Mensagem do Presidente
[GRI 1.1]


Jorge Lopez
Diretor-presidente da 3M do Brasil desde setembro de 2014

Em 2014, a 3M global conseguiu, mais uma vez, reforçar seu espírito inovador e oferecer as melhores soluções para seus clientes, ao alcançar a marca histórica de 100 mil patentes. O resultado destaca a importância da sinergia em uma companhia de grande porte como a 3M e o impacto dos produtos e serviços na vida de milhares de consumidores e na competitividade das empresas.

A despeito do cenário econômico não favorável, nos âmbitos nacional e mundial, a 3M do Brasil obteve bons resultados em suas operações, com ênfase para os grupos de negócios de Saúde e Consumo. Também realizamos alguns importantes investimentos, como a continuidade da construção da nova fábrica de Manaus, o novo centro de Distribuição de Sumaré, a nova unidade de produção de fitas VHB, na unidade de Sumaré (SP), o início das academias de Liderança e Marketing - que fazem parte da Universidade Corporativa 3M - e o investimento em liderança em nossos talentos.

Por meio do Instituto 3M, os aportes seguiram em diversos projetos educacionais, um dos principais pilares de atuação do organismo social da empresa, visto que a educação está intrinsecamente ligada ao futuro do País e de nossas pessoas.

Além da cultura de inovação, que permeia todas as áreas de atuação da empresa, a sustentabilidade também já está inserida no DNA da 3M, fato que pode ser comprovado por meio do programa 3P (Prevenção à Poluição se Paga), instituído há quase 40 anos na companhia. Mais do que estabelecer metas de redução de água, energia e de outros recursos, estamos sempre em busca de processos mais eficientes que resultem em operações e produtos sustentáveis. E não queremos que esses dois conceitos – inovação e sustentabilidade -, que servem como base de sustentação para o negócio, fiquem restritos às nossas operações. Para isso, o CTC (Centro Técnico para Clientes), localizado na planta de Sumaré (SP), tem a missão de estimular os clientes a pensarem novas formas de criação e a quebrar paradigmas.

Sempre destaco que a ética inflexível permeia o modo como fazemos negócios. Trata-se de um comportamento pautado em práticas éticas e morais em que agimos com honestidade e integridade em tudo que fazemos.

Dentre os prêmios recebidos ao longo do ano, ficamos, novamente, entre as melhores para se trabalhar no Brasil, conforme o ranking do Great Place to Work e da Revista Época, e fomos eleitos uma das melhores empresas para se iniciar a carreira, ranking promovido pela revista Você S/A. Ambas as premiações endossam o papel que a 3M cumpre ao investir continuamente em seus colaboradores, proporcionar oportunidades de crescimento interno e realizar um bom trabalho junto às universidades e aos estudantes. O cenário atual é desafiador, principalmente em termos macroeconômicos, o que exige soluções igualmente desafiadoras, questão em que a empresa é especialista, tendo em vista sua cultura de inovação e reinvenção contínuas. Mais do que superar os obstáculos internos, a 3M deve seguir focada em sua missão de tornar a vida das pessoas melhor e os processos das empresas mais competitivos para o seu sucesso e crescimento. Ao abraçar essas duas metas, a companhia contribui para uma questão muito maior, que é a superação da crise por meio de ideias concebidas em esferas distantes do lugar-comum.

E para seguirmos crescendo e inovando em 2015, faremos uma análise minuciosa das condições econômicas brasileiras em busca das melhores oportunidades nos segmentos em que a companhia atua. E o mais importante: trabalharemos em equipe, uma das razões do sucesso da 3M em tudo o que faz.

Anterior Topo