A Rossi conta com uma série de instrumentos para avaliação e minimização de riscos, com o objetivo de preservar sua capacidade de cumprir os compromissos firmados com seus clientes e fornecedores, bem como de criar valor para os acionistas.
Gestão do fluxo de caixa
Caracterizada pelo uso de capital intensivo, a atividade imobiliária depende de uma boa gestão da entrada e saída de recursos para cada fase dos empreendimentos em carteira. A Rossi utiliza o sistema de gestão desenvolvido pela empresa SAP para calcular o fluxo de caixa de forma precisa e confiável a qualquer momento. Dessa forma, é possível avaliar de forma muito rápida e dinâmica a situação do caixa futuro da Empresa, usar modelos de sensibilidade e determinar estratégias de longo prazo que minimizem o risco financeiro da Empresa. Mais do que uma atribuição do Conselho de Administração e da Diretoria, a preocupação com a fluidez dos recursos é repartida por todos os gestores e colaboradores, fazendo parte da cultura da Empresa.
Riscos de engenharia
O orçamento de cada obra, incluindo todos os custos diretos e indiretos de construção, é dimensionado e aprovado antes do início das obras. A área de Engenharia trabalha munida de relatórios de orçamento e projetos detalhados para prevenir eventuais inconsistências durante a construção.
Segurança do trabalho
O modelo de negócio adotado pela Rossi baseia-se na terceirização da mão-deobra na construção. Quase todas as equipes são contratadas, o que reforça a necessidade de um rígido controle da segurança da mão-de-obra. A Empresa reforça constantemente o treinamento, por meio de material impresso e audiovisual. Essa e outras medidas, visando diminuir o número de acidentes de trabalho, fizeram com que os índices de perda de horas trabalhadas caíssem de 3,26% em 2005 para apenas 0,04% em 2007.
Riscos jurídicos
O Departamento Jurídico é centralizado, o que facilita a tomada de decisão sobre a aquisição de terrenos. Previnem-se, assim, problemas de propriedade e de aprovação dos projetos nos órgãos competentes, aumentando a segurança e o controle das questões legais relativas aos investimentos para a formação do banco de terrenos.