A International Paper:
Essência e Atuação

Perfil organizacional

[G4-3 / G4-5 / G4-6 / G4-9]

Mais sobre a International Paper CO.

Além da produção de papéis não revestidos e embalagens, os negócios da International Paper Co. incluem a Xpedx, sua empresa de distribuição na América do Norte. Sediada em Memphis, nos Estados Unidos, em 2013 a empresa empregou cerca de 70 mil pessoas em mais de 24 países. O faturamento líquido no mesmo ano foi de US$ 29 bilhões.

No Brasil, a International Paper possui 2.708 colaboradores próprios e 4.715 contratados como prestadores de serviço. Seu sistema integrado de produção é composto por duas fábricas de papel e celulose, localizadas no Estado de São Paulo, nas cidades de Mogi Guaçu e Luiz Antônio, e uma fábrica de papel no Mato Grosso do Sul, no município de Três Lagoas. A empresa conta também com um escritório na capital paulista, onde são sediadas as áreas administrativas e corporativas, além da unidade de exportações (Ipex). Além disso, possui um centro de distribuição localizado em Porto Alegre.

Fábrica de Mogi Guaçu (SP)

Inaugurada na década de 1960 como a primeira fábrica de papel para imprimir e escrever da IP América Latina, a unidade possui capacidade para produzir 400 mil toneladas de celulose e 440 mil toneladas de papel não revestido. É certificada com os selos ISO 9001, ISO 14001, Cerflor e FSC e conta com um quadro total de 3.381 profissionais, sendo 1.360 funcionários próprios e 2.021 prestadores de serviços.

Fábrica de Luiz Antônio (SP)

Inaugurada em 1993, a unidade de Luiz Antônio conta com 1.513 profissionais, entre 629 próprios e 884 prestadores de serviço. Possui capacidade para produzir 410 mil toneladas de celulose e 360 mil toneladas de papel não revestido e detém as certificações ISO 9001, ISO 14001, Cerflor e FSC, além da European Ecolabel Flower.

Fábrica de Três Lagoas (MS)

Em operação desde 2009, foi a única fábrica de papel construída no Brasil nos últimos 15 anos. Operando com algumas das tecnologias mais avançadas do mercado, a unidade possui linhas de acabamento com sistema automatizado que são capazes de fabricar até 140 resmas de papel por minuto. É certificada com os selos ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, Cerflor e FSC. Atualmente, 701 profissionais trabalham na unidade, dentre os quais 214 são próprios e 487 prestadores de serviço.

Unidade Florestal

A área florestal da International Paper abrange 102 mil hectares de terras, sendo 72 mil deles de cultivo de eucalipto, destinado à produção de celulose e papel. A IP também mantém 26 mil hectares de áreas preservadas no Estado de São Paulo, para a manutenção das características originais das vegetações nativas e 3,8 mil hectares em processo de restauração ecológica. Com as certificações ISO 9001, ISO 14001, Cerflor, FSC e OHSAS 18001, a unidade emprega 1.828 profissionais, entre 505 próprios e 1.323 prestadores de serviço.

Principais marcas e produtos

[G4-4 / G4-8]

Linha de papel cortado
Chamex, líder de mercado para papel de imprimir e escrever e Chamequinho, papel multiuso presente no aprendizado e na diversão.

Os produtos da IP América Latina são exportados para mais de 50 países e os principais clientes estão localizados no Chile, Inglaterra e Estados Unidos. O portfólio da empresa é composto por papéis para imprimir e escrever e abrange as linhas de papel cortado Chamex – líder de mercado – e Chamequinho, a linha de produtos HP e a linha gráfica de papéis Chambril. Todas são produzidas a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis, que possuem certificações reconhecidas, como Cerflor, FSC, Ecolabel Flower/Colibri, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 (saiba mais sobre as certificações aquiaqui).

Chamex: quando o assunto é papel, quase todo mundo pensa primeiro em Chamex, o papel ideal para quem quer se organizar, desenhar, rabiscar e dar vida a todas as suas ideias. Sempre que precisar, é melhor pôr no Chamex. Com um produto específico para cada situação de uso, a Linha Chamex – composta por Chamex Office, Chamex Multi, Chamex Super, Chamex Colors e Chamex Eco – garante os melhores resultados.

Chamequinho: ideal para atividades em casa e na escola, é comercializado em pacotes de 100 folhas brancas ou coloridas (rosa, azul, marfim, verde e amarelo). Disponível no formato A4, 75 g/m². Rino: recomendado para atividades do dia a dia, seja imprimir, desenhar ou escrever. Disponível no formato A4, 75 g/m².

Rino: recomendado para atividades do dia a dia, seja imprimir, desenhar ou escrever. Disponível no formato A4, 75 g/m².

HP: a IP é a fabricante dos papéis HP no mundo. Com a tecnologia Colorlok, possibilita a impressão de cores mais vivas e preto mais intenso, além de garantir uma secagem mais rápida e com menor risco de manchas. É indicado para o uso em impressoras HP com tecnologia Colorlok. Disponível nos formatos A4 e Carta 75 g/m² e 90 g/m².

Chambril - Papel Offset: Chambril é o papel offset da International Paper, voltado para a impressão na indústria gráfica editorial e para a conversão em produtos e artefatos de papel. O portfólio possui nove produtos em uma ampla disponibilidade de gramaturas (de 45 g/m² a 240 g/m²).

Celulose: a celulose de eucalipto de alta alvura (Kraft Branqueada de Eucalipto – Bleached Eucalyptus Kraft) fabricada pela International Paper é indicada para a utilização em uma grande variedade de papéis.

Para mais informações sobre marcas e produtos da IP acesse o site: http://www.internationalpaper.com/BRAZIL/PT/Products/CutSize.html

Comunicação e Marketing

Como parte de sua estratégia de comunicação com o público externo, a International Paper América Latina mantém veículos on-line e impressos, bem como perfis nas mídias sociais

Como parte de sua estratégia de comunicação com o público externo, a International Paper América Latina mantém veículos on-line e impressos, bem como perfis nas mídias sociais:

  • Adoro Papel: o blog (www.adoropapel.com.br) e a respectiva fan page no Facebook (www.facebook.com/Adoro.Papel) trazem informações sobre tudo o que está relacionado ao universo do papel, como Sustentabilidade, Arte, Literatura e Educação.
  • Paper: revista trimestral voltada para clientes e formadores de opinião, a Paper traz matérias relacionadas às mensagenschave da empresa e tem o objetivo de fortalecer a marca IP. Foi vencedora do Prêmio Aberje Melhor Mídia Impressa Região São Paulo, em 2011. As edições estão disponíveis também em formato digital: http://issuu.com/paperdigital.
  • Fan page de Chamex no Facebook: a página (www.facebook.com/papelchamex) tem o objetivo de representar e divulgar a linha de papéis Chamex na plataforma digital. Além da presença nas redes sociais, a marca possui o site www.chamex.com.br
  • Portal Chambril: a plataforma on-line (www.portalchambril.com.br) tem o objetivo de auxiliar o profissional gráfico em seu trabalho do dia a dia, solucionando dúvidas e fornecendo dicas que promovem melhor impressão e produtividade. O endereço reúne uma série de informações que vão desde assuntos técnicos relacionados ao uso do papel gráfico, até conteúdo sobre eventos e premiações do setor.
  • Site do papel Chamequinho: o portal (www.chamequinho.com.br) tem o objetivo de divulgar a marca no meio digital e fornecer conteúdo educativo para pais e professores.
Topo