Sua sede está na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939 Loja 1 – 12º, 13º e 14º andares, Barueri, São Paulo. A Redecard realiza captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações com cartões de crédito e débito. Credenciadora multibandeira, a Companhia é uma das líderes da indústria de meios de pagamento no mercado nacional. Em dezembro de 2009, a Redecard capturava 16 bandeiras – cinco de cartões de crédito e débito e 11 de cartões de benefícios (vouchers).
Além de processar as operações de crédito e débito, a Companhia oferece uma variedade de produtos e serviços a seus clientes. Entre eles estão o aluguel da maquininha, o serviço de consulta de cheques e a captura e transmissão de transações com cartões de benefícios (voucher) ou de lojas (private label). A Redecard oferece também a possibilidade do Recebimento Antecipado de Vendas (RAV) para os estabelecimentos.
Para o comerciante, a presença da Redecard possibilita um maior volume de vendas, pois seu estabelecimento pode atrair mais compradores potenciais, com crédito disponível. Além disso, elimina os riscos de inadimplência e cheques devolvidos ou roubados, sendo ainda possível acompanhar as movimentações financeiras por meio de extratos e receber o valor das compras sempre no prazo contratado.
A Redecard vem desempenhando um papel fundamental na mudança de comportamento de consumo e no desenvolvimento do comércio no Brasil, ao ajudar a substituir os meios de pagamento tradicionais por meios eletrônicos, mais modernos, seguros e eficientes.
A história da Redecard iniciou-se em 1970, quando o Citibank, o Itaú e o Unibanco juntaram-se para fundar a Credicard, empresa que exercia simultaneamente as atividades típicas de bandeira, emissor e credenciadora.
Em 1980, a Credicard possuía 500 mil cartões emitidos e 120 mil estabelecimentos credenciados. Em 1987, passou a emitir cartões da bandeira MasterCard
® e, em 1994, possuía 5 milhões de cartões. Ainda em 1987, lançou o primeiro cartão de débito do mercado brasileiro, o Redeshop
®.
Em 1996, o Citibank, a Itaucard e o Unibanco entenderam ser necessária a especialização dos serviços de credenciamento de estabelecimentos e constituíram a Redecard, a partir da cisão das atividades de credenciamento da Credicard. No mesmo ano, a MasterCard
® International também se tornou acionista da Redecard. Desde então, a Redecard passou a ser a principal credenciadora das bandeiras MasterCard
® e Diners Club International
® no Brasil.
A Redecard, desde sua constituição, foi líder do Consórcio Redecard, constituído nos termos da Lei das Sociedades por Ações, tendo como membros a Redecard e os acionistas controladores. Os ativos detidos pelo Consórcio Redecard foram integralmente transferidos para a Companhia.
O Consórcio Redecard foi extinto em 31 de março de 2007 e, após o seu término, a Companhia assumiu todos os seus direitos e obrigações.
Em junho do mesmo ano a Redecard abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). As ações foram listadas no segmento Novo Mercado, reservado para empresas comprometidas com práticas diferenciadas de tratamento ao acionista minoritário. Após a abertura de capital, a MasterCard
® International vendeu sua participação.
Desde sua criação, a Redecard é uma empresa multibandeira. Por conta disso, não firmou contrato de exclusividade com nenhuma bandeira de cartão de crédito, débito ou de benefícios.
Em 2009, a Companhia encerrou o ano com 16 bandeiras em seu portfólio, tendo incorporado quatro novas bandeiras: Discover, Cabal, BNB Clube e Valecard.
A Redecard utiliza tecnologia de ponta para oferecer meios modernos de captura das transações, que garantam segurança e comodidade em vendas eletrônicas. Além disso, oferece equipamentos diferenciados para os vários segmentos de mercado.
A maquininha com fio é de propriedade da Redecard que a aluga aos estabelecimentos clientes. A cada três anos, há renovação no parque tecnológico da Companhia, o que garante redes mais modernas, rápidas e seguras.
