
A Rossi desenvolve empreendimentos verticais e horizontais para todos os segmentos sociais. Seu modelo de negócios inclui identificação, avaliação e compra de terrenos; planejamento e elaboração do projeto imobiliário; obtenção de licenças e aprovações governamentais; construção, incorporação e comercialização dos imóveis; e prestação de serviços antes, durante e após a venda aos clientes.
A Empresa está organizada em sete regionais, com delimitação geográfica da área de atuação: Regional São Paulo (região metropolitana da capital, Vale do Paraíba e litoral paulista), Regional Rio de Janeiro (Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e a cidade de Juiz de Fora), Regional Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Regional Campinas (região metropolitana de Campinas e Sorocaba), Regional Oeste Paulista (baseada em São José do Rio Preto, abrangendo diversas cidades do Oeste do Estado de São Paulo), Regional Belo Horizonte (Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás) e Regional Nordeste (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará).
Cada regional tem uma equipe local, treinada e preparada para as atividades de prospecção e aquisição de terrenos, desenvolvimento de produtos, comercialização e construção.
Na matriz, existem três áreas corporativas, cada uma com um diretor e respectiva equipe, que auxiliam as regionais no desenvolvimento e expertise no segmento econômico, em empreendimentos comerciais, loteamentos e projetos urbanísticos. A matriz também concentra as áreas: Gestão de Pessoas, Administrativa, Jurídica, Controladoria, Financeira, Suprimentos, Relação com Sócios, Relação com Investidores, Relacionamento com Clientes, Engenharia e Marketing Institucional.
A maioria dos terrenos é obtida por intermédio de permuta com os proprietários. Como isso, a Empresa adquire expressiva melhora da taxa interna de retorno e diminui a necessidade de desembolsos de caixa.
Como a maior parte das unidades de cada empreendimento é vendida antes do início das obras, a construção é parcialmente fi nanciada pelos próprios clientes. Os contratos de venda das unidades são corrigidos mensalmente pela variação do índice Nacional de Custos da Construção, evitando, assim, um descasamento de índices entre a receita e o principal custo do negócio, que é o de construção.
Nossos empreendimentos em geral são fi nanciados por empréstimos habitacionais providos pelos bancos comerciais e pela Caixa Econômica Federal. O pagamento desses fi nanciamentos é feito por meio do repasse dos recebíveis gerados pelo projeto fi nanciado. As vendas têm caráter defi nitivo, sem direito de regresso, e o fl uxo de caixa livre é reinvestido em novos projetos.