A ALL criou uma cultura corporativa baseada na meritocracia e direcionada a resultados, com uma visão clara, valores sólidos e metas bem definidas. Na ALL, “Gente faz a diferença e vale pelo que faz”.

O perfil das pessoas é variado, com trainees, profissionais do mercado e pessoas que construíram a carreira na Empresa, com grande mobilidade em todos os níveis. Novos operadores podem galgar a posição de maquinistas, supervisores e coordenadores. O processo é semelhante para estagiários, trainees e analistas. O Presidente, Bernardo Hees, chegou ao cargo seis anos depois de ter ingressado na Companhia como analista, em 1998.

A retenção de talentos é promovida por meio de desafio contínuo (através do job rotation), treinamento e desenvolvimento, remuneração variável, stock options e do envolvimento das pessoas através da discussão aberta do negócio. Além de treinamento técnico-operacional, o programa de aperfeiçoamento é bastante voltado ao desenvolvimento gerencial, por meio da Universidade Corporativa ALL (UniALL), onde foram treinados mais de 4.600 colaboradores em 2006.

Remuneração Variável

Já incorporado à cultura ALL, o Programa de Remuneração Variável (PRV) consiste num conjunto de diferentes programas de incentivos que busca alinhar atitudes e comportamentos com os objetivos da Empresa, valorizando o trabalho em equipe e a melhoria contínua para obtenção de resultados. A premissa básica para pagamento do PRV é o alcance das metas de EBITDAR, Lucro Líquido, Delta EVA e Fluxo de Caixa Livre. A Companhia dispõe ainda de um programa de stock options para colaboradores selecionados que têm visão de dono, apresentam resultados e têm uma perspectiva de longo prazo na Companhia. O programa alinha os interesses da Administração ao dos acionistas, transformando-os em sócios do negócio. Hoje, a Companhia tem mais de 100 colaboradores com stock options.

Sistema Integrado de Gestão

O SIG foi desenvolvido para possibilitar o gerenciamento integrado de toda a Companhia visando ao aperfeiçoamento contínuo. A partir do SIG e do nosso plano estratégico são elaboradas as metas para o ano, que servem de base para o Programa de Remuneração Variável.

Gerenciamento pelas Diretrizes (GPDd) - Alinha os objetivos de curto prazo da Companhia com o planejamento estratégico aprovado pelo Conselho de Administração, desdobrando as metas anuais da presidência até o nível de supervisão. Todos os colaboradores sabem o que precisam fazer para atingir seus objetivos.

Gerenciamento da Rotina (GPRr) - É o sistema que garante a incorporação no dia-a-dia das melhorias adotadas no GPD, por meio de padronização de procedimentos, monitoramento de indicadores e auditorias internas de processos críticos. As melhores práticas são adotadas e disseminadas na Companhia.

Gestão à Vista e 5Ss - Garantem a manutenção da qualidade do ambiente de trabalho e transparência no processo de metas. Com a Gestão à Vista, as metas e seus status ficam expostos na parede, com a seguinte representação: verde para valores melhores que a meta; amarelo para valores entre 90% e 100% da meta; e vermelho para valores inferiores a 90% da meta.

Programa Iidéias & Aações - Idéias criativas e iniciativas empreendedoras apresentadas por colaboradores para melhorar processos existentes ou solucionar problemas da Empresa são valorizadas e concorrem a uma premiação ao final de cada ano. Em 2006, a melhor idéia foi premiada com um carro zero quilômetro.

Seis Sigma - Colaboradores são treinados na metodologia Seis Sigma como black belts e green belts, aumentando sua capacidade de análise para identificar oportunidades e atingir novos patamares de produtividade. A aplicação de ferramentas estatísticas de forma integrada ao método de gerenciamento por projetos possibilita a evolução contínua dos processos.

Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento e Capacitação

A Companhia desenvolve uma série de programas de treinamento de valorização profissional, realizados na Universidade Corporativa ALL (UniALL). Criada com o objetivo de disseminar e multiplicar o conhecimento entre os colaboradores, a instituição oferece educação contínua focada em resultados. É a única no País a ministrar treinamento técnico para a profissão de maquinista. Em 2006, foram destinados R$5 milhões ao desenvolvimento de 4.692 colaboradores, num total de 446,6 mil horas de treinamento.

Trainees

O programa Trainee ALL tem como objetivo formar a cada ano uma nova geração de líderes, desenvolvendo universitários recém-formados em suas competências técnicas e humanas. O treinamento é realizado em diferentes áreas da Empresa e permite aos participantes obter uma visão sistêmica do negócio. Mais de 159 pessoas já passaram pelo programa e mais de 35% delas ocupam posições estratégicas na Companhia. O programa está entre os mais concorridos do Brasil e, em 2006, inscreveram-se cerca de 4 mil candidatos, dos quais 18 foram aprovados.