A Companhia desenvolveu um
software para que as funcionalidades da maquininha possam ser atualizadas à distância sempre que necessário, garantindo agilidade e redução de custos.
Também de propriedade da Redecard, a maquininha compacta e sem fio vai onde o consumidor está e facilita os pagamentos eletrônicos. Essa solução atende a segmentos como restaurantes, serviços de entrega, motoboys, valets ou estabelecimentos sem linha telefônica convencional.
Diferentemente da maquininha alugada pela Redecard, esse é um equipamento de propriedade do estabelecimento, geralmente utilizado por varejistas de maior porte, como no caso dos supermercados. Consiste em um
software de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) que interliga a rede do estabelecimento à da Redecard, permitindo a captura das transações eletrônicas. A Redecard oferece três soluções de PDV que atendem a diferentes necessidades de negócio, de acordo com o volume de transações e o tamanho do estabelecimento.
Tecnologia desenvolvida pela Redecard que possibilita a captura
online de transações com cartões de crédito das bandeiras participantes do sistema Redecard nas lojas virtuais. Além da captura de transações, o Komerci permite a checagem do endereço completo (parte numérica) e do CPF do portador titular do cartão e a pré-autorização, possibilitando ao estabelecimento confirmar a transação em até cinco dias corridos, auxiliando-o no monitoramento da venda antes da entrega do produto.
Solução inovadora desenvolvida pela Redecard para realizar transações via celular, é voltada a ramos de comércio em que não há um ponto fixo para a transação ocorrer, tais como serviços de entrega, venda a domicílio, taxistas e feirantes. A solução permite que o próprio celular do vendedor se transforme numa maquininha e realize transações, a partir da instalação de um aplicativo fornecido pela Redecard. A adesão ao serviço cresceu cerca de 35% em 2009 e, atualmente, mais de 11 mil profissionais autônomos utilizam o serviço.
É um recurso de pagamento “sem contato” que oferece uma alternativa rápida e conveniente ao dinheiro na hora de fazer compras de menor valor. O consumidor simplesmente aproxima o cartão ou aparelho habilitado do terminal especial do comerciante, eliminando a necessidade de procurar dinheiro e moedas, passar o cartão para um atendente ou passar o cartão numa máquina. Compras efetuadas com esta tecnologia não precisam de assinaturas, acelerando ainda mais as transações do consumidor.
Recebimento Antecipado de Vendas (RAV)
Os estabelecimentos credenciados podem solicitar à Redecard a antecipação dos créditos provenientes de vendas realizadas com cartões de crédito,
à vista ou parceladas, mediante a aplicação de uma taxa de desconto.
A Companhia conta com sofisticados sistemas de gerenciamento de riscos dos estabelecimentos, como a fixação de limites à antecipação de vendas e o acompanhamento do histórico de cancelamentos de transações. Cabe ressaltar que o risco de crédito do portador do cartão é sempre de responsabilidade do banco emissor.
A Redecard é responsável pelas atividades de captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações realizadas com cartões de crédito. Em 2009, as transações realizadas com cartões de crédito representaram 18,9% das receitas da Redecard.
A Companhia promove a captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações com cartões à vista ou pré-datadas em até 60 dias. As transações são 100% eletrônicas e autorizadas por meio de senha, já que o valor é debitado da conta corrente do consumidor. Em 2009, as transações realizadas com cartões de débito representaram 16,6% das receitas da Redecard.
Aluguel das Maquininhas (Terminal de captura)
As maquininhas, ou terminais eletrônicos, são de propriedade da Redecard, que as aluga aos estabelecimentos. Com um único terminal, o comerciante pode realizar uma série de serviços, como transações de crédito e débito, consulta de cheques e recarga de celulares. O valor do aluguel ainda inclui o fornecimento das bobinas utilizadas para impressão do cupom de venda, assistência técnica e atualização de
software. A base de equipamentos instalados, ao final de dezembro de 2009, atingiu 986.551 unidades, 11,1% a mais que em dezembro de 2008.
