02DIVERSIFICAÇÃO COM QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA
PRÁTICAS DE GESTÃO
Alinhada às tendências mundiais, desde 2007 a Eternit é signatária do Pacto Global da ONU, cujos princípios relativos aos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção norteiam os processos de todo o Grupo. Para a adesão ao Pacto, foram mapeados os stakeholders e sua participação nas atividades da Companhia de acordo com a metodologia AA1000 (clique aqui), identificação que contribuiu para o aprimoramento do Programa de Excelência em Gestão da Eternit.
O Programa de Excelência em Gestão (PEG), criado em 2006 e aprimorado em 2007, tem o propósito de assegurar a integração das ferramentas de gestão da Companhia e orientar as atividades das fábricas na busca por melhoria contínua nos âmbitos de saúde, segurança e meio ambiente. O programa é conduzido e monitorado pela área corporativa de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, composta por uma equipe multidisciplinar.
São diretrizes do PEG:
- Assumir o compromisso público de defesa e proteção dos Direitos Humanos, Direito da Criança, Direitos Fundamentais do Trabalho, preservação do meio ambiente e prevenção à poluição, combate à corrupção e promoção de boas práticas de Governança Corporativa, em cumprimento a todas as exigências aplicáveis às atividades da Eternit.
- Valorizar o capital humano, atendendo aos instrumentos internacionais relacionados às práticas trabalhistas e à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, entendendo que seus colaboradores são fundamentais para suas conquistas.
- Atuar com ética na relação com a sociedade, acionistas, fornecedores e clientes, buscando a sustentabilidade dos negócios.
- Adotar as melhores práticas na condução dos processos industriais, comerciais e administrativos, comprometidas sempre com a melhoria contínua e a eficácia do seu sistema de gestão.
- Assegurar o uso seguro do mineral crisotila e superar o atendimento à legislação e demais requisitos exigidos em seu segmento.
Adicionalmente, é conduzido o Sistema de Gestão Integrado, que, além dos âmbitos contemplados no PEG, abrange ações de responsabilidade social e tem como compromisso garantir o cumprimento dos requisitos legais referentes ao uso seguro do mineral crisotila. Em complemento, a Eternit e suas transportadoras terceirizadas atendem aos requisitos do PSQ Crisotila (Programa Setorial de Qualidade). O cumprimento do programa pela Eternit é auditado periodicamente.
A melhoria contínua também é almejada por meio da ferramenta BSC (Balanced Scorecard), que auxiliou na construção dos objetivos de cada processo fabril, tendo como foco as metas econômicas e de Governança Corporativa da Companhia. O BSC é considerado hoje referência para todo o setor. Outro sistema de gestão adotado pela Eternit, não só para os processos fabris, como também administrativos, é o proposto pela ABS Consultoria, que tem como objetivo melhorar a eficiência da Companhia e, consequentemente, a lucratividade.
A mineradora SAMA conta com o Sistema de Gestão Integrado, que abrange Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social e tem como compromisso o rigor com os requisitos legais referentes ao uso seguro do mineral crisotila.