A PORTO SEGURO

Estrutura de governança corporativa

A estrutura de governança corporativa da Porto Seguro é composta por Conselho de Administração, Diretoria e Comitê de Auditoria. Esses órgãos são responsáveis por planejar e conduzir os negócios da Companhia, assim como fiscalizar a correta implementação das estratégias, a efetiva obtenção dos resultados e o cumprimento das exigências legais e de boas práticas de negócios. O Estatuto Social prevê a instalação de um Conselho Fiscal quando solicitado por acionistas, conforme a legislação. Atualmente, não há Conselho Fiscal instituído.

As responsabilidades do Conselho de Administração incluem o estabelecimento das políticas gerais da Companhia, a eleição dos diretores, a supervisão da administração e a aprovação de determinadas operações. Em conformidade com o Estatuto Social, esse órgão deve ser composto por no mínimo cinco e, no máximo, sete membros.

Atualmente, o Conselho é composto por sete membros, todos obrigatoriamente acionistas da Companhia, dos quais dois são independentes. Os conselheiros são eleitos em assembleia geral ordinária de acionistas para cumprir mandato de um ano, passível de reeleição. Os acionistas têm o poder de destituí-los a qualquer momento.

Atualmente, o Conselho de Administração tem a seguinte composição:

Jayme Brasil Garfinkel

Presidente do Conselho

É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970) e possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (1975). Ingressou na Porto Seguro em 1972 como Assistente da Diretoria, assumindo o cargo de Diretor Vice- Presidente em 1978. Foi membro do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) de 1987 a 1991 e Presidente do Sindicato de Companhias de Seguro e Capitalização do Estado de São Paulo de 1989 a 1990. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Porto Seguro S.A., exercendo, ainda, cargos de Diretor Presidente em controladas e controladoras. É também Presidente da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais) e Diretor Vice-Presidente da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

Pedro Moreira Salles

Vice-presidente do Conselho

Salles é bacharel, com grandes honras, em economia e história pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Cursou os programas de relações internacionais na Yale University e de Owner/President management na Harvard University. Hoje é presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A., cargo ocupado desde janeiro de 2009, e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco Itaú BBA S.A., cargo ocupado desde fevereiro de 2009.

Casimiro Blanco Gomez

Conselheiro

É formado em Ciências Contábeis (1972) e Ciências Econômicas (1974) pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e pós-graduado em Controladoria (1980) pela Fundação Getulio Vargas. Ingressou na Porto Seguro como contador em 1974, assumindo o cargo de Diretor de Controladoria em 1983, sendo que entre os anos 2000 e 2010 foi Vice-Presidente. Foi também Diretor Vice-Presidente da Porto Seguro Vida, Diretor Vice-Presidente da Azul Seguros, Diretor Vice-Presidente da Porto Seguro Saúde, Diretor da Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e Diretor da Porto Seguro Uruguay. Foi Diretor desde 1992 e Presidente do Sindicato das Companhias de Seguros do Estado de São Paulo de 2001 a 2003, foi membro da Comissão de Assuntos Contábeis e Fiscais do Sindicato das Companhias de Seguros e Capitalização do Estado de São Paulo e da Fenaseg (Federação Nacional de Seguros Gerais). Colaborou com o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) em diversos estudos. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A e membro do Conselho de Proteção ao Seguro, ambos da Confederação Nacional de Seguros.

Jorge Diamant Schulhof

Conselheiro

É formado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1969) e pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getulio Vargas (1972). Possui experiência de 35 anos como Diretor Financeiro e Superintendente em empresas de mineração e metalurgia e indústria eletroeletrônica, tendo atuado, durante 15 anos, como Diretor de Relações com Investidores em companhias abertas. Atualmente é Membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A., da Companhia Brasileira de Lítio S.A. e consultor independente com ênfase na área financeira, notadamente no que tange à reestruturação financeira de empresas.

Marcos de Barros Lisboa

Conselheiro

É membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. desde julho de 2011 e membro do Conselho de Administração da Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A. desde maio de 2011. É também membro do Conselho de Administração da Dibens Leasing S.A. - Arrendamento Mercantil desde abril de 2009. Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Itaú Unibanco Holding S.A. desde abril de 2009. É Diretor Vice-Presidente do Itaú Unibanco S.A. desde abril de 2010, tendo sido Diretor Executivo de novembro de 2008 a abril de 2010. Desde março de 2011 é Diretor Superintendente da Itaú Seguros S.A., tendo sido Diretor de março de 2009 a março de 2011. É Diretor Vice-Presidente do Unibanco - União de Bancos Brasileiros S.A. desde abril de 2010, tendo sido Diretor Executivo de julho de 2006 a outubro de 2009. Foi também Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005 e Presidente do IRB - Brasil Resseguros S.A. É graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - URFJ e Doutor em Economia pela University of Pennsylvania (EUA).

Fernando Kasinski Lottenberg

Conselheiro independente

É Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito e Doutor em Direito Internacional Público, ambos pela Universidