A International Paper:
Essência e Atuação

ORSA IP

[G4-13]

Unidades Orsa IP

Paulínia - Produção de embalagens e chapas de papelão ondulado e microondulado e de papéis reciclados para embalagens

Franco da Rocha – Produção de papéis reciclados

Nova Campina – Produção de papéis kraftliner (papel produzido com fibras virgens – madeira pinus – utilizado na parte interna e/ou externa da embalagem) e white-top (papel produzido com 100% de fibras virgens, sendo a camada superior com fibras branqueadas e a camada inferior com fibras pardas)

Rio Verde - Produção de embalagens e chapas de papelão ondulado

Manaus - Produção de embalagens e chapas de papelão ondulado

Suzano – Produção de embalagens e chapas de papelão ondulado

A capacidade total da Orsa IP para produção de papel para embalagens é de 366 mil toneladas por ano. E a capacidade total anual para produção de papelão ondulado para caixas e chapas é de 360 mil toneladas.

"Acredito muito no sucesso e na evolução constante da recém-criada Orsa International Paper. A união entre a experiência acumulada da Orsa no mercado nacional de embalagens e a expertise da International Paper em tecnologia, melhores práticas e investimentos é absolutamente promissora no sentido de criar uma das maiores empresas da América Latina nesse segmento."

Marc Van Lieshout, presidente da Orsa International Paper Embalagens

Em janeiro de 2013, a International Paper e a Jari Celulose Papel e Embalagens, empresa do Grupo Orsa, iniciaram as operações da mais nova empresa de embalagens do mercado brasileiro, que recebeu o nome de Orsa International Paper Embalagens.

Com a negociação, os ativos de embalagem do Grupo Orsa, compostos por três fábricas de papel para embalagens e quatro unidades de produção de embalagens de papelão ondulado (conforme ilustrado no quadro ao lado), passaram a pertencer à nova empresa.

Na operação, de aproximadamente US$ 470 milhões, a IP investiu para ter a participação de 75% do novo empreendimento. Em março de 2014, a organização concluiu a compra, passando a deter o controle total da Orsa IP.

Mais informações sobre os produtos Orsa IP

Mais informações sobre os produtos Orsa IP

Pallet System – Tecnologia Trans Pack: produto leve e resistente, substitui com excelente performance os tradicionais paletes de madeira. Agiliza o processo de carregamento e descarregamento e otimiza o espaço destinado à carga, além de ser ecologicamente correto.

Slip Sheet – Tecnologia Trans Pack: produzida com fibra longa, essa folha possui alta resistência à tração, sendo ideal para substituir o palete tradicional durante os processos de movimentação, carregamento, descarregamento e armazenamento de materiais.

Embalagens Container – Tecnologia Trans Pack: soluções de embalagens desenvolvidas sob as mais rigorosas exigências de qualidade. Permitem o acondicionamento e manuseio de produtos volumosos, que requerem alta resistência durante o processo logístico.

Standard Pack – Tecnologia Trans Pack: embalagem para movimentação e transporte de materiais em geral, sendo ideal para o uso em toda a cadeia de suprimentos da indústria.

Duo Pack –Tecnologias Trans Pack e Color Pack: bag-in-box. A solução que garante o perfeito acondicionamento de produtos líquidos ou pastosos, permitindo que sejam transportados com total segurança em bags plásticos de alta resistência, com capacidade de 5 a 1.000 litros.

Embalagens para Proteínas: são embalagens modulares para produtos congelados e refrigerados. Disponíveis em vários modelos, possuem tratamento especial de impermeabilização e resinas resistentes a baixas temperaturas. Atendem linhas manuais e automáticas.

One Touch – Tecnologias Trans Pack e Color Pack: embalagem modular para o mercado de hortifruti. Com design diferenciado e uma grande variedade de modelos, o produto está disponível em embalagens padronizadas, perfeitas para acondicionar e manusear todos os tipos de frutas e legumes. Seu sistema de impressão, em até seis cores ou cinco cores mais verniz, proporciona uma excelente exposição da marca no ponto de venda.

Embalagens Multifuncionais – Tecnologias Trans Pack e Color Pack: embalagens multifuncionais utilizadas ao longo de toda a cadeia de suprimentos – desde o acondicionamento do produto até o ponto de venda. Permite que o transporte seja realizado com segurança e ainda possui um forte apelo visual. Além disso, elimina a embalagem de embarque, proporcionando maior flexibilidade no processo de movimentação e estoque.

Embalagens Artpack – Tecnologia Color Pack: produzida por meio de uma avançada impressão direta em papelão ondulado, o produto alia a resistência do papelão ondulado ao máximo de cor e brilho.

Produtos especiais – Tecnologia Color Pack: produzidos com avançada impressão direta em papelão ondulado, são ideais para valorizar produtos e marcas. Reúnem forte apelo visual, para atrair a atenção de clientes em potencial, a imagens de alta fidelidade gráfica e à conveniência do papelão ondulado.


Principais marcas e produtos

[G4-4]

A Orsa IP trabalha com duas tecnologias que garantem o atendimento a toda a cadeia produtiva, passando por necessidades específicas para movimentação e transporte e também transformando a embalagem em uma importante ferramenta de marketing e vendas.

A primeira delas, Orsa Trans Pack, é uma tecnologia que alia alta resistência e segurança. É destinada à movimentação e transporte de materiais, como por meio dos produtos Orsa Pallet System, Orsa Slip Sheet, Orsa Container Pack e Orsa Standard Pack.

Por sua vez, a tecnologia Orsa Color Pack une a resistência do papelão ondulado à melhor definição de impressão e brilho. Oferece recursos gráficos exclusivos para valorizar o produto no ponto de venda, transformando a embalagem em uma importante ferramenta de marketing. Ela é aplicada nos produtos Orsa Art Pack e Orsa Stand Sale.

A Orsa IP também oferece produtos que aliam os benefícios das duas tecnologias, tanto alta resistência quanto boa qualidade de impressão, tais como o Orsa Duo Pack, o Orsa Frost System, o Orsa Platô System e o Orsa Multi Pack.

A Orsa International Paper Embalagens possui certificações reconhecidas internacionalmente que comprovam sua atuação ambientalmente responsável

Mais do que oferecer produtos, a Orsa IP atua com o forte propósito de ser uma parceira dos seus clientes. Dessa forma, a empresa analisa de maneira proativa as características da cadeia de produção e de suprimentos de cada um deles, a fim de apresentar as melhores soluções. Além disso, disponibiliza importantes serviços de pré e pós-venda, como assistência técnica preventiva e corretiva; equipe técnica para fornecer soluções em embalagens com foco na praticidade; custos e proteção ao produto; otimização de processos com foco em resultados; e sistemas de entregas programadas.

A Orsa International Paper Embalagens possui certificações reconhecidas internacionalmente que comprovam sua atuação ambientalmente responsável, bem como sua preocupação com a qualidade de seus produtos. São elas: ISO 9001 (unidades de Paulínia, Suzano, Nova Campina, Manaus e Rio Verde), ISO 14001 (Paulínia, Suzano e Manaus), OHSAS 18001(Manaus) e FSC "Forest Stewardship Council" - Conselho de Gestão Florestal (Paulínia, Suzano, Nova Campina, Franco da Rocha e Rio Verde).

Topo