Atuação sustentável:
um alicerce fundamental

Nosso negócio

Papel proveniente de plantações de eucalipto

Toda a fabricação de papel da empresa é feita a partir de florestas plantadas de eucalipto, cultivadas de forma sustentável

Com relação ao negócio da International Paper, é essencial esclarecer que toda a fabricação de papel da empresa é feita a partir de florestas plantadas de eucalipto, cultivadas de forma sustentável. Isso significa que nenhuma árvore de mata nativa foi derrubada para a produção de papel. Além disso, a IP possui uma caldeira de biomassa em que o eucalipto é queimado para a geração de energia renovável. Segundo dados da associação do setor, para cada 100 hectares plantados, o setor de celulose e papel preserva 170 hectares. Assim, pode-se afirmar que essa indústria mantém cerca de três milhões de hectares de florestas para preservação, recuperação e estudo da biodiversidade. Além do aspecto ambiental, os programas de parceria florestal beneficiam mais de 20 mil pequenas e médias propriedades rurais. Outro benefício das florestas plantadas da indústria de papel e celulose é a geração de mais de 160 mil empregos diretos e 600 mil indiretos.

1) Matéria-prima:

O papel tem a seu favor o fato de ser proveniente de uma fonte renovável: a madeira. Essa matéria-prima se renova rapidamente – leva, em média, sete anos para atingir o ponto ideal de corte no caso do eucalipto – e o produto leva pouco tempo para a decomposição.

2) Florestas certificadas, cultivadas e renováveis:

É importante destacar que no Brasil 100% do papel e celulose são provenientes de florestas plantadas, de acordo com a Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa¹). Embora elas ocupem menos de 1% das terras brasileiras, as florestas plantadas contribuem para o cumprimento de uma série de princípios econômicos, sociais e ambientais, pois possuem certificações como o Forest Stewardship Council (FSC) e o Programa Nacional de Certificação Florestal (PEFC/Cerflor).

Área florestal da IP América Latina:

  • 102 mil hectares no estado de São Paulo e Minas Gerais;
  • 72 mil hectares destinados ao reflorestamento com eucaliptos;
  • 26 mil hectares de conservação de florestas nativas.

3) Operações para fabricação de papel e celulose:

Todo o processo produtivo é planejado com o objetivo de gerar o menor impacto possível ao meio ambiente e às comunidades do entorno das fábricas. Um exemplo da preocupação com a redução de impactos da produção é a crescente utilização da biomassa como fonte de energia proveniente das próprias florestas plantadas e empregadas na geração de vapor das fábricas brasileiras. O Sistema Integrado de Manufatura da International Paper, por exemplo, passou a usar 90% de energia de fontes renováveis, gerada por meio de biomassa, a partir de 2013.

4) Reciclagem:

O Brasil recupera cerca de 46% do papel produzido, de acordo com dados da Bracelpa¹ (2009). Como a qualidade das fibras é prejudicada no processo de reciclagem, essa solução costuma ser aplicada em materiais como papelão, papéis de fins sanitários ou papel pardo e jornal, que não demandam a mesma qualidade de textura do produto para imprimir e escrever. Entre os materiais que podem ser reciclados, estão jornais, revistas, impressos, livros, envelopes e caixas sem componentes de plástico.

¹ A partir de abril de 2014, as associações Bracelpa e Abraf passaram a fazer parte de uma única associação chamada Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), onde a empresa tem participação

Conheça melhor o processo por meio do infográfico abaixo.

Topo