Indice Indique esta página Download do PDF Imprimir esta página
 
 

A Rossi está empenhada em aprimorar seu modelo de governança corporativa, fazendo com que acionistas, família e executivos se harmonizem perfeitamente, atendendo aos requisitos de transparência na prestação de contas, eqüidade no tratamento de seus acionistas e profissionalização contínua da gestão. As decisões mais importantes são tomadas coletivamente, com base em estudos técnicos detalhados. Em 2007, várias ações importantes foram adotadas no sentido de aperfeiçoar as boas práticas de governança.

Reformulação do Conselho
Está em curso um trabalho de reformulação do Conselho de Administração, que atualmente conta com dois conselheiros independentes. Esse trabalho inclui a implementação do Regimento Interno do Conselho, a definição dos novos conselheiros internos e independentes, o acompanhamento das reuniões com a definiçãodos temas críticos para discussão e a criação de um sistema de monitoração de performance e risco para os acionistas. O processo está sendo conduzido pela MESA Corporate Governance Consultoria, de Herbert Steinberg.

Sucessão familiar
A sucessão familiar vem sendo planejada desde 2004 pela empresa Renê Werner e Associados. Esse projeto, atualmente na fase final, tem como objetivo criar uma estrutura societária que assegure regras estáveis de transição familiar, observando o princípio de perpetuidade nos negócios.

Plano de sucessão e avaliação do management
Como também previsto no trabalho da MESA Consultoria, será detalhado um sistema de backup para diretores e gestores em posições-chave por meio da definição das competências necessárias para cada função da alta administração. Um sistema de avaliação diferenciado também será desenhado para que o Conselho possa avaliar a adequação de cada executivo à sua função e com isso propor planos de desenvolvimento individuais.

Comitê Executivo de Negócios
Formado para aprovar a compra de terrenos. Analisa informações estratégicas, como o estudo de viabilidade do empreendimento, a rentabilidade esperada e os riscos envolvidos. É composto pelos membros da Diretoria Corporativa, alguns membros do Conselho de Administração e por integrantes das Diretorias Regionais, que propõem as aquisições.

Comitê Executivo Financeiro
O Comitê Financeiro tem a tarefa de gerenciar o fluxo de caixa da Empresa, analisando o impacto de novos investimentos em terrenos aprovados pelo Comitê de Negócios e avaliando as alternativas de funding disponíveis. Participam membros da Diretoria Corporativa, do Conselho de Administração, o Diretor Financeiro, o Gerente Financeiro e o Controller. Suas reuniões ocorrem mensalmente.

Comitê Executivo Jurídico
Formado semanalmente por representantes da área jurídica, pelo Diretor Comercial e por um membro do Conselho de Administração, sua função é examinar as propostas de compra de terrenos, verificar as condições legais e patrimoniais dos imóveis e analisar os riscos envolvidos. Como resultado, pode referendar ou vetar a aquisição de um terreno por critérios jurídicos.

Comitê Executivo de Lançamento de Empreendimentos
Com a utilização do estudo da viabilidade de lançamento de cada empreendimento, do orçamento de marketing, do orçamento da construção e da tabela de vendas proposta, revisa as premissas utilizadas no Comitê de Negócios para assegurar a expectativa de lucratividade do empreendimento. As reuniões desse comitê são semanais.

Reuniões de acompanhamento de empreendimentos
A Diretoria Corporativa realiza reuniões mensais com cada Diretoria Regional para avaliar o cumprimento das metas de vendas, lançamentos e resultado. Também é analisado o desempenho de cada empreendimento, comparando resultados previstos e realizados, estoques de unidades prontas, inadimplência e desempenho das obras, entre outros indicadores. Os encontros fornecem subsídios para a reunião geral, para a qual são convocados também os membros do Conselho, quando são analisados os indicadores consolidados da Empresa.

Padrões contábeis
Como uma das primeiras empresas do setor imobiliário a abrir seu capital, a Rossi acumula grande experiência em relação à adoção de práticas contábeis em consonância com as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Rossi foi uma das primeiras empresas do setor imobiliário a disponibilizar seus balanços conforme os padrões internacionais (USGAAP), em atendimento ao regulamento do Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa).

Plano de Stock Options
A estratégia de remuneração dos executivos da Rossi inclui um programa de incentivos de longo prazo, desenhado visando à retenção dos profissionais, ao compromisso com resultados futuros e à recompensa pelo desempenho corporativo de longo prazo. Foi contratada uma consultoria especializada, a Hay Group, que pesquisou as práticas do mercado e propôs alternativas de desenho de incentivos de longo prazo.

Programa de Participação nos Resultados
O Programa de Participação nos Resultados está relacionado com o desempenho de cada área no alcance de metas e resultados estabelecidos para o ano. A Empresa distribui um porcentual do seu lucro líquido contábil para todos os colaboradores, com exceção dos estagiários, temporários, empregados contratados por prazo determinado, autônomos e empregados de terceiros.