Mensagem do Presidente

[G4 – 1]

Um ano de bons resultados e importantes conquistas que nos posicionaram muito bem para seguirmos crescendo nos próximos anos. Assim pode ser resumido o exercício de 2013 para a International Paper América Latina.

Mesmo diante de um cenário econômico não favorável, registramos melhorias em alguns de nossos índices. Conseguimos evoluir em um ambiente permeado por contratempos, dentre os quais o comportamento negativo do mercado de exportação, que não nos rendeu um desempenho tão bom em termos de políticas de preços, devido ao acirramento da concorrência. Em contrapartida, aumentamos a nossa participação de mercado na América Latina, especialmente no Brasil, região onde precisamos seguir incrementando nossas margens em relação ao resto do mundo. Para tanto, acreditamos muito no potencial do Brasil como plataforma de crescimento para nossos negócios.

Em 2013, a International Paper registrou recorde em ganhos, apresentando um avanço de 30% e compondo uma das margens mais altas do mundo considerando nossos negócios de papéis. Tal crescimento solidifica nosso desempenho operacional e fortalece nosso balanço patrimonial.

Outro marco fundamental do ano foi o início das operações da Orsa International Paper Embalagens, fruto da joint venture com a Jari Celulose Papel e Embalagens, empresa do Grupo Orsa, na qual iniciamos com 75% de participação e, em março de 2014, concluímos a compra por meio da aquisição dos 25% restantes. A operação nos permitiu ingressar no segmento de embalagens como um dos principais fabricantes de caixa de papelão do mercado nacional.

Vislumbramos importantes conquistas para 2014, ano em que apostamos na contínua expansão das margens das operações no Brasil

Nada disso seria possível sem segurança, esta que ultrapassa o conceito de prioridade ou de meta para representar um dos nossos mais importantes valores, que permeia todas as nossas atividades. Em 2013, por meio de ações de implantação dos programas LIFE e do Sistema de Gestão de Segurança, tivemos bons resultados frente aos parâmetros internacionais, mesmo ainda sem termos atingido o desejado índice de zero acidente.

A atuação sustentável é parte da essência da IP e, ao longo de 2013, tivemos importantes conquistas no tocante ao cumprimento das metas globais da organização. Dentre elas podemos destacar a significativa redução de emissões gasosas.

Por meio de um aumento de 13% no valor total de nossos investimentos no Instituto International Paper, foi possível desenvolver um projeto de voluntariado para os escritórios de São Paulo, batizado de "Guardiões em Ação". Além disso, outras iniciativas tiveram continuidade, culminando, no último ano, no impacto direto de mais de 28 mil pessoas, envolvendo 496 voluntários.

Vislumbramos importantes conquistas para 2014, ano em que apostamos na contínua expansão das margens das operações no Brasil, que tem uma capacidade exponencial de evoluir ano a ano, fato que o torna um competidor de alta relevância para os negócios da organização. Com relação às melhorias de operações e custos de fabricação, estabelecemos algumas metas para o próximo ano, totalizando cerca de 17 milhões de dólares. Apesar de nossas fábricas serem algumas das unidades de menor custo em nosso universo fabril dentro da IP, anualmente podemos encontrar novas oportunidades de melhorias e consequente expansão de resultados, o que não seria possível sem a dedicação de nossos profissionais, aos quais gostaria de agradecer pelo comprometimento ao longo de mais um ano.

Com segurança, compromisso e foco em nossa atuação sustentável, sei que avançaremos ainda mais. Confio em nossa excelência operacional e na união de nossas expertises para que alcancemos nossas metas.

Em 2013, a International Paper registrou recorde em ganhos, apresentando um avanço de 30%

O detalhamento sobre os destaques aqui mencionados, bem como outros assuntos de extrema relevância para nossas operações, podem ser encontrados neste relatório de sustentabilidade, o quarto feito à luz das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e o primeiro de acordo com a versão G4.

Agradeço, mais uma vez, a todo o time da IP e também aos nossos clientes e parceiros, por mais um ano marcado por confiança e respeito.

Desejo a todos uma excelente leitura.

Glenn Landau
Presidente da International Paper América Latina

Topo