As pessoas que trabalham na Rossi estão comprometidas com o futuro da Empresa. Apesar do mercado de trabalho bastante aquecido em 2007, os colaboradores valorizam a solidez da instituição e as oportunidades de crescimento profissional que ela oferece.
Remuneração total acima da média
Em maio de 2007, a consultoria especializada em remuneração Hay Group foi contratada para estabelecer o equilíbrio interno dos cargos da Empresa, de acordo com o porte da Rossi, complexidade do cargo, liberdade de ação, desafios e impacto no resultado final do negócio. A Hay verificou que a remuneração total (salário-base, benefícios e bônus) – praticada na Rossi era 84% maior do que a média do mercado. A Rossi adotou uma política de remuneração que mantém critérios eqüitativos de valorização, visando ao equilíbrio competitivo interno e externo das estruturas de cargos e salários, bem como do plano de benefícios. Periodicamente, são realizadas pesquisas de mercado que permitem manter a estrutura salarial competitiva, além de diagnosticar e corrigir eventuais distorções.
Retenção de Talentos
O Programa de Retenção de Talentos teve início em 2007, com o aprimoramento da grade de treinamentos e desenvolvimento profissional, assim como com a melhora dos benefícios oferecidos a todos os colaboradores, como forma de aumentar o grau de satisfação e de motivação. Entre os benefícios, destacam-se: seguro-saúde, com 100% de cobertura pela Empresa, incluindo dependentes; seguro de vida, com a co-participação em 30% e a cobertura do cônjuge; assistência odontológica, com co-participação em 50% do valor do plano; estacionamento de veículos; fornecimento de aparelho Nextel; e desconto na aquisição de imóvel. O benefício apoio educacional consiste no pagamento, por parte da Empresa, de até 50% dos valores relacionados a cursos de graduação e pós-graduação para os colaboradores com mais de seis meses de casa.
Formação de mão-de-obra
Em parceria com o Senai, a Rossi mantém escolas, batizadas de Bom Pedreiro, para formação de profissionais especializados na área de construção civil, como pedreiros e carpinteiros. Já há escolas desse tipo nas Regionais Campinas e Sul. Outras serão criadas no futuro.
Desenvolvimento profissional
Os colaboradores têm acesso à grade de treinamentos oferecidos em cada Regional, tanto para cursos técnicos como comportamentais. Os cursos são ministrados por instituições selecionadas pela área de Gestão de Pessoas. As inscrições podem ser feitas pelo próprio colaborador na Intranet. O objetivo é que o profissional se identifique com o curso. Assim, além de aprender, terá a oportunidade de avaliar suas necessidades e administrar seu tempo. Em 2007, foram treinados 2.043 colaboradores.
Contratação de profissionais
Em 2007, foram contratados 240 novos profissionais de diversos segmentos, sustentando o crescimento da Empresa, com a expansão das áreas de atuação das Regionais. O processo de recrutamento e seleção visa atrair candidatos internos ou externos potencialmente qualificados para ocupar os cargos na Rossi. A seleção abrange entrevistas e testes em busca do candidato que melhor se aproxime do perfil do cargo. O objetivo é aproveitar os talentos da Rossi, encorajando o desenvolvimento profissional, bem como trazer para a Empresa habilidades e conhecimentos testados com sucesso em outras organizações e que possam ser somados à expertise da Rossi.
Integração de novos colaboradores
Os contratados passam por um programa de integração de dois dias, que inclui a apresentação da história da Empresa e sua Visão, Missão e Valores, bem como as principais responsabilidades de cada área. Visitas aos Escritórios Regionais, obras e estandes de vendas complementam a integração.
Estagiários e trainees
Futuros profissionais selecionados em universidades tiveram a oportunidade de estagiar na Rossi, cumprindo um programa de iniciação às diversas atividades. O objetivo do programa de estágio de engenharia é investir na formação de profissionais que estejam cursando Engenharia Civil nas principais universidades do País.O desafio é formar esses profissionais em gestão e planejamento da construção dos empreendimentos, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade. São 3.114 horas de estágio distribuídas nas áreas de Engenharia, Incorporação, Arquitetura, Marketing, Relacionamento com Clientes e Gestão de Pessoas. Em 2008 será a vez dos trainees, que cumprirão um treinamento de dois anos em vários departamentos para conhecer em detalhes o negócio da Empresa.
Stock Options
A Rossi desenvolveu uma estratégia de remuneração dos executivos, desenhando um programa de incentivos de longo prazo como elemento de retenção, compromisso com resultados futuros e recompensa por desempenho corporativo de longo prazo. Foi contratada a consultoria Hay Group, que pesquisou alternativas de desenho de incentivos de longo prazo e as práticas de mercado.
Programa de Participação nos Resultados (PPR)
O Programa de Participação nos Resultados investiu R$ 9 milhões no pagamento de participações referentes a 2007. O montante pago em março de 2008 foi destinado a remunerar todos os colaboradores da Rossi. Todas as áreas foram avaliadas de acordo com critérios individuais e tiveram o porcentual de bonificação atrelado ao seu desempenho.
Endomarketing
Diversos instrumentos para aprimorar a comunicação interna foram desenvolvidos e implementados em 2007. Entre eles:
- Comitê de comunicação
Tem o objetivo de facilitar o fluxo de comunicação e captar notícias para os veículos
de comunicação interna: um jornal, dois murais (corporativo e obras) e a Intranet. É formado por colaboradores de diversas áreas da matriz e Regionais. Reúne-se mensalmente para definição das pautas. Partindo da premissa de que a comunicação tem de ser de duas vias, o objetivo é informar os acontecimentos e ouvir o que os colaboradores esperam e querem ver na ferramenta.
- E-mail de apresentação de recém-contratados
Canal que divulga a entrada dos novos colaboradores. Está sendo utilizado para apoiar a velocidade acelerada de novas contratações. É enviado quinzenalmente a todos os colaboradores da matriz e Regionais.
- Evento de bate-papo com a gerência
Tem como finalidade levar informação sobre as áreas para todos os colaboradores. É uma oportunidade para cada um adquirir melhor visibilidade do negócio e saber o que o outro departamento faz, qual a estrutura, as metas e os resultados,
entre outros aspectos. Trata-se de um bate-papo informal, focado na disseminação do conhecimento interno.
- Visitas monitoradas de colaboradores aos estandes de vendas
Têm o objetivo de incentivar o colaborador a conhecer o negócio da Rossi. Evento em que um ônibus da Rossi leva os colaboradores e as respectivas famílias interessadas para conhecer os estandes de vendas da Rossi.
- Patrocínio esportivo
A Rossi apóia a prática de esportes entre os colaboradores, por intermédio do patrocínio da inscrição dos interessados em corridas e caminhadas de rua, além da locação de quadras para jogos de futebol masculino e feminino. Essa ação visa incentivar a qualidade de vida e o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
- Programa da qualidade de vida
Foi desenvolvido em todas as regionais um programa de qualidade de vida chamado "Rossi Bem-estar", com foco no estímulo às atividades físicas. O objetivo é cuidar da mente, com atenção à saúde, durante os momentos de lazer e eventos comemorativos. O programa traz como benefício a integração entre os colaboradores, buscando o equilíbrio entre um estilo de vida saudável e o trabalho e criando maior disposição, satisfação e motivação.