Diálogo e engajamento
na construção de
relacionamentos de valor

Organizações representativas e governos

[G4-15 / G4-16]

O relacionamento com o Governo e com as organizações representativas do setor de papel e celulose é fundamental para a International Paper articular seu posicionamento perante as políticas e as regulamentações aplicáveis ao setor, bem como manifestar suas contribuições com políticas públicas pertinentes à sua atuação no mercado.

Em 2013, a IP teve participação na Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Associação Brasileira de Florestas (Abraf)¹, Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), na Comissão de estudos especiais sobre manejo florestal da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Câmara Americana de Comércio (Amcham), no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi Guaçu), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHGrande), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Sindicato do Papel, no Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), no INMETRO (na subcomissão técnica de manejo florestal do programa CERFLOR) e no FSC Brasil (no Comitê de Desenvolvimento de Padrões).

Desde 2012, a IP também integra o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development, WBCSD). No WBCSD, a IP também faz parte do grupo de Soluções Florestais, responsável pelo fomento de soluções sustentáveis baseadas nas florestas.

A atuação perante as associações e ao Governo é gerida pela Gerência Geral de Relações Institucionais e Governamentais, orientada pela Política Global de Relações Públicas da IP, que busca o alinhamento harmônico entre os interesses da empresa e os das comunidades em que atua.

¹ A partir de abril de 2014, as associações Bracelpa e Abraf passaram a fazer parte de uma única associação chamada Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), onde a empresa tem participação.

Topo