01Uma companhia diversificada

PRODUTOS ACABADOS

A Eternit possui um amplo portfólio de produtos para diversas etapas da construção, sendo líder de mercado nos segmentos de coberturas, painéis e placas cimentícias. A Companhia vem anualmente diversificando seu portfólio, empregando sempre a mesma qualidade já reconhecida de sua marca.

Diferenciais da Eternit

A liderança no mercado brasileiro de fibrocimento se justifica por alguns diferenciais conquistados pela Companhia, como demonstrado no diagrama abaixo.Compõem a lista os ativos intangíveis (clique aqui), a saúde financeira, a confiança dos consumidores nos produtos Eternit e o bom atendimento à demanda do mercado.

O produto de fibrocimento oferece um custo-benefício atraente, que atende a todas as camadas da população. Estudo técnico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) apontou que os produtos de fibrocimento com mineral crisotila constituem coberturas duráveis que podem superar os 70 anos sem avarias. Produtos feitos com fibras sintéticas, por outro lado, têm durado no máximo 20 anos.


Abastecimento de matéria-prima - Setor do mineral crisotila

FABRICAÇÃO DO PRODUTO COM MINERAL CRISOTILA

A Eternit é líder do mercado brasileiro de fibrocimento, com 31% de market share. O fibrocimento é resultado da mistura de mineral crisotila com celulose, cimento, calcário e água. Cada unidade adquire o cimento e o calcário de pelo menos dois fornecedores diferentes, para evitar problemas com o abastecimento, e os estocam em silos automatizados, cujo sistema de pressão envia à produção o material armazenado. A celulose, por sua vez, é proveniente da reciclagem de jornais, adquiridos em cooperativas de coleta, e de sacos de cimento, arrecadados em construtoras. A água é obtida por meio de poços artesianos ou até mesmo das chuvas e fica retida em caixas geralmente separadas de acordo com o consumo: pessoal ou fabril.

Misturadas as matérias-primas, a massa é captada pelo feltro (equipamento fabril), que forma uma manta, compactada por um rolo cilíndrico para adquirir a espessura desejada. Posteriormente, a massa é cortada no tamanho padrão e ondulada para formar as telhas. Para a fabricação das caixas d’água, são utilizados moldes com diferentes tamanhos. Todo o produto final passa por uma etapa de cura, sendo os produtos retirados das formas e/ ou moldes após a cura e na sequência inspecionados e estocados.

Cabe ressaltar que todos os processos fabris da Eternit são automatizados e enclausurados, garantindo uma total segurança para os colaboradores. Os investimentos em tecnologia nesse sentido levaram a Eternit a se tornar a única empresa do mundo a conseguir automatizar a moldagem de uma telha de fibrocimento com design semelhante ao da telha de cerâmica (Eterville - clique aqui). Além disso, todos os processos da Companhia são sustentáveis, pois tudo é reaproveitado. A água utilizada na produção é mantida em circuito fechado, o que evita o desperdício e o descarte ao meio ambiente, e os cortes das mantas, assim como telhas que não passam pela inspeção de qualidade, são incorporados ao processo produtivo.

FABRICAÇÃO DO PRODUTO SEM MINERAL CRISOTILA

A Eternit possui expertise para fabricar produtos de fibrocimento sem mineral crisotila. A Companhia fabrica peças para sistemas construtivos e telhas com essa tecnologia respectivamente desde 2000 e 2009, visando ao abastecimento dos mercados com restrição a essa fibra.

Todo o parque industrial da Companhia está preparado para esse tipo de processo fabril, que é semelhante ao que utiliza mineral crisotila, alterando-se apenas os procedimentos para refino da celulose.

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS À BASE DE POLIETILENO

A Eternit produz caixas d’água de polietileno em sua unidade do Rio de Janeiro. O processo de fabricação, que consiste na adição de resinas de polietileno a moldes, seguida de aquecimento, resfriamento e acabamento, assegura um produto de alta qualidade e totalmente de acordo com os preceitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS TERCEIRIZADOS

As telhas metálicas, louças, assentos sanitários e filtros para tubulações de água que compõem o portfólio da Companhia ainda não são fabricados em suas unidades. A produção é terceirizada, mas a comercialização dos produtos é feita com a marca Eternit.

Para garantir a qualidade do produto final, a equipe de Qualidade da Eternit promove visitas in loco para verificação das instalações, dos padrões de produção e da segurança dos empregados.


Máquina de produção de telha de fibrocimento

FABRICAÇÃO DE TELHAS DE CONCRETO


Estoque de telhas de concreto na fábrica de Atibaia/SP

O processo de produção das telhas de concreto se inicia com o recebimento das matérias-primas. O cimento é estocado em silos, enquanto a areia é armazenada em baias. Toda a matéria-prima passa pela pesagem. A areia é também peneirada e, em seguida, misturada ao cimento, água e pigmentos, formando uma massa.

A massa é misturada em um equipamento denominado misturador. A mistura produzida é enviada para uma máquina, na qual é feita a extrusão e separação das telhas. Na etapa seguinte, aplica-se verniz e, posteriormente, as telhas são enviadas para a câmara de cura, onde permanecem por aproximadamente oito horas.

Após o processo de cura, as telhas são paletizadas e, em seguida, transportadas para o pátio, onde permanecem estocadas até a liberação pelo Setor de Controle da Qualidade para comercialização.

Topo

Fale com o RI

Telefone: +55 11 3813-6034

Email: ri@eternit.com.br

Copyright © 2011 - Eternit