Diálogo e engajamento
na construção de
relacionamentos de valor

Profissionais

Perfil da equipe IP

[G4-10 / G4-11]

Todos os funcionários da IP são abrangidos por acordos e representados pelo Sindicato dos Trabalhadores

A IP América Latina possuía, em 2013, um quadro funcional composto por 7.423 profissionais, dos quais 2.708 eram empregados diretos da empresa e 4.715 contratados como prestadores de serviços fixo.

A região com a maior concentração de colaboradores é Mogi Guaçu, enquanto que a maior parte dos profissionais IP e dos prestadores de serviços estão alocados nas operações industriais e florestais.

Todos os funcionários da IP são abrangidos por acordos e representados pelo Sindicato dos Trabalhadores.

IPeople realizado na Unidade de Luiz Antônio.


Divisão de gênero apenas para funcionários próprios

Unidades Empregados (Funcionários, Estagiários e Menores Aprendizes) Contratados (prestadores de serviço)
Homens Mulheres Homens e Mulheres
Fabril Fábrica Mogi Guaçu 870 75 1.478
Fábrica Luiz Antônio 587 42 884
Fábrica Três Lagoas 176 38 487
Total Fabril 1.788 2.849
Corporativo 237 178 543
Total Corporativo 415
Florestal 396 109 1.323
Total Florestal 505

Comunicação e transparência

Da IP para os profissionais

A Gerência de Comunicação Corporativa e de Produtos, por meio de sua área de Comunicação Interna, é responsável pela gestão do relacionamento com os profissionais da International Paper América Latina. Para operacionalizar sua estratégia de comunicação, a área dispõe de diferentes veículos e ferramentas, que apoiam a cultura e a identidade organizacional, com foco na construção da visão de futuro da organização e no relacionamento eficaz entre áreas, equipes e gestores. Os veículos formais de comunicação interna da IP são os seguintes:

  • Revista Infinitas Possibilidades – É distribuída para todos os profissionais e para os prestadores de serviço que trabalham nas unidades da IP. A revista traz matérias e artigos relacionados à estratégia da empresa e tem periodicidade bimestral.
  • Broadcast com o CEO – Transmissão ao vivo de pronunciamentos do CEO Mundial John Faraci. É realizado a cada três meses e tem como objetivo compartilhar informações com os profissionais do mundo todo sobre o desempenho da empresa no período, além de ressaltar a estratégia que será adotada para o próximo trimestre. Cada unidade da IP no Brasil recebe o sinal e a transmissão é feita para todos simultaneamente.
  • Murais – São divulgados nas unidades da International Paper, por meio de instalação em áreas de grande circulação e visibilidade, e recebem atualização semanal. Trazem informações relacionadas ao cotidiano das unidades e mensagens corporativas, com foco no acesso de todos os profissionais e prestadores de serviço aos principais acontecimentos da IP.
  • Intranet – Reúne todas as informações da empresa para consulta geral. Nela, os profissionais encontram normas internas, as políticas da empresa e o detalhamento dos processos de gestão. Sua página inicial de destaque é substituída diariamente para manter a atratividade. Há ainda um link com as principais novidades diárias da empresa.
  • IP em 5 minutos – Trata-se de uma Newsletter enviada às quartas-feiras, por e-mail, a todos os profissionais da empresa. O informativo contém o resumo semanal dos principais temas tratados nos canais de Comunicação Interna no período.
  • Comunicados – São mensagens enviadas por e-mail e fixadas no mural que tratam de iniciativas pontuais, geralmente da área de Recursos Humanos: novas contratações, reestruturações de áreas, informações sobre segurança, campanhas de saúde, etc. Eles também são utilizados para reforçar campanhas internas ou mobilizar e orientar a equipe em torno de um determinado projeto importante.
  • Comunicados da Presidência – Mensagens enviadas pelo presidente por e-mail e via mural aos profissionais para informar sobre medidas importantes ou acontecimentos relevantes para a empresa.

Dos profissionais para a IP

[G4-49 / G4-50]

Ciente da importância da opinião de seus profissionais, a IP promove programas formais de comunicação, que permitem que o relacionamento entre organização e colaboradores flua de maneira transparente

Ciente da importância da opinião de seus profissionais, a IP promove programas formais de comunicação, que permitem que o relacionamento entre organização e colaboradores flua de maneira transparente. Conheça alguns desses programas.

