O Relatório Anual e de Sustentabilidade da EcoRodovias segue as diretrizes da GRI desde 2007, oferecendo informações de forma transparente aos seus públicos de interesse
Para seu Relatório de Sustentabilidade 2011, a EcoRodovias adotou, pelo quinto ano consecutivo, as diretrizes internacionais da versão 3 da Global Reporting Initiative (GRI). Para 2011 o nível de aplicação é B. Além disso, o documento atende aos critérios da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) para a elaboração de relatórios. Publicado anualmente desde 2005, o último relatório da Companhia foi divulgado em 2011 em referência aos resultados de 2010.
O objetivo desta publicação é apresentar as iniciativas e os resultados do Grupo no ano de forma clara, transparente e abrangente para todos os stakeholders: colaboradores, usuários, clientes, comunidade, instituições financeiras, fornecedores, governo, ONGs, acionistas e investidores, concorrentes, associações, entidades de classe e mídia.
As informações abrangem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011. Os dados econômico-financeiros referem-se ao Grupo e estão adequados às Normas Internacionais de Relatório Financeiro International Financial Reporting Standards (IFRS) e aos pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Esses dados foram auditados pela Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes.
Os indicadores de desempenho socioambiental abrangem somente as empresas Ecovias, Ecopistas, Ecovia, Ecocataratas e Ecosul, exceto quando indicado. Os indicadores econômicos contemplam todas as empresas do Grupo, exceto quando indicado.
A seleção de temas para o relatório foi realizada pela primeira vez por meio do teste de materialidade. Além disso, os dados relativos a anos anteriores foram revisados e, em alguns casos apontados ao longo do texto, diferem daqueles publicados no relatório de 2010.
Devido à importância das ações desenvolvidas pela Empresa nos diversos segmentos de atuação, apresentamos, além dos indicadores materiais presentes na matriz de materialidade, outros que julgamos importantes em nossas atividades.
Para mais esclarecimentos, acesse www.ecorodovias.com.br ou entre em contato pelo e-mail da área de Relação com Investidores (invest@ecorodovias.com.br).
Matriz de Materialidade
Públicos interno e externo da Companhia foram envolvidos pela primeira vez para selecionar os temas relevantes a serem abordados neste relatório

O processo de definição do conteúdo abordado pelo relatório envolveu consulta aos públicos da EcoRodovias Concessões Rodoviárias, por meio do teste de materialidade, com o objetivo de identificar quais temas sociais, ambientais, econômico-financeiros e de governança deveriam ser aprofundados.
As consultas foram presenciais e envolveram 167 pessoas, sendo estas representantes do governo, colaboradores, usuários, fornecedores, comunidades, entidades e associações de classe dos municípios onde estão as cinco rodovias administradas pelo Grupo, e também participou desse processo a diretoria da holding. Em grupos, esses participantes avaliaram a relevância de 67 temas propostos pela Companhia.
As avaliações dos públicos interno e externo foram analisadas, resultando na identificação de 45 temas materiais, que serão aprofundados ao longo desta publicação. A EcoRodovias aprimora continuamente suas ferramentas de coleta de dados visando fornecer informações cada vez mais detalhadas sobre suas operações.
Matriz de Materialidade – Ecorodovias
topo ↑