Atuação sustentável:
um alicerce fundamental

Principais certificações

Descrição das Certificações

Cerflor (Programa Brasileiro de Certificação Florestal): consiste em normas brasileiras de certificação para o manejo florestal e a cadeia de custódia. É gerenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e reconhecido pelo Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal (PEFC) – organização não governamental dedicada a promover práticas florestais que respeitem preceitos ecológicos, sociais e éticos, e um dos maiores sistemas certificadores do mundo.

European Ecolabel Flower: criada em 1992, a certificação visa incentivar a sustentabilidade de produtos e serviços. Indica que o produto é fabricado de acordo com princípios de emissões atmosféricas, emissões hídricas, consumo de energia no processo produtivo, riscos ambientais relacionados ao uso de substâncias químicas perigosas e gestão de florestas sustentáveis.

Forest Stewardship Council (FSC): é uma organização não governamental internacional, representada no País pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. A missão do Conselho é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras conforme Princípios e Critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica. Na década de 90, tornou-se um dos selos com maior credibilidade no mundo e um dos mais importantes para o setor florestal. Representa hoje um indutor de boas práticas produtivas, por meio da valorização de produtos originados do manejo sustentável, que é transferido para a cadeia produtiva pelo número de Cadeia de Custódia e tem rastreada a origem florestal do produto transformado. A IP é membro associado do FSC Brasil desde 2010 e, em 2012, ingressou também no comitê de desenvolvimento de padrões dessa mesma organização.

ISO* 9001: grupo de normas técnicas reconhecido internacionalmente que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), agregando credibilidade aos processos internos da IP e aos seus produtos.

ISO* 14001: conjunto de normas técnicas que busca estabelecer, com o envolvimento de toda a organização, um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que contribua com o equilíbrio entre rentabilidade e redução de impactos ambientais em todo o processo produtivo.

OHSAS 18001: é uma especificação de auditoria para o Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO). Busca a promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro por meio da identificação e da mitigação de riscos relacionados. É compatível com as certificações ISO 9001 e 14001.

O compromisso socioambiental e o rigor dos processos florestais e industriais da International Paper são comprovados por meio de importantes certificações, globalmente reconhecidas pelo mercado. Para os consumidores, elas representam garantias adicionais sobre a qualidade e a procedência dos produtos da IP. E para a organização, as certificações garantem a permanência e permitem a entrada em novos mercados.

Cada vez mais, a IP é requisitada no tocante à melhoria contínua da certificação ISO* 9001, uma vez que ela garante a procedência e qualidade dos produtos no processo de fabricação. A ISO* 14001, por sua vez, é uma forma de demonstrar para stakeholders que a organização tem gerido seus impactos ambientais de maneira coerente.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre as certificações da empresa.

Unidade Cerflor FSC ISO* 9001 ISO* 14001 OHSAS Cert. Europ. Ecolabel
Luiz Antônio X X X X   X
Mogi Guaçu X X X X    
Três Lagoas X X X X X  
Florestal X X X X X  
IPEX X X X X    

*A sigla “ISO” significa International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, com o objetivo de promover a normatização de produtos e serviços e melhoria contínua.

A Certificação 14001 e a produção de papel FSC na unidade fabril de Três Lagoas representam importantes destaques para o ano de 2013

Topo