  • IPeople – São encontros entre os líderes da organização e os vários níveis profissionais, com a finalidade de disseminar informações importantes e os valores corporativos. Em 2013, foram realizadas 29 reuniões, que contaram com a participação de 293 pessoas.
  • IPeople Leadership – São quatro encontros anuais, sendo dois destinados à alta gerência e dois aos níveis de coordenação e supervisão. Nas ocasiões, são discutidos a estratégia, os resultados financeiros, os desafios e os vários papéis da liderança, entre outros assuntos. Os três encontros de 2013 mobilizaram aproximadamente 150 pessoas.
  • Bate-papo com o Presidente (Virtual) – Por meio de um vídeo de até 15 minutos de duração, o presidente Glenn Landau reporta, trimestralmente, os principais resultados da IPCo e da IP Brasil.
  • Bate-papo com o Presidente (Presencial) – Semestralmente, o presidente Glenn Landau se reúne com profissionais nas fábricas da IP, por 1h30min, com o objetivo de sanar possíveis dúvidas. Em 2013, foram realizados dois eventos do gênero, envolvendo 80 funcionários no total.

Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente (EHS – Environmental, Health & Safety)

A segurança é um tema de extrema importância para a International Paper, não à toa integra o rol de Valores da organização. Para orientar seus profissionais quanto aos comportamentos e ações para prevenir acidentes, evitar doenças ocupacionais e impactos ambientais, a IP divulga com regularidade a sua Política de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, na qual estabelece as diretrizes gerais sobre o assunto.

A IP não poupa esforços na construção de um ambiente de trabalho isento de acidentes. Nesse sentido, há um contínuo investimento em adequar os equipamentos e processos de forma a manter o local de trabalho isento de acidentes.

Para que esse aspecto continue como um valor forte e que de fato permeie toda a empresa, existe um total comprometimento da alta liderança e um acompanhamento muito próximo da matriz (EUA), por meio de reuniões periódicas (trimestrais) com foco na gestão do aspecto.

Na Orsa IP, o programa LIFE completou um ano em abril de 2014 e trouxe uma redução considerável na ocorrência de acidentes. A tendência é manter a busca pela redução de acidentes e por uma qualidade de vida cada vez melhor. Neste momento, os principais programas estão relacionados às questões comportamentais e de liderança para a segurança na empresa, voltados à sensibilização de seus profissionais para a importância do tema.

Divulgação do Programa LIFE nas unidades
O programa direciona seus profissionais de maneira que seguranç seja consolidada como um valor compartilhado.

Programas relacionados à Saúde e Segurança

Para direcionar os colaboradores para o cumprimento de metas de segurança, refletindo no seu bem-estar, a IP promove programas relacionados ao tema. Entre eles, destacam-se o LIFE e o Positive.

LIFE (Life-Changing Injury and Fatality Elimination)

Elimine Acidentes e Fatalidades, assegure a vida, lançado em novembro de 2010 na IP Latam, tem como proposta tornar o ambiente de trabalho ainda mais seguro, com foco em "zero acidente", e complementar as demais iniciativas da empresa nesse sentido.

As metas formais do programa, válidas para as unidades da IP no mundo todo, são a redução das lesões graves e zero acidentes fatais. Para estabelecer os objetivos do LIFE, a IP levantou as áreas ou situações que causam mais lesões e fatalidades dentro da empresa e em outras companhias. Esses dados deram origem às cinco dimensões do programa:

  • Proteção de máquinas e equipamentos;
  • Equipamentos motorizados;
  • Direção segura;
  • Quedas e escorregões;
  • Exposição a substâncias e ambientes perigosos.

O papel proativo das lideranças é fundamental. O gestor tem o compromisso de ser modelo e de conduzir o relacionamento com sua equipe de maneira que a segurança seja consolidada como um valor compartilhado. Contudo, a ideia que o LIFE busca transmitir é a de que cada um é responsável por sua própria segurança, assim como pela segurança dos colegas de trabalho.

Positive

A IP também coloca em prática o Positive, processo de Segurança baseado em Observação de Comportamento e Condições Inseguras, uma ferramenta importante para fortalecer o Valor Segurança. Com ele, a empresa propõe a seus profissionais que identifiquem comportamentos inadequados no aspecto da segurança e, a partir dessa verificação, forneçam feedbacks construtivos aos colegas de trabalho, criando uma rede de colaboração interna que fomente as observações dos riscos e as atitudes proativas para eliminar acidentes.

Outras iniciativas

A IP América Latina conta, ainda, com três eventos tradicionais na área de segurança: a auditoria interna anual, também conhecida como Avaliação de Elementos-Chave de Saúde e Segurança; a Semana Integrada de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (Sipat), realizada anualmente; e os Diálogos Diários de Segurança (DDS). Desde 2008, é realizada também a Campanha de Trânsito, que contempla a montagem de um cenário que simula o ambiente de trânsito para orientar os profissionais sobre a melhor conduta em diversos papéis e situações.

