Conheça o relatório

[G4-17 / G4-18 / G4-19 / G4-20 / G4-21 / G4-22 / G4-23 / G4-24 / G4-25 / G4-26 / G4-27 / G4-28 / G4-29 / G4-30 / G4-31 / G4-32]

Nas seções a seguir é possível se aprofundar no relatório de sustentabilidade da International Paper LATAM, que apresenta o desempenho da organização, em 2013, nos âmbitos econômico-financeiro, social e ambiental. Pelo quarto ano consecutivo, foram seguidas as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), organização responsável por criar um padrão de medição e reporte que passou a ser adotado por empresas de todo o mundo. Pela primeira vez, foi utilizada a versão G4 na produção do relato, opção que traz mudanças conceituais. Sempre que pertinente, a comparabilidade dos dados foi mantida.

Para a construção deste relatório, a International Paper desenvolveu, com o apoio da consultoria BSD Consulting, um aprofundado trabalho de construção de materialidade. Com base em um estudo de benchmark e análise setorial, foram identificados tópicos relevantes. Esse trabalho teve como fontes relatórios do setor, documentos públicos e setoriais e publicações do setor de papel e celulose na mídia. Além, é claro, de políticas, descrição de objetivos de longo prazo e voluntários, relatórios de sustentabilidade da IP (Brasil e global), estratégia global de sustentabilidade, entrevistas com os principais executivos da empresa, processos de engajamento e resultados de diálogos com stakeholders existentes na organização. Sobre esse último ponto, vale contextualizar que, em 2012, a IP realizou uma consulta on-line com foco na identificação de temas relevantes com os principais públicos: clientes e consumidores; comunidades locais; fornecedores e prestadores de serviços; governo e associações empresariais; mídia/imprensa; ONGs; profissionais da empresa; sindicatos e universidades. A definição de tais stakeholders ocorreu por meio de análise interna, liderada pela área de sustentabilidade.

Líder global de papéis não revestidos International Paper produz em média 1 milhão de toneladas de papel por ano.

Por meio do cruzamento entre os tópicos relevantes e os aspectos da GRI, chegou-se a uma lista de temas indicados, que foram submetidos a uma análise em dois eixos: influência nas avaliações dos stakeholders e importância dos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Para cada eixo, informações essenciais foram analisadas, a fim de identificar a baixa, média, alta e muito alta materialidade dos tópicos relevantes levantados na primeira parte do trabalho.

O resultado apontou como de muito alta materialidade os tópicos Água; Energia; Saúde e Segurança Ocupacional, e como de alta materialidade os temas Avaliação Ambiental do Fornecedor; Avaliação de Direitos Humanos do Fornecedor; Biodiversidade; Certificações; Comunidades Locais; Efluentes e Resíduos; Emissões; Governança e Gestão para Sustentabilidade e Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo.


Temas de Muito Alta e Alta Materialidade X Limite do Impacto

A partir dessa análise, definiu-se o conteúdo deste relatório considerando os aspectos e temas de Muito Alta e de Alta Materialidade. Dessa forma, serão relatados: 12 Assuntos materiais (10 Aspectos GRI G4 + 2 Tópicos (relevantes para a IP e não presentes nas diretrizes)) e um total de 26 Indicadores GRI G4.

Os aspectos e tópicos classificados como Muito Alta e Alta Materialidade foram submetidos a uma análise do limite dos impactos. Para todos os aspectos e tópicos materiais, analisou-se: se o impacto está associado a questões econômicas, ambientais ou sociais; quem afeta e onde ocorre o impacto (nesse caso, consideram-se as atividades industriais e florestais da IP, as comunidades de entorno, fornecedores, clientes e recursos naturais); e onde está o impacto: dentro da organização, fora da organização, dentro e fora da organização.

O escopo deste relatório compreende as unidades da IP nas cidades de Mogi Guaçu e Luiz Antônio (estado de São Paulo) e a unidade de Três Lagoas (estado do Mato Grosso do Sul). Devido à negociação com o Grupo Orsa (descrito no item G4-13, aquiaqui) a empresa decidiu relatar também os três aspectos de mais alta materialidade para as unidades Orsa IP: Paulínia (unidade de papel e embalagem), Franco da Rocha (papel), Rio Verde (embalagem), Manaus (embalagem), Suzano (embalagem) e Nova Campina (papel).

A opção "de acordo" escolhida pela IP para a versão G4 do GRI foi a Essencial, que tem a aderência autodeclarada pela organização e que foi apoiada pela BSD Consulting. O desenvolvimento deste relatório foi conduzido de forma multidisciplinar e transversal, com a liderança do Comitê de Sustentabilidade da IP, que conta com a parceria efetiva de várias áreas da empresa. Para mais informações ou comentários sobre esta publicação, entre em contato pelo e-mail sac@ipaperbr.com ou pelo telefone 0800 70 300 70,
de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Topo