COMPANHIA SUSTENTÁVEL

Responsabilidade ambiental

Apesar de ser essencialmente uma empresa de serviços, a Porto Seguro também gera impactos ao meio ambiente. Por essa razão, procura investir em iniciativas de responsabilidade ambiental diretamente relacionadas ao seu negócio, como é o caso do Bike Socorro e da Bike Vistoria.

A Companhia, contudo, entende que isso não basta para construir um mundo sustentável e que, portanto, é preciso encontrar outras formas de contribuição e estender a conscientização aos funcionários. Dessa forma, promove ações como A Hora da Terra e as campanhas de coleta de óleo de cozinha, pilhas e baterias, que não se limitam somente ao ambiente organizacional, mas permitem também a multiplicação da consciência ambiental para além dele.

 
BIKE SOCORRO

Segurados Auto contam com o serviço Bike Socorro, em que atendimentos mais simples, que possam ser feitos no próprio local, são prestados por ciclistas. Inclui troca de pneu, reposição de combustível, recarga de bateria, panes simples, entre outros. A utilização de bicicletas para atendimento tem como propósito não apenas conferir maior agilidade ao atendimento, como também contribuir para a redução de gás carbônico (CO2), principal poluente lançado na atmosfera pelos automóveis, como os guinchos e vans utilizados pela Porto Seguro em determinados serviços.

 
BIKE VISTORIA

Similar ao Bike Socorro, a Porto Seguro substituiu o carro por bicicleta no atendimento a segurados Auto da capital de São Paulo que solicitam vistoria em domicílio. Com esse tipo de veículo, o prestador de serviço ganha maior qualidade de vida, o segurado em agilidade e a Companhia evita a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Com a implantação da Bike Vistoria, evita-se a emissão média de 218 kg de CO2/mês.

 
SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Porto Seguro preparou programação especial para comemorar a Semana do Meio Ambiente em 2011. No dia 31 de maio, a Companhia abriu as atividades para os funcionários e prestadores com a palestra “Sustentabilidade – conceitos e valores para nossas vidas”, apresentada pelo coordenador acadêmico dos cursos de Responsabilidade Social da FGV/SP, Reinaldo Bulgarelli. Em 2 de junho, promoveu para esse mesmo público a oficina “Cultive o seu tempero”, uma atividade de educação ambiental que ensina como reutilizar materiais e plantar pequenas hortaliças em casa. No dia 5 desse mesmo mês, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia promoveu sessão aberta ao público do espetáculo infantil “Peter Pan e Pinóquio salvando a natureza”, atração também integrante da 1ª Virada Sustentável, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, nos dias 4 e 5 de junho. O objetivo de todas essas atividades foi despertar a consciência ambiental junto aos públicos participantes, em sintonia com as ações já promovidas pela Porto Seguro com funcionários, clientes e parceiros.

Os eventos ocorreram no Complexo Matriz, no bairro de Campos Elísios, região central da capital de São Paulo.

 
HORA DA TERRA

Nos dias de tempo bom ou parcialmente nublados, as luzes do complexo de edifícios da sede e das sucursais são apagadas entre 11h30 e 13h30. A ideia é gastar menos energia nesse período e conscientizar os funcionários de que o mesmo pode ser feito em suas casas. Com essa atitude simples, a Porto Seguro já economizou 532.00kWh desde a implementação do programa, o equivalente ao consumo de 2,9 mil famílias paulistanas em um mês.

 
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA

Além da Hora da Terra, a Porto Seguro adota outras medidas para a redução do consumo nominal de energia elétrica e água em seus edifícios. Entre elas, estão a definição de horário fixo para ligar e desligar ar-condicionado e energia elétrica, a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas PL, a conscientização de funcionários e colaboradores a respeito de boas práticas de uso dos microcomputadores e a implantação de dispositivos de transformação de energia, como capacitores, para correção de fator de potência, eliminando gastos de energia excedente. Novas instalações mais eficientes estão sendo realizadas para reduzir a carga de ar-condicionado. Prevê-se, também, a utilização de persianas autorreflexivas, além dos brises, que são empregados nas principais fachadas dos prédios da Companhia há cerca de dez anos. Também estão sendo utilizadas lâmpadas de LED em caráter de teste, a fim de reduzir o consumo de energia e eliminar resíduos poluentes.

Além disso, há um programa de redução e reenquadramento de faixas, por meio da instalação de equipamento na entrada de energia, medindo picos e depressões nos consumos e na tensão de entrega da concessionária, incluindo o ajuste relativo entre energia capacitiva e indutiva. Essas iniciativas vêm permitindo a redução de até 26% do consumo nominal de energia elétrica.

Com relação ao consumo de água, há projetos de redução que identificam problemas na rede e oportunidades de melhoria de reenquadramento de faixas e redução da vazão de água, o que se reflete no consumo.

Controle na Matriz

No Complexo Matriz, especificamente, desde março de 2010 a Porto Seguro monitora e controla o consumo de água, energia elétrica e diesel. A partir da implantação do gestor de contas condominiais está sendo construído um banco de dados para possibilitar comparações
quanto ao grau de desempenho de cada instalação.

Entre os indicadores apurados, estão:

  • Indicadores de consumo de energia elétrica kWh/m² (quilowatts por metro quadrado de área de escritório);
  • Indicador de consumo de água L/m² (litros por metro quadrado de área de escritório);
  • Indicador de consumo água L /per capita / dia (litros por pessoa, por dia);
  • Indicador de consumo de diesel em L/m² (Litros de diesel por metro quadrado).

No quesito eficiência energética, a área de assistência técnica deu início a um projeto VDI - Thin Client, que consiste na virtualização de desktops, ou seja, processo que, por meio do compartilhamento de hardware, permite a execução de inúmeros sistemas operacionais em um único equipamento. Além dos 50 terminais implantados em 2010, foram instalados mais 950 em 2011. Essa solução possibilita a redução de aproximadamente 79% no consumo de energia elétrica. Também está sendo realizada gradativamente a substituição dos monitores CRT por monitores LCD. E estão em fase inicial estudos para a substituição dos geradores de energia elétrica a diesel por geradores de energia elétrica com a utilização de gás natural.

 
CAMPANHA COLETA ÓLEO DE COZINHA

A Porto Seguro coletou em 2011 mais de 4 mil litros de óleo de cozinha em postos de coleta instalados em suas sucursais. O óleo é depositado acondicionado em recipientes como potes de plástico. Todo o material coletado é destinado à fabricação de biodiesel, um combustível renovável. O recipiente de acondicionamento também é enviado à reciclagem.

Com essa campanha, a Porto Seguro procura conscientizar e educar a população sobre os problemas gerados pelo descarte de óleo vegetal na água. O material provoca o entupimento das redes de esgoto, aumentando os custos para o tratamento, e polui rios e represas. Um único litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água.

 
RECICLAGEM DE CARTÕES PLÁSTICOS, PILHAS E BATERIAS

A Porto Seguro disponibiliza postos de coleta de cartões plásticos, pilhas e baterias em suas sucursais e alguns Centros Automotivos para dar a correta destinação a esses materiais. Ao todo, são 112 postos, espalhados pelo Brasil. Os materiais coletados são triturados e encaminhados a recicladoras para a fabricação de diversos itens plásticos, sais e óxidos, que são posteriormente reutilizados pela própria indústria eletroeletrônica.

Em 2011, foram coletadas mais de duas toneladas de resíduos. Conscientizar segurados e a população sobre a importância do correto descarte desses materiais é de extrema importância porque pilhas, baterias e cartões magnéticos possuem componentes que podem contaminar o solo quando descartados no lixo comum.

 
PROGRAMA DE COLETA SELETIVA

O Programa de Coleta Seletiva Porto Seguro descartou corretamente 123 toneladas de resíduos recicláveis em 2011, 75% a mais que em 2010, devido à expansão do Programa.  O aumento decorreu da instalação de novos coletores seletivos de resíduos nos edifícios da matriz e nas sucursais da Grande São Paulo e do Rio de Janeiro.

 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em 2011, o Portal Eco Ambiente, que divulga informações socioambientais para funcionários e prestadores de serviços, registrou 2.859 acessos. O portal está dividido em três seções: “Na Companhia”, “Em sua casa” e “No Planeta”. A primeira traz informações sobre ações que funcionários e prestadores de serviço podem realizar no ambiente de trabalho, que vão desde direcionar corretamente o resíduo no coletor até diminuir o consumo de recursos. Na seção “Em sua casa” é possível encontrar medidas simples e dicas que podem ser aplicadas nas residências. Já em “No Planeta”, estão disponíveis indicações de movimentos, reflexões de especialistas e notícias sobre meio ambiente.

Canecas corporativas

Em 2011, houve redução de 30% no consumo de copos descartáveis. A diminuição foi decorrente do lançamento da coleção de canecas “Um brinde ao consumo consciente!”, que estavam disponíveis em cinco modelos. Foram distribuídas mais de 14 mil canecas.

