COMPANHIA SUSTENTÁVEL

Responsabilidade social

As iniciativas de responsabilidade social da Porto Seguro estão baseadas, principalmente, na educação e envolvem desde os funcionários até as comunidades do entorno. A ideia é promover o crescimento por meio do conhecimento.

 
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

A Corporação Porto Seguro encerrou as atividades 2011 com 13.291 funcionários.

Quadro funcional

Desenvolvimento e treinamento

Reconhecendo a importância da educação e da formação profissional, a Porto Seguro investiu em 2011 cerca de R$ 5,1 milhões na concessão de bolsas de estudos para cursos de nível superior, pós-graduação e de idiomas, beneficiando uma média de 1,4 mil bolsistas no período, o equivalente a cerca de 11,0% do quadro de funcionários.

A Companhia investiu também em programas de desenvolvimento, abrangendo cursos, palestras e convenções, realizados por instituições do mercado. Foram dedicadas 291.784 horas a essas atividades, que contabilizaram 42.421 participações.

Para o desenvolvimento dos líderes, a Porto Seguro conta com a parceria da Fundação Dom Cabral, onde vice-presidentes, diretores, superintendentes e gerentes participam do Programa de Desenvolvimento em Gestão de Negócios. Esse programa é composto por seis módulos, com carga horária total de 104 horas. Aproximadamente 153 líderes já passaram pela iniciativa.

Para o seu quadro de funcionários, a Porto Seguro investiu em 2011 cerca de R$ 3,3 milhões em treinamentos presenciais e a distância.

Aprendiz

A Porto Seguro adotou, em 2003, o programa “Jovem Aprendiz”, uma iniciativa de incentivo à prática da Lei nº 10.097 e do Decreto nº 5.598, ambos de dezembro, respectivamente de 2000 e 2005. Essas legislações alteraram a Consolidação das Leis do Trabalho, permitindo a contratação de jovens da faixa etária de quatorze a vinte e quatro anos incompletos. Em 2011, foram contratados 239 aprendizes em parceria com diversas instituições, sendo a principal o Ensino Social Profissionalizante (ESPRO).

Inclusão Eficiente

A Porto Seguro trabalha ativamente na inclusão de pessoas com deficiência por meio da geração de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Em 2011, a Companhia contratou 169 pessoas com deficiência e promoveu 46, encerrando o ano com um total de 352.

Programa de Estágio

Criado em 2009, o programa visa atrair jovens talentos, preparando-os para exercer atividades nas diversas áreas da Companhia.  Esses jovens profissionais passam por um rigoroso programa de desenvolvimento. No primeiro ano do programa, foram contratados 14 jovens, dos quais 13 foram efetivados. Esse êxito motivou a contratação de 22 estagiários em 2011.

Escola de Atendimento

Criada em 2011, a escola capacita os profissionais que ingressam na Porto Seguro como atendentes . O treinamento dura até dois meses e está estruturado em três pilares: técnico, no qual os alunos recebem informações fundamentais sobre os produtos para os quais prestarão atendimento; prático, que inclui simulações e atendimento real com acompanhamento; e educacional, que abrange conteúdos como comunicação escrita e falada, questões comportamentais, entre outros, de forma a fomentar o desenvolvimento profissional de acordo com a filosofia Porto Seguro. Desde agosto de 2011 foram contratados 179 atendentes, dos quais 172 foram efetivados.

 
Gestão de desempenho

Em 2011, a gestão de desempenho da liderança teve como foco a aderência das ações desses profissionais à filosofia e aos valores da Porto Seguro. O processo para esse público teve sua qualidade aperfeiçoada por meio de cursos e orientações específicas. Para os demais cargos, foi mantido o modelo de acompanhamento baseado nas dez competências corporativas.

A gestão de desempenho, que é base para o modelo de gestão de pessoas, foi estendida em 2011 para a Porto Seguro Uruguai e a Itaú Auto e Residência, passando a contemplar 84% do público elegível.

 
Benefícios

A Porto Seguro entende que os benefícios desempenham, atualmente, importante papel no processo de retenção de funcionários. Por essa razão, observa constantemente as necessidades desse público, visando, além de zelar pelo cumprimento dos itens estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e suas respectivas legislações, a estudar novos benefícios e manter os já existentes.

Nesse processo, é fundamental se manter atualizada com relação às melhores práticas adotadas pelas demais empresas do mercado, como forma de se desenvolver nesse sentido e promover melhorias internas.

 
Qualidade de vida

A Porto Seguro acredita que a satisfação do funcionário também se deve ao incentivo à qualidade de vida. Por isso, proporciona oportunidades para promover o bem-estar para esse público.

Em 2011, o Programa de Qualidade de Vida contou com a participação de 15.151 pessoas nos seguintes eventos:

Conhecendo a Porto

Há seis anos, a Porto Seguro abre suas portas por duas vezes ao ano para que o funcionário traga seus familiares para conhecerem o seu ambiente de trabalho. São preparadas diversas atrações para a criançada.

Festa Junina

O Arraiá da Porto Seguro acontece todo mês de junho. Em sua 10ª edição, reuniu, em 2011, cerca de 1.922 pessoas, entre funcionários, prestadores, familiares e amigos. O evento contou com barracas típicas representadas por instituições sociais, além de brincadeiras e show ao vivo.

Corrida de rua

Em 2011, a Porto Seguro esteve em dez corridas de rua com 1.750 participantes, entre funcionários e prestadores de serviços. A empresa recebeu um troféu como maior equipe representada, com mais de 158 inscritos por prova.

Espaço Cultura e Lazer Porto Seguro

O objetivo desse espaço é propiciar integração, convivência, lazer e cultura.  A ideia é que os frequentadores usufruam não apenas da biblioteca, mas também da área de convivência do espaço, onde podem participar de aulas de condicionamento físico, yoga e dança.

Atualmente, o Espaço Cultura e Lazer recebe cerca de 216.897 visitas ao ano de funcionários e terceiros que buscam desenvolvimento cultural, entretenimento e conferir as novidades nos quiosques de produtos e serviços disponibilizados por parceiras da Porto Seguro.

Acervo Biblioteca

Visa proporcionar aos funcionários e prestadores enriquecimento educacional e cultural, desenvolvimento profissional e entretenimento nas mais diversas áreas do conhecimento. O Acervo é composto por mais de 10.200 exemplares, entre livros, monografias, revistas, CDs e DVDs, disponíveis para empréstimo e pesquisa. Em 2011 foram realizados 42.656 empréstimos.

Segurança e medicina do trabalho

A área tem como objetivo acompanhar constantemente a saúde dos funcionários por meio de exames médicos periódicos e de mudança de função, entre outras iniciativas. Além de cumprir as formalidades previstas em lei, mapeia a saúde geral desse público e, a partir daí, desenvolve campanhas educativas voltadas à prevenção da saúde, reduzindo com isso o absenteísmo por afastamentos prolongados.

A equipe de Segurança do Trabalho é responsável por analisar as condições em que os funcionários estão desempenhando suas atividades, principalmente do ponto de vista ergonômico. Por meio dessas avaliações, estabelece ações de melhoria em conjunto com a Medicina do Trabalho e oferece orientações para uma correta postura durante o período laboral, os móveis mais adequados, entre outras. Além disso, acompanha e pondera todas as ocorrências que envolvam acidentes no trabalho ou no trajeto entre a residência e o escritório, incluindo o retorno, com o propósito de orientar os funcionários quanto aos cuidados ao dirigir ou na utilização de transporte público.

Serviço social

A Porto Seguro dispõe de serviço social que visa auxiliar os funcionários em situações mais criticas, como internações hospitalares, falecimento em família, desequilíbrio orçamentário, processos de afastamento do trabalho e outros. O objetivo é oferecer as soluções disponíveis tanto no âmbito da empresa quanto na esfera governamental ou disponibilizadas por entidades não governamentais que prestam algum tipo de auxílio.

O acompanhamento dos funcionários afastados pelo INSS desde o início do processo, evitando que estes tenham que se preocupar com detalhes burocráticos, facilita o trâmite da documentação. Dessa forma, o profissional fica liberado para cuidar de sua saúde de forma mais objetiva.

Pesquisa foco no cliente interno

Há sete anos foi implantada a Pesquisa Foco no Cliente Interno, com o objetivo de identificar a qualidade das relações e processos entre as áreas que se inter-relacionam. Esta pesquisa é realizada a cada dois anos e composta por duas etapas: construção da rede de relacionamentos, onde cada área aponta quem gostaria de avaliar e por quem gostaria de ser avaliado e a abertura de um link para responder a pesquisa.

Em 2011 a pesquisa foi direcionada a todos os líderes da Porto Seguro do Brasil, os quais envolveram suas equipes, conduzindo-os para que ajudassem na análise da qualidade do atendimento das áreas fornecedoras.

Tivemos a participação de 74% dos líderes, totalizando 3.874 avaliações, com favorabilidade geral de 74,6%. Com o resultado da Pesquisa serão traçados planos de ação, objetivando a troca de feedbacks entre as áreas, melhoria nas relações e processos, ampliação da visão sistêmica e a busca de agilidade e resolubilidade no atendimento, com reflexos positivos para os clientes interno e externo.

 
IDENTIDADE CORPORATIVA

Com o propósito de divulgar a todos os funcionários a nova redação da Missão e da Filosofia Empresarial, assim como propor o entendimento e a reflexão de cada uma de suas frases, foram realizadas, durante o ano de 2011, 129 turmas do Workshop "Cultivando a nossa Identidade", que contaram com a participação de 9.123 funcionários, somando 36.492 horas de atividades.

Com esses workshops, conduzidos pelas lideranças e o RH, foram reafirmados os compromissos com os Valores Corporativos e com as atitudes esperadas dos profissionais Porto Seguro na condução dos negócios.

 
CONSULTORIA INTERNA

Para garantir que os conceitos de Missão, Visão e Valores sejam incorporados às atitudes de líderes e funcionários, a área de Recursos Humanos conta com a presença de consultores. Trata-se de especialistas em desenvolvimento profissional que agem de forma integrada com os processos de RH, com o propósito de gerir projetos e ferramentas de desenvolvimento, além de apoiar as lideranças na gestão de pessoas. As principais fontes de informações para esse trabalho são as Pesquisas de Clima Organizacional e de Foco no Cliente Interno.

Todos os funcionários têm acesso aos consultores para compartilhar questões de desenvolvimento, incômodos e preocupações, que serão tratadas com sigilo e discrição, se for o caso.

 
PRESTADORES

A Porto Seguro possui uma área de Gestão Corporativa de Prestadores, que tem como objetivo consolidar e controlar todo o processo de contratação de prestadores de serviços para todas as empresas da Porto Seguro. A área auxilia também os gestores no controle dos contratos vigentes, visando a garantir o cumprimento de determinações fiscais e legais e a correspondente redução dos possíveis riscos de corresponsabilidade.

 
GRUPO DE VOLUNTARIADO PORTO SEGURO

Um dos grandes responsáveis pelo florescimento de projetos de sustentabilidade dentro da Porto Seguro é o Grupo de Voluntários, que, desde 1998, reúne funcionários, prestadores de serviços e corretores para promover iniciativas de cunho social. Em 2011, foram realizadas 48 ações, que contaram com 1.335 participantes e ajudaram a cerca de 72 mil pessoas carentes por meio de instituições de todo o Brasil, beneficiadas com doações, palestras educacionais e programas de lazer e qualidade de vida.

As atividades do grupo no mês são planejadas e ajustadas em encontros quinzenais. Também quinzenalmente são realizadas algumas ações pontuais, geralmente aos sábados e em forma de excursões para crianças e idosos das comunidades de entorno, visitas a abrigos e instituições parceiras, entre outras.

Atividade tradicional promovida pelo grupo trimestralmente é a Gincana das Cores, que envolve todos os funcionários da Porto Seguro, segurados e o público em geral na arrecadação de itens de necessidade básica, como de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos ou materiais escolares. O material obtido é doado para adultos e crianças do bairro Campos Elísios, onde está instalada a sede da Companhia, ou a instituições próximas a sucursais de outros estados. Em 2011, foram arrecadados 111.621 itens.

 
CASA CAMPOS ELÍSIOS MELHOR

Em 2011, a Porto Seguro ampliou essa iniciativa de responsabilidade social, uma das mais antigas e relevantes entre as ações que promove, cujo propósito é proporcionar capacitação profissional, geração de renda, educação e cidadania a pessoas entre 16 e 60 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social, das comunidades do entorno da sede e sucursais. Ao longo de 2011, foram atendidas 2.578 pessoas dos mais diversos bairros de São Paulo, das quais 1.117 foram capacitadas nos cursos oferecidos.

São disponibilizados cursos que vão de cabeleireiro a técnico administrativo. Após a conclusão, os alunos de aproveitamento satisfatório são encaminhados ao mercado de trabalho. Além das atividades realizadas internamente, há treinamentos terceirizados, promovidos pelo Senai. A Porto Seguro indica, ainda, jovens de baixa renda das comunidades de entorno de suas sucursais ao Amigo do Seguro, parceria com a Funenseg (Escola Nacional de Seguros) que visa dar aos participantes qualificação profissional voltada ao mercado segurador, incluindo encaminhamento ao mercado de trabalho.

A Campos Elísios Melhor também mantém oficinas de artesanato, com duração de três a cinco meses, que têm como objetivo valorizar e incentivar as atividades desse tipo e estimular a geração de renda. Entre as instrutoras dos diversos módulos estão moradores do bairro Campos Elísios, que multiplicam talentos como o de pintura em tecido, biscuit, bijuteria, entre outros. Concluída a oficina, as alunas são convidadas a participar de bazares promovidos pela Porto Seguro dentro e fora da empresa, onde podem vender seus produtos.

Educação e cidadania

Esse programa, que também ocorre na Casa Campos Elísios Melhor, é voltado a crianças e adolescentes com idades entre 7 e 15 anos. Divididos em turmas de acordo com a faixa etária, eles participam de oficinas simultâneas – de dança, capoeira, teatro, de esportes, entre outras –, que visam despertar o interesse pelos conceitos básicos de cooperação e cidadania por meio de uma aprendizagem mais atrativa. Inclui oficinas de dança, capoeira, teatro, entre outras.

Esporte em Ação e Ginástica na Praça

Visa desenvolver flexibilidade, força, velocidade e facilitar a integração social da comunidade. O programa é baseado no aprendizado dos esportes e jogos cooperativos, realizados na quadra esportiva da Casa Campos Elísios Melhor. Com o sucesso dessa ação, foi desenvolvido projeto específico de ginástica para o público adulto, denominado Ginástica na Praça, praticado no bairro Praça Princesa Isabel.

Espaço de Aprendizagem

Foi concebido para auxiliar, ensinar e incentivar os alunos nas pesquisas, nos trabalhos escolares e na lição de casa. Tem como objetivo criar o hábito da leitura de forma prazerosa, desenvolver a linguagem por meio de oficinas de sensibilização, adequar o aluno à sua realidade escolar, bem como ajudá-lo a sanar suas dificuldades específicas, eliminando as defasagens existentes.

