente

Federico Botto
Vice-Presidente Executivo

Marcello Guidotti
Diretor de Finanças

Roberto Koiti Nakagome
Diretor de Relações com Investidores

Dario Rais Lopes
Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Luis Augusto de Camargo Ópice
Diretor de Logística
 

Comitê de Gestão por Processos

Este Comitê é um dos componentes do Núcleo de Gestão por Processos (NGP), que tem a missão de alinhar as iniciativas corporativas e potencializar seus resultados de forma sistemática e estruturada à Companhia. Assim, o Comitê auxilia o NGP, aconselha as iniciativas de processos e gestão e as alia aos objetivos estratégicos, recomenda projetos e melhorias, avalia e encaminha propostas à Diretoria Colegiada.

 

Comitê Executivo para Gerenciamento de Riscos, Compliance e Controles Internos

Composto por Diretor Presidente, Vice-Presidente Executivo, Risk Officer e mais dois Diretores da EcoRodovias, este Comitê é subordinado ao Comitê de Auditoria; tem como missão conectar a Gestão de Riscos ao processo decisório cotidiano, aprovar procedimentos, identificar, avaliar e monitorar qualquer risco e propor novas estratégias para solucioná-los.

Em 2010 teve seu escopo ampliado com a integração da função Compliance, transformando-se no Comitê Executivo para o Gerenciamento de Riscos, Compliance e Controles Internos. Operacionalmente, houve uma evolução consistente nos processos que tiveram seus riscos avaliados e no número de gestores comprometidos com a cultura desta gestão.
 

Comitê de Tecnologia e Segurança da Informação

O Comitê de Tecnologia e Segurança da Informação tem como encargo analisar, propor políticas e diretrizes, implementar, executar e gerenciar as regras de segurança da informação, sistemas e tecnologia da EcoRodovias, com o objetivo de sedimentar uma cultura voltada para o uso seguro, eficaz e eficiente de automações, sistemas e TI pelos colaboradores da holding e das unidades de negócio; além disso, também analisa, propõe soluções e facilita a discussão de questões referentes à área.


 

Comitê de Controle e Divulgação de Informações Relevantes

Adoção de práticas indicadas no Manual da Abrasca, de controle e divulgação de informações relevantes, e a utilização do Selo de Qualidade correspondente são práticas deste Comitê. Ele também responde pelo mapeamento da disseminação de informações privilegiadas, com o controle dos nomes das pessoas, dos departamentos e das entidades que tenham acesso e classificação dessas informações e, ainda, está encarregado de fazer treinamento de administradores e colaboradores, verificar a política adotada e criar barreiras que evitam a disseminação de assuntos confidenciais.


 

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade é formado por seis integrantes e um coordenador; ele realiza reuniões de pauta bimensais e submete suas propostas à apreciação da Diretoria. Entre suas atribuições estão: facilitar o processo de mudança da empresa para uma gestão de longo prazo, orientada pelos indicadores de responsabilidade social empresarial, que contribui para o desempenho econômico, social e ambiental da EcoRodovias; disseminar uma gestão socialmente responsável dentro da Empresa; intermediar as diferentes partes interessadas da Organização; facilitar o processo de aplicação dos indicadores do modelo GRI dentro da Organização; propor programas e projetos de responsabilidade socioambiental.


 

O GRUPO SEGUE POLÍTICAS CORPORATIVAS QUE GARANTEM SEGURANÇA EMPRESARIAL, ASSEGURAM RENTABILIDADE E CONTRIBUEM COM O BOM DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS.
Políticas Corporativas

Política, objetivos e indicadores da Qualidade

A EcoRodovias segue uma política de qualidade para assegurar rentabilidade e garantir a segurança empresarial, com crescimento qualificado dos negócios atuais e futuros. Essa política cumpre os contratos e resultados compactuados, faz gestão de planejamento e de acompanhamento e exerce boas práticas de recursos humanos, responsabilidade social e gestão ambiental.

Para isso, utiliza cinco indicadores como referência: coleta de dados, fonte das informações, frequência de coleta, processamento e resposta. Estes são determinados por meio da realização do planejamento empresarial, do orçamento, da definição dos responsáveis pela aprovação e dos relatórios de acompanhamento.

Política financeira

Em 2009 foi elaborado pelo Conselho de Administração o chamado Plano Diretor Financeiro, aprovado em 2010, com a função de sustentar a estratégia de negócios, estabelecer padrões de comportamento para os administradores e nortear a estratégia e postura da Empresa em relação a todos os aspectos financeiros. O Plano segmenta as atividades da função financeira por meio das seguintes diretrizes: Diretriz para Avaliação Financeira de Investimentos, Diretriz para Decisões de Financiamento e Diretriz para Gestão de Capital de Giro.
 

Política de Responsabilidade Socioambiental

Esta política sistematiza, uniformiza e direciona as ações de responsabilidade social de todo Grupo por meio de conceitos e práticas predefinidos. Visa também garantir que os programas e projetos desenvolvidos promovam crescimento sociocultural de comunidades lindeiras, usuários e colaboradores.


Política de divulgação

A Política de Divulgação tem como objetivo oferecer aos investidores, analistas de mercado, imprensa financeira especializada e demais interessados os mais altos padrões de transparência e confiabilidade, por meio da correta adequação da política interna da Companhia às boas práticas de conduta no uso de informações, divulgação de atos ou fatos relevantes.
 

Política de distribuição de dividendos

Para a EcoRodovias, esta política faz parte do comprometimento com as suas boas práticas de governança corporativa, assegurando os interesses de todos os acionistas. Assim, a Companhia tem como política de dividendos distribuir anualmente um valor mínimo equivalente a 50% do seu lucro líquido ajustado, calculado conforme o artigo 189 da Lei das Sociedades por Ações (6.404/76), que poderá ser feita sob a forma de dividendos e/ou juros sobre capital próprio.