Ambiental

Consciência Social e Ambiental


Cuidando das gerações futuras

Desde o início, a BRMALLS introduziu as melhores práticas operacionais e financeiras em seus shoppings. E, no ano de 2011, a BRMALLS colocou em prática diversos projetos que vão ajudar o meio ambiente e vão permitir que a companhia cresça de uma maneira cada vez mais sustentável. Seja educando os clientes ou tomando medidas internas, a BRMALLS melhora cada vez mais o ambiente que a cerca. Veja abaixo algumas das práticas que adotamos em nossos shoppings:


Reciclagem

Sabemos bem o impacto causado pelo lixo urbano em nosso planeta, portanto, a reciclagem é uma prática muito importante e obrigatória em nossos shoppings. O lixo produzido por todos os shoppings administrados pela BRMALLS é separado por diferentes lixeiras para diferentes tipos de resíduos. Essas lixeiras são identificadas e localizadas nos corredores e nas praças de alimentação dos shopping centers. Fazemos um esforço para reciclar o máximo possível. Também providenciamos tratamento adequado para tipos especiais de lixo, como baterias, lâmpadas fluorescentes e óleo. A prática, inclusive, faz parte do controle de qualidade realizado pelo Bureau Veritas e está na meta de cada shopping administrado pela Companhia.


Economia de Energia

Em 2011, focamos nossos esforços na busca de novos meios de economizar energia. Dentre os projetos executados, está o Retrofit CAG (Central de Águas Geladas). O projeto consiste na troca das máquinas de ar condicionado antigas por modelos mais eficientes que consomem menos energia e, conseqüentemente, ajudam a preservar o meio ambiente. No ano de 2011 os shoppings que receberam o Retrofit foram o Del Rey, Campinas, Fashion Mall, Ilha Plaza, West Shopping e Plaza Niterói. No ano de 2012 mais shoppings deverão ser incluídos no programa. Ainda em 2011, também compramos energia no mercado livre de energia de fontes incentivadas PCH (Pequena Central Hidrelétrica) e PCT (Pequena Central Termoelétrica). As duas fontes de energia são benéficas para o meio ambiente, além de economicamente sustentáveis. Além desses esforços, foi estudada a possibilidade de troca das lâmpadas atualmente usadas por lâmpadas LED, que são cerca de 30% mais econômicas. O estudo seguirá nesse ano.


Reutilização e Conscientização do uso de águas

Na BRMALLS temos a consciência da importância da água para nosso planeta e, por isso, adotamos diversas medidas para diminuir o consumo. Em nossos shoppings, buscamos educar tanto nossos clientes quanto nossos funcionários. Seja através de adesivos e bilhetes colados nos banheiros, seja em treinamentos específicos. Além disso, reutilizamos e tratamos a água que consumimos em diversos de nossos shoppings. No Norte Shopping, por exemplo, a água da chuva é reutilizada no chafariz do pátio e o tratamento de efluentes com a utilização da água que seria despejada no esgoto resfriamento e no sistema de ar condicionado. O Shopping ainda realizou, uma exposição com um mês de duração em parceria com o Greenpeace, que teve como objetivo conscientizar os consumidores e reduzir os impactos ambientais produzidos pelo empreendimento.


Responsabilidade social

A BRMALLS é a maior Companhia do ramo de shoppings do Brasil, atingindo um grande número de consumidores. Como tal, sabemos bem da nossa capacidade de influenciar as comunidades em que estamos situados. Todos os anos, emprestamos nossas áreas comuns dos shoppings para campanhas de vacinação e prevenção de doenças, organizamos workshops educacionais para idosos e crianças,e oferecemos esses espaços para organizações não governamentais (ONGs) angariarem fundos. Além disso, distribuímos doações para orfanatos e ONGs na época do Natal.


Hora do planeta

No ano de 2011 continuamos com as ações sociais apoiando o movimento de redução de consumo energético da WWF (World Wide Fund), promovendo o projeto e conscientizando os consumidores para que apaguem as luzes de suas residências. 34 shoppings administrados apagarão as fachadas durante uma hora, economizando 1.460 kws.

Este é o terceiro ano de engajamento da BRMALLS à iniciativa, que no ano passado bateu recorde de adesão no Brasil, com a participação de 123 cidades, além de 1.949 empresas e organizações.