Oficina de Teatro

Consiste em jogos teatrais, que estimulam o autoconhecimento, a conscientização corporal do aluno e a improvisação por meio de brincadeiras lúdicas, coordenação de movimentos corporais, exercícios de respiração, descoberta das articulações, preenchimento e utilização do espaço.

Dança Educação

Essa oficina trabalha os diversos ritmos musicais em conjunto com as vivências do aluno no âmbito escolar, as questões sociais que os envolvem e a forma como eles enxergam essas realidades. Propicia a soltura de movimentos, a descontração e a sociabilização dos alunos.

Capoeira

Estimula que os alunos tenham perspectiva e metas de aprendizado, e ampliem o repertório motor relacionado ao contexto da capoeira educativa.

Música

Na oficina de música, os alunos desenvolvem técnica e expressão por meio da abordagem a gêneros e estilos diversos, do desenvolvimento de recursos para interpretar, improvisar, aprender a tocas músicas apenas de ouvi-las, ler e escrever. Destacam-se a aprendizagem em flauta e violão.

Oficina de Cinema

Por meio de sessões de cinema , contribui para que a criança se reconheça como um ser importante e tenha noção de sua personalidade. Fortalece também a autoestima ao permitir que essa criança seja reconhecida como única e original pelos colegas, o que desenvolve o autoconceito positivo e amplia gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão.

 
ASSOCIAÇÃO CRESCER SEMPRE

Objetivos da Associação Crescer Sempre

  • Propiciar o desenvolvimento das capacidades de abstração da mente, como identificar, selecionar, classificar, analisar e sintetizar a fim de facilitar o processo de aprendizagem e a capacidade de ler e significar o mundo.
  • Sensibilizar o ser humano/indivíduo para a necessidade de observar, explorar e conservar o meio ambiente, retendo e elaborando informações e se percebendo como agente integrante, dependente e transportador.
  • Dar suporte para a criança ampliar suas formas de representação e expressão de ideias e sentimentos, enriquecendo seu repertório nas áreas de artes visuais, conhecimento do mundo, língua escrita, oral, matemática, música, natureza e sociedade, bem como formação pessoal e social.
  • Despertar a curiosidade do aluno na busca de informações socioculturais, fazendo com que estabeleçam e ampliem as relações sociais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  • Proporcionar situações para que vivenciem as manifestações culturais de forma que possam se interessar, respeitar e participar dessas manifestações.
  • Oferecer como referência as ciências físicas, naturais e humanas para a construção e comparação dos diversos fenômenos, fatos e objetivos do mundo ao qual a criança pertence.
  • Elaborar projetos no decorrer do ano como forma de organização mais adequada e sistematização do conhecimento.
  • Estimular a linguagem oral para que a criança possa se comunicar e se expressar com crescente clareza e desenvoltura.
  • Estimular o gosto pela leitura como fonte de lazer.
  • Desenvolver a habilidade de ler para o desencadeamento da produção de texto oral e escrito, estimulando e aperfeiçoando a expressão do aluno em suas diferentes manifestações.
  • Incentivar a escrita espontânea da criança, respeitando as estruturas mentais da mesma dentro de uma proposta construtivista.

A Associação Crescer Sempre, mantida pela Porto Seguro em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, atua em duas frentes: junto a crianças da comunidade em seu próprio espaço e em projetos e ações de apoio às escolas públicas estaduais da região.

Na própria associação, atende a 540 crianças com idades entre quatro e seis anos, às quais busca proporcionar experiências que contribuam para a formação de sua personalidade e um bom desempenho nas próximas etapas de aprendizagem. Para tanto, emprega proposta pedagógica que favorece o desenvolvimento intelectual, social, físico e afetivo, orientada por meio de campos delimitados e instituídos do saber, porém comprometida com a interdisciplinaridade e a abordagem a temas transversais.