INDICADORES FINANCEIROS R$ MILHÕES _ EXCETO QUANDO ESPECIFICADO
|
|
|
|
|
2007 |
2008 |
2009 |
CARTÕES DE CRÉDITO |
|
|
|
Volume financeiro |
68.641 |
82.941 |
98.651 |
Nº de transações milhões |
781 |
898 |
1.017 |
CARTÕES DE DÉBITO |
|
|
|
Volume financeiro |
33.702 |
42.273 |
49.306 |
Nº de transações milhões |
705 |
851 |
969 |
Cartões de benefícios (Voucher)
As transações com cartões de benefícios garantem comodidade e praticidade aos consumidores. Para restaurantes e estabelecimentos comerciais, trazem novos clientes, aumento do faturamento, segurança e facilidade, pois as vendas são transmitidas com a eficiência do Sistema Redecard feita mediante digitação de senha pelo portador.
A Redecard atende às principais empresas administradoras de benefícios do Brasil: Ticket, Sodexo, PlanVale, NutricasH, Green Card, Sapore Benefícios, Verocheque, Sorocred Vale, Cabal Vale, BNB Clube e Valecard. A parceria permite a captura e transação com cartões dos segmentos de refeição, alimentação, combustível, farmácia e cartão-prêmio. Em 2009, a Companhia processou mais de 347 milhões de transações com cartões de benefícios.
Os cartões
private label atendem às necessidades de empresas com grande volume de vendas e frequência de compras, como lojas de departamentos, supermercados e magazines. A Redecard desenvolveu uma solução tecnológica que permite a captura e a transmissão das transações feitas com cartões
private label. Esses cartões levam a marca própria do estabelecimento e operam na função
private, dentro da loja, podendo, também, ter bandeira, o que permite sua utilização nos demais estabelecimentos credenciados ao Sistema Redecard.
Em 2009, a Companhia processou mais de 24 milhões de transações com cartões
private label.
RECEBIMENTO ANTECIPADO DE VENDAS (RAV)
|
|
|
|
|
2007 |
2008 |
2009 |
% Antecipação sobre
Volume Financeiro de Crédito |
19,6% |
23,2% |
23,4% |
Volume Financeiro das Antecipações R$ milhões |
13.454 |
19.251 |
23.035 |
Prazo Médio dias |
57 |
55 |
60 |
ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS [POS]
|
|
|
|
|
2007 |
2008 |
2009 |
Quantidade do final de cada período |
782.270 |
887.761 |
986.551 |
É um serviço disponibilizado nas maquininhas instaladas em estabelecimentos comerciais para recarga eletrônica de créditos em celulares pré-pagos, mediante o uso de cartões de débito. A operadora de telefonia móvel remunera tanto a Redecard quanto o estabelecimento comercial com um percentual sobre o valor da recarga. O produto aumenta a utilização das maquininhas e possibilita o aumento do fluxo de pessoas no estabelecimento.
Serviço que permite o saque de até R$ 100 em dinheiro pelos portadores de cartões de débito ao realizarem compras de, no mínimo, R$ 20 em estabelecimentos credenciados pela Redecard. Não há taxa de desconto sobre o valor do saque para o os estabelecimentos comerciais participantes. O Compre & Saque garante mais segurança ao portador, que evita os riscos de utilização de caixas eletrônicos, incentiva o uso do débito para a realização de compras e gera um fluxo adicional de clientes para o comércio.
Consulta de cheques (SERASA)
Por meio das maquininhas da Redecard, é possível consultar o cadastro do emissor do cheque no SERASA de forma fácil e rápida.
Trata-se de um serviço que transforma o celular do consumidor em cartão de crédito, permitindo a utilização do celular para efetuar pagamentos nos estabelecimentos.