Sacolas de pano

A Porto Seguro lançou, em 2011, sacolas de pano, voltadas para substituir as versões em plástico. Mais de 8 mil sacolas foram adquiridas por funcionários, corretores e prestadores de serviço.

 
PROGRAMA DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE PAPEL

Mais de 160 mil folhas de papel foram economizadas apenas na Matriz, em 2011. A Companhia vem incentivando o uso do verso de cada folha para cópias, impressões e rascunhos. Dicas de como diminuir o uso da impressão foram lançadas no Portal Eco Ambiente.

 
ABRIGO DOM BOSCO

A Porto Seguro apoia, desde 2007, o Abrigo Dom Bosco, um núcleo de catadores de materiais recicláveis mantido pelo Liceu Coração de Jesus-Salesianos. O abrigo ajuda a 57 pessoas, proporcionando geração de renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Contribui, ainda, para a preservação do meio ambiente por meio da correta destinação de resíduos. Em 2011, foram realizados 12 encontros com o objetivo de fortalecer o grupo de abrigados, engajá-los para o diálogo e capacitá-los para a formação de uma futura cooperativa de reciclagem de materiais.

 
INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA

Em 2011, a Porto Seguro deu continuidade ao movimento para reduzir suas emissões de carbono iniciado em2008, quando fez seu primeiro inventário de emissões. A Companhia seguiu para tal as diretrizes do GHG Protocol Brasil (Protocolo de Gases do Efeito Estufa), ferramenta mais utilizada para esse tipo de medição. Os resultados do inventário incentivaram ações como a substituição da frota por carros flex e a adoção do etanol como combustível padrão. Os dados estarão disponíveis no site www.registropublicodeemissoes.com.br a partir de 31/05/2012.

 
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS AUTOMOTIVOS

Objetivos do programa

  • Eliminar o risco de poluição ambiental proveniente dos resíduos perigosos gerados nos CAPS.
  • Doação da sucata ferrosa para cooperativas de reciclagem de materiais, gerando renda e inclusão social e conferindo caráter socioambiental ao programa e à atuação dos CAPs.
  • Tratar todos os resíduos perigosos – classe I.
  • Adequar e padronizar a infraestrutura de armazenamento e descarte para torna-la ambientalmente adequada para os resíduos.

Em 2011, a Porto Seguro adquiriu dois caminhões de médio porte, do tipo Sprinter, para ampliar o programa Gerenciamento de Resíduos Automotivos.

Com a aquisição dos veículos, a coleta foi estendida para 54 unidades dos CAPs (Centros Automotivos Porto Seguro) e outras dez oficinas referenciadas pela área de Sinistro Auto. Foram corretamente encaminhadas mais de 200 toneladas de sucata.

O programa é realizado em parceria com a Cooperativa Vira Lata, responsável por recolher as sucatas geradas pelos atendimentos nos CAPs, desmontá-las, descaracterizá-las e descarta-las de forma correta, a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente e evitar o uso indevido das peças. A iniciativa fomenta, ainda, a inclusão social e a geração de renda. Em média, quase 70 cooperados da Vira Lata são beneficiados pelos recursos obtidos a partir da reciclagem.

A parceria entre a Porto Seguro e a Cooperativa começou em 2007, a partir da doação de materiais recicláveis do Complexo Matriz e das Sucursais da Grande São Paulo. A coleta de sucatas automotivas é realizada desde 2008. A Companhia também auxilia a Cooperativa por meio de consultorias administrativas, doações e compra de equipamentos.

 
CONSERVAÇÃO DE PRAÇAS

A Porto Seguro assumiu o compromisso de realizar a manutenção de áreas verdes de seis locais da capital paulista:

  • O canteiro da rua Manoel Monteiro de Araújo, na Vila Jaguará;
  • A Praça David Raw, na região da Avenida Pacaembu;
  • A Avenida Carvalho Pinto, na Penha;
  • O canteiro central da Avenida Rio Branco, desde a alameda Eduardo Prado até a avenida Duque de Caxias;
  • A Praça Princesa Isabel e a Praça Largo Coração de Jesus na região de Campos Elísios;
  • O canteiro central da Avenida Gal. Edgar Faccó, em Pirituba.

Em 2011, iniciou também um projeto de arborização no entorno do Complexo Matriz.

Topo

Fale com o RI

Telefone: +55 11 3813-6034

Email: ri@portoseguro.com.br

Copyright © 2011 - Porto Seguro