Em 2008, a Associação Crescer Sempre constituiu a primeira turma de alunos do Ensino Médio. Ao longo dos últimos três anos, foram aceitos 90 alunos, que cumprem uma jornada diária de nove horas, nas quais são ensinados e recebem alimentação no local. Todos têm direito a uniforme e material didático. Ser morador de Paraisópolis é o critério inicial para ingressar nesse curso. Os interessados passam, ainda, por prova seletiva, entrevista e visita social.

A Associação contratou os serviços do SEB Participações S/A para conduzir a parte acadêmica do projeto. A tecnologia, o estudo do meio e a tutoria, são pilares fundamentais na proposta pedagógica, que também contempla as questões enfatizadas pela sociedade, pela mídia, pelas pesquisas e pela legislação em vigor. O desejo do jovem de aprender, o comprometimento da escola e a participação da família resultarão no sucesso desse trabalho. O objetivo é preparar o aluno para fazer opções conscientes com relação ao seu projeto de vida, de tal forma que ele se realize como pessoa. É proporcionar instrumentação intelectual e tecnológica de forma a prepará-lo para o desempenho de funções e papéis nos campos profissional e social.

Junto às escolas, a Associação atua dentro do projeto Educação em Parceria, que tem como foco investir nos espaços educativos do sistema público e nas iniciativas destinadas à inclusão social que estejam comprometidos com a proteção e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Para tanto, envolve em seus projetos as instituições de ensino e outras entidades, externas à comunidade escolar, a fim de incentivar a necessária complementaridade entre as instituições públicas, privadas e a sociedade. São eixos de atuação as relações descentralizadas e horizontais, as ações coletivas e o desenvolvimento de programas e projetos que considerem a multissetorialidade. Dessa forma, concretiza princípios democráticos, reafirmando a condução das políticas públicas do Estado, e valoriza e respeita a autonomia da escola, articulando sua atuação com base nos princípios de participação social e atuação crítica.

Nesse sentido, a associação prima pela transparência de suas ações, levando em conta os pressupostos da articulação e da participação como essenciais na tomada de decisões, buscando a equidade e o bem coletivo. Programas e projetos retratam esforços mútuos da Educação em Parceria e de seus Parceiros, em que a autonomia e a interdependência implicam na flexibilização das ações e no respeito à identidade de cada um dos envolvidos.

Parcerias em 2011

Escola Segmento Período da parceria
EE Prof. Homero dos Santos Fortes EFI e EJA – Ensino Médio De 1997 até a presente data
EE Maria Zilda Gamba Natel EF II e Ensino Médio De 2003 até a presente data
EE Gov. Miguel Arnaes EF I De 2009 até a presente data
 
CIDADE PORTINHO SEGURO

A Cidade Portinho Seguro é um espaço itinerante para as crianças aprenderem de forma interativa a respeitar as regras de trânsito. Elas podem trafegar com bicicletas por um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Uma turma de personagens também interage com as crianças por meio de vídeos, revistas em quadrinhos e o site www.cidadeportinho.com.br.

Em 2011, 37.841 crianças participaram da atividade em diversas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Campos do Jordão, Maranhão e São Vicente.

 
DOAÇÃO DE SANGUE

A Porto Seguro figurou entre as apoiadoras da Campanha Eu dou sangue por São Paulo, realizada entre 5 e 20 de junho em postos da Fundação Pró-Sangue e hospitais da Região Metropolitana de São Paulo. Organizada pela instituição ORAM – Reciclando Vidas, ligada à comunidade judaica e que promove projetos sociais e de reabilitação em diversas áreas, a iniciativa tem como objetivo estimular a prática da doação de sangue e destacar a importância desse gesto. A iniciativa da ORAM foi apoiada também pela Fundação Pró-Sangue, pelo Hemocentro da Santa Casa de São Paulo e pelos organismos ligados à administração pública.

Topo

Fale com o RI

Telefone: +55 11 3813-6034

Email: ri@portoseguro.com.br

Copyright © 2011 - Porto Seguro