EN
2011 RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE
Colaboradores – Ecocataratas
03
GOVERNANÇA CORPORATIVA Integrante do Novo Mercado da BM&FBovespa, a EcoRodovias conta com as melhores práticas de governança corporativa e tem sua atuação pautada por princípios éticos de prestação de contas, transparência, justiça e equidade

Em 2011 foram definidas as Diretrizes de Sustentabilidade da EcoRodovias: mais um passo da Companhia para manter-se alinhada às melhores práticas de mercado.

As melhores práticas em governança corporativa são adotadas pelo Grupo EcoRodovias, que está listado no Novo Mercado da BM&FBovespa.

Importantes órgãos de governança compuseram o Grupo em 2011. O Conselho de Administração foi formado pelo presidente Marco Antônio Cassou e seis membros efetivos, que terão mandato de dois anos. Anualmente o Conselho de Administração passa por uma autoavaliação para se aprimorar em termos de eficiência e definição de planos de melhoria. Cinco Comitês assessoram as análises de suas decisões: de Governança, de Auditoria, de Gestão de Pessoas, de Ética e de Sustentabilidade Corporativa. Entre suas atribuições está a fiscalização das atividades da Diretoria.

A Diretoria, por sua vez, é composta por seis diretores estatutários, eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de dois anos, e reúne-se semanalmente. Ela conta com os Comitês de Gestão por Processos, de Riscos Corporativos, de Tecnologia e Segurança da Informação, de Controle e Divulgação de Informações Relevantes, de Sustentabilidade das Unidades de Negócio e de Estratégia e Gestão.

A EcoRodovias e suas concessões rodoviárias têm indicadores que monitoram o atendimento aos requisitos das normas ISO 9001, de qualidade, ISO 14001, de gestão ambiental, e OHSAS 18001, de segurança, higiene e saúde ocupacional, medidos mensalmente pelas Coordenadorias de Sustentabilidade de cada concessão rodoviária. Das 64 medições realizadas em 2011, a EcoRodovias obteve sucesso em 89% delas. Em sete pontos onde não houve atendimento, medidas corretivas foram tomadas.

Todos os relacionamentos, práticas e decisões da Companhia são guiados pelas políticas corporativas do Grupo – políticas financeira, de divulgação e de distribuição de dividendos. Além disso, as Diretrizes de Sustentabilidade, definidas em 2011, norteiam as atividades da Companhia em questões de qualidade, gestão por processos, meio ambiente, mudanças climáticas, responsabilidade social, saúde e segurança do trabalho, ouvidoria e conflito de interesses. A EcoRodovias dispõe de diversas metodologias para identificar, avaliar e monitorar os riscos corporativos, alinhadas ao Caderno de Riscos do IBGC e à ISO 31000.