Na prática, o programa LIFE se desdobra em um conjunto de iniciativas:

  1. Treinamento e capacitação de profissionais, gestores e líderes para a identificação de riscos à segurança
  2. Avaliação criteriosa de equipamentos de segurança a serem adquiridos e instalados
  3. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de procedimentos operacionais
  4. Implantação e monitoramento de ações preventivas e corretivas
  5. Estabelecimento de programas de inspeção mais eficientes e focados na percepção do risco, entre outras

Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança

[G4-LA5]

Unidade Comitês formais de segurança e saúde
Fabril Fábrica Mogi Guaçu CIPA, SIPAT, SESMT, DDS e COMSEGS e Grupos de Qualidade de Vida
Fábrica Luiz Antônio CIPA, SIPAT, SESMT, DDS e COMSEGS e Grupos de Qualidade de Vida
Fábrica Três Lagoas CIPA, SIPAT, SESMT, DDS e COMSEGS e Grupos de Qualidade de Vida
Corporativo MG/LA/TL/SP CIPA, SIPAT, SESMT, DDS e COMSEGS e Grupos de Qualidade de Vida
Florestal Divisão Florestal CIPATR, SIPATR, SESTR, DDS e COMSEGS e Grupos de Qualidade de Vida

100% dos funcionários empregados são representados por esses comitês.

Escopo: Orsa IP

Unidade Comitês formais de segurança e saúde
Fabril + Corporativo Paulínia CIPA, SESMT, PEP
Franco da Rocha CIPA, SESMT, SIPAT
Rio Verde SESMT, CIPA, SIPAT, DDS, PCA, PCM, LIFE e Programa de Controle de Energias Religiosas
Manaus CIPA, SESMT, SIPAT
Suzano CIPA, NR12, PEP, DDS, SESMT, SIPAT
Nova Campina Um comitê para cada item do LIFE, CIPA, DDS

100% dos funcionários empregados são representados por esses comitês.

Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero

[G4-LA6]

Em 2013 não houve nenhum acidente fatal nas plantas fabris, corporativo e florestas da IP e nas unidades da Orsa IP.

Ano Unidade Nº de Óbitos (absolutos) Taxa de Frequência Total de Acidentes - TIR Taxa de Frequência Total decom Afastamento - LWIR Dias perdidos Absente-
ísmo
Empre-
gados
Contra-
tados
Empre-
gados
Contra-
tados
Empre-
gados
Contra-
tados
Empre-
gados
Contra-
tados
Empre-
gados
2011 Fabril Mogi Guaçu 0 0 1,01 0,83 0 0,31 0 ND 14,82
Luiz Antônio 0 0 0,9 1,87 0,18 0,35 114 ND
Três Lagoas 0 0 0,5 0,7 0 0 0 ND
Corpora-
tivo
São Paulo 0 0 0,27 0,77 0 0 0 ND
Florestal Divisão Florestal 0 0 0,68 0 0,17 0 11 ND
2012 Fabril Mogi Guaçu 0 0 0,79 0,45 0 0 0 ND 14,00
Luiz Antônio 0 0 1,25 0,85 0 0 0 ND
Três Lagoas 0 0 0,51 0 0 0 0 ND
Corpora-
tivo
São Paulo 0 0 0 0,67 0 0,08 0 ND
Florestal Divisão Florestal 0 1 0 0,18 0 0,18 0 ND
2013 Fabril Mogi Guaçu 0 0 0,91 0,45 0,37 0,18 35 ND 13,91
Luiz Antônio 0 0 0,91 1,16 0,34 0,39 340 ND
Três Lagoas 0 0 0,51 1,95 0,00 0,00 ND ND
Corpora-
tivo
São Paulo 0 0 0,00 1,31 0,00 0,00 ND ND
Florestal Divisão Florestal 0 0 0,50 0,24 0,00 0,08 ND ND

Notas: LWIR corresponde ao número de acidentes com afastamento multiplicado por 200.000 horas, dividido pelo número de Horas Trabalhadas. A TIR corresponde ao número de acidentes com e sem afastamento multiplicado por 200.000 horas dividido pelo número de Horas Trabalhadas. Os dois indicadores abrangem profissionais próprios e de empresas terceirizadas separadamente. Dias perdidos são todas as horas de ausências parciais ou integrais. A taxa de absenteísmo é calculada a partir do Total de Ausência dividido pelo Total de Horas Disponíveis, e multiplicado por 100. Os dois indicadores compreendem somente os profissionais próprios. Em 2010 e 2011, a linha "Corporativo" foi apresentada como "Corporativo – São Paulo". A nomenclatura foi revista, pois os números também contemplam profissionais corporativos das demais unidades. Eles permanecem os mesmos publicados no relatório anterior. Apenas a Taxa de Absenteísmo foi alterada, passando de 10,05 para 14,82, que é o valor correto das somatórias das taxas de todas as unidades.

Escopo: Orsa IP

Ano Taxa de Frequência Total de Acidentes - TIR Taxa de Frequência Total decom Afastamento - LWIR Dias perdidos Absenteísmo
Empregados Contratados Empregados Contratados Empregados Contratados Empregados
2011 Paulínia - Papel 8,79 0 4,92 0 198 0 120
Paulínia - Embalagem 3,05 0 2,34 0 104 0 871
Franco da Rocha 5,69 0 4,98 0 58 0 1,37
Rio Verde 4,72 0 2,47 0 111 0 3,43
Manaus 4,16 0 1,92 0 ND ND 3,9
Suzano 3,16 0 3,03 0 672 0 3,49
Nova Campina 3,47 0 1,98 0 378 0 2.229
Total 2011 4,17 0 2,78 0 1.521 0 3.232,19
2012 Paulínia - Papel 4,78 3,41 227 98
Paulínia - Embalagem 4,55 3,87 114 665
Franco da Rocha 4,21 0 4,21 0 144 0 1,45
Rio Verde 2,23 0 1,34 0 160 0 4,4
Manaus 2,69 0 2,69 0 629 0 4,2
Suzano 1,93 0 1,80 0 225 0 3,11
Nova Campina 1,94 0 0,24 0 15 0 1.804
Total 2012 2,85 0 2,20 0 1.514 0 2.580,16
2013 Paulínia - Papel 1,66 0,00 0 148
Paulínia - Embalagem 0,91 0,45 126 738
Franco da Rocha 1,40 0,00 1,40 0,00 16 0 2,06
Rio Verde 1,54 0,00 0,88 0,00 236 0 4,23
Manaus 0,80 0,00 0,00 0,00 654 0 4,5
Suzano 0,812 0,00 0,55 0,00 240 0 3
Nova Campina 0,68 0 0,23 0 5 0 1.774
Total 2013 0,99 0 0,45 0 1.277 0 2.673,79

Não houve acidentes com morte em 2013.


Programas de assistência aos empregados, familiares ou membros da comunidade

Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação

[G4-LA7]

A IP desenvolve programas de educação, conscientização e prevenção voltados à saúde de seus profissionais. As unidades da IP não estão localizadas em regiões de risco ou alta incidência de doenças transmissíveis específicas.

Descrição dos programas existentes:

Todas as unidades industriais realizam ao longo ano programas para promoção da saúde dos trabalhadores.

  • Treinamento Janelas Quebradas: foco no comportamento dos profissionais. Abrange cerca de 2.500 trabalhadores, tendo como resultado o aumento da conscientização dos profissionais em relação à segurança.
  • SIPAT / SIPATR: Semana Integrada de Saúde, segurança e meio ambiente. Abrange cerca de 2.500 trabalhadores, tendo como resultado o aumento da conscientização dos profissionais em relação à segurança.
  • Programa Coração Saudável: avaliação de saúde nos profissionais da empresa. Abrange cerca de 2.500 trabalhadores, tendo como resultado a redução de riscos de saúde.
  • Treinamentos de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente: atendimento à legislação como, por exemplo, NR 33, NR 35, NR 10. Abrange cerca de 6.200 trabalhadores, tendo como resultado o atendimento à legislação e conscientização dos profissionais em relação aos procedimentos de segurança.

Tópicos relativos à saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicato

[G4-LA8]

Nas unidades Fabris (Fábrica Mogi Guaçu, IPEX Mogi Guaçu, Fábrica Luiz Antônio, Fábrica de Três Lagoas), Escritório de São Paulo, IPEX São Paulo e Divisão Florestal, os acordos coletivos cobrem temas de saúde e segurança.

Tópicos relacionados à saúde e segurança cobertos por acordos coletivos:

  • Assistência médica;
  • Garantia do empregado afastado pelo INSS por doença ou acidente;
  • Complementação do auxílio-doença e acidente do trabalho;
  • Indenização por invalidez ou óbito;
  • Eleições do CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
  • Direito de recusa ao trabalho por risco grave ou iminente;
  • Uniformes e equipamentos (EPIs);
  • Medidas de proteção;
  • Atendimento ambulatorial;
  • Água potável;
  • Refeições;
  • Automação;
  • Atestados médicos e urgências odontológicas;
  • Cartões convênio (supermercados, farmácias e óticas);
  • Ferramentas de trabalho;
  • Aplicação de defensivos agrícolas;
  • Transporte de acidentado;
  • Alojamentos;
  • Remuneração em intempéries.

Escopo: Orsa IP

  • EPIs
  • Comitês de segurança e saúde
  • Treinamento e educação
  • Direito de recusar trabalho inseguro
  • Eleição da CIPA
  • Atestados Médicos e Odontológicos
  • Complementação do auxílio-doença
  • Primeiros Socorros e Ambulatório
  • Convênios farmácias e óticas
  • Ambulatório Médico
  • Uniformes e Equipamentos
  • Medidas de Proteção
  • Cumprimento das NRs
Topo