Atuação sustentável:
um alicerce fundamental

Responsabilidade ambiental

Biodiversidade

Uma fauna rica em aves e mamíferos é encontrada nas áreas de conservação florestal da International Paper.

A IP faz uma gestão da produção sustentável de madeira para fins de abastecimento das unidades produtoras de papel e celulose, prezando pelo uso racional dos recursos florestais, pela conservação dos ecossistemas naturais e pela sustentabilidade do negócio florestal. Para evitar impactos negativos no ecossistema, o processo de planejamento da produção florestal da organização compreende estratégias de suprimento de madeira em horizontes de curto, médio e longo prazo, indicando quanto, quando e onde colher e plantar florestas.

A estratégia de gestão da biodiversidade na IP envolve a adoção de princípios, critérios e indicadores existentes na Norma Técnica Brasileira de Manejo Florestal e na Norma Internacional de Manejo Florestal FSC. Além disso, o cumprimento da legislação, o atendimento aos tratados e aos protocolos internacionais e as certificações ISO 14001, Cerflor, PEFC¹ e FSC regem a atuação da empresa nesse campo. O tema também faz parte dos objetivos estratégicos da organização e é desdobrado em metas de proteção e de melhoria de indicadores, que se apoiam nas ferramentas do Sistema de Gestão Ambiental.

A IP realiza a avaliação de aspectos e impactos ambientais de suas atividades sobre a biodiversidade e determina procedimentos operacionais e sistema de monitoramento para prevenir impactos adversos. Quanto aos impactos provenientes de agentes externos, como os incêndios criminosos e a caça e a pesca predatórias, a empresa também possui medidas preventivas e de mitigação. A IP possui o cadastro de todas as áreas naturais em que atua no sistema de informações geográficas, que dispõe de mapas com as especificações sobre a natureza e os habitats importantes para a biodiversidade. Esses dados são continuamente monitorados e atualizados para que sejam úteis ao planejamento das atividades operacionais.

O Resumo do Plano de Manejo Florestal de 2013, onde constam informações sobre biodiversidade, pode ser acessado por meio do link: http://www.internationalpaper.com/documents/PT/Resumo_do_Plano_de_M1.pdf

¹ PEFC: Programme of Endorsement of Forest Certification – programa de apoio à certificação florestal.

Parcerias com Universidades

A International Paper também desenvolve parcerias com universidades e instituições de pesquisa para avaliar o estado de conservação da natureza em suas áreas. Uma das estratégias de monitoramento de Fauna e Flora se constitui no acompanhamento do processo de sucessão ecológica.

Unidades operacionais próprias, arrendadas ou administradas dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas

Unidades operacionais próprias, arrendadas ou administradas dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas

[G4-EN11]

Escopo: Florestal

Ano Área total de Reserva Legal (HA) Área total de APP (HA) Área total de RPPN (HA) Outras operações/atividades adjacentes a áreas protegidas (área plantável de eucalipto + outras áreas) (HA)
2011 20.538 5.898 187 86.922
2012 21.270 5.561 981 85.840
2013 21.320 5.473 981 85.718

Observação: como nos anos anteriores, foram contempladas as áreas próprias mais áreas de parceria. As áreas de fomento não foram incluídas por não serem administradas pela empresa.

O aumento das áreas de reserva legal reflete a conversão de áreas com eucalipto para reserva legal por meio do programa de restauração ecológica. A diminuição das áreas de preservação permanente acompanha a redução das áreas de plantio com a venda de propriedades.

A adequação ambiental e restauração ecológica das áreas de reserva legal e preservação permanente ocorre mediante a conversão de florestas comerciais (eucalipto) em áreas naturais, bem como por meio da condução da regeneração natural. Em alguns locais de baixa resiliência, realiza-se o plantio de nativas arbóreas, visando ao desempenho de suas funções ecológicas, resultando em 1 ha de áreas naturais para cada 3 ha de área cultivável.

RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural

Com o objetivo de conservar a biodiversidade e proteger uma relevante bacia hidrográfica, a IP criou 793 hectares de Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Com o objetivo de conservar a biodiversidade e proteger uma relevante bacia hidrográfica, a IP América Latina criou 793 hectares de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no município de Brotas (SP). A reserva corresponde a 7% da área total da empresa no município, sendo a primeira da região e a quinta maior do Estado de São Paulo. Conforme a legislação, a RPPN é uma área privada, com o objetivo de ser perpétua e de conservar a diversidade biológica, onde só será permitida a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais. A RPPN de Brotas é chamada de “Floresta das Águas Perenes”, nome que busca demonstrar que uma área cultivada de forma responsável, por mais de 40 anos, é capaz de produzir água a taxas naturais e possibilitar a regeneração natural do cerrado.

A Reserva é considerada uma "Floresta de Alto Valor de Conservação" no escopo da certificação internacional de manejo florestal FSC que a IP possui. Atualmente, a empresa possui parceria de pesquisa em biodiversidade nesse local com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Reserva apresenta mais de 100 espécies de aves e 12 espécies de mamíferos de grande porte, incluindo a onça parda, segundo estudos em parceria com a USP. Trata-se da segunda RPPN da empresa.

A primeira é a RPPN Parque Florestal São Marcelo, estabelecida em 2002, localizada em Mogi Guaçu e Mogi Mirim (interior de São Paulo), com 187 hectares. O parque foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 2010, como referência em manejo florestal sustentável na América Latina, em virtude das práticas de sustentabilidade realizadas no local. A criação da RPPN Floresta São Marcelo demonstra a consistência na responsabilidade que a International Paper assume diante da conservação ambiental. Dos 102 mil hectares de florestas da empresa, mais de 26 mil hectares são dedicados à conservação da biodiversidade, com reservas legais, Áreas de Preservação Permanente (APP) e RPPNs.

Descrição de impactos significativos de atividades, produtos e serviços sobre a biodiversidade em áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas

Descrição de impactos significativos de atividades, produtos e serviços sobre a biodiversidade em áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade situadas fora de áreas protegidas

[G4-EN12]

Escopo: Florestal

A divisão florestal da IP possui uma estrutura consistente no que diz a respeito à prevenção e combate a incêndios florestais, contando com um plano de atendimento a emergências, profissionais treinados, torres de observação e monitoramento e caminhões-pipa equipados para essa função.

Os incêndios florestais continuam sendo um alvo de preocupação. Em 2013, ocorrências desse tipo afetaram 246 hectares de vegetação em áreas protegidas, em estágios iniciais e médios de sucessão ecológica. Os casos foram relatados aos órgãos ambientais competentes. Para assegurar a recuperação da biodiversidade impactada, a IP monitora a regeneração natural das áreas afetadas e, em caso de extrema necessidade, realiza intervenções silviculturais que aceleram tal processo.

Uma das técnicas preventivas utilizadas pela organização é a eliminação dos materiais vegetais combustíveis existentes nos aceiros (faixas no entorno de propriedades rurais onde a vegetação foi eliminada da superfície do solo), por meio de controle químico e mecânico. Além das torres de observação e de equipamentos apropriados para a prevenção de incêndios, a empresa dispõe de um sistema de monitoramento virtual das florestas em Mogi Guaçu, Casa Branca, Aguaí e Espírito Santo do Pinhal, que envia imagens em tempo real para uma central de controle localizada no Horto Florestal de Mogi Guaçu.

A International Paper conta com um programa de restauração ecológica em que, na maioria das áreas, retira o eucalipto para que a vegetação nativa avance naturalmente. Esse tipo de reflorestamento é recomendável especialmente para as áreas de cerrado.

Habitats protegidos ou restaurados

Habitats protegidos ou restaurados

[G4-EN13]

A IP estabelece medidas de restauração para habitats protegidos, de acordo com estudos realizados por instituições de pesquisa e com aprovação de órgãos ambientais.

Descrição 2011 2012 2013
Áreas em habitats protegidos (ha) 24.481 25.043 25.570
Áreas em processo de restauração (ha) 4.382 4.497 4.569
Locais Hortos Florestais próprios no Estado de São Paulo Hortos Florestais próprios no Estado de São Paulo Hortos Florestais próprios no Estado de São Paulo e Minas Gerais

Observações: a empresa é convidada para participar de discussões sobre políticas públicas estaduais que visam ao estabelecimento e à revisão de legislações sobre reflorestamentos com alta diversidade de espécies. Da mesma forma, é convidada a proferir palestras visando à difusão de tecnologias na comunidade sobre restauração ecológica.

A IP realiza pesquisas sobre restauração ecológica em parceria com instituições de pesquisa como Instituto de Botânica do Estado de São Paulo e EMBRAPA. Também oferece apoio a estudantes de mestrado e doutorado que desejem realizar pesquisas ambientais nas áreas naturais da empresa.

Número total de espécies incluídas na lista vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats situados em áreas afetadas por operações da organização, discriminadas por nível de risco de extinção

Número total de espécies incluídas na lista vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats situados em áreas afetadas por operações da organização, discriminadas por nível de risco de extinção

[G4-EN14]

A IP estabelece medidas de restauração para habitats protegidos

De acordo com levantamentos de fauna e flora realizados pela IP, em parceria com instituições de pesquisa e universidades – como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o Instituto de Botânica (organização vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de São Paulo (USP) –, no ano de 2013 foram identificadas as seguintes espécies em área de transição entre Mata Atlântica (Floresta Estacional Semi-decidual) e Cerrado – 2013:

Status Total de espécies identificadas por nível de risco de extinção
Criticamente Ameaçadas 10
Ameaçadas 2
Vulnerável 31
Quase Ameaçadas 34
Mínimo de Preocupação 648
Total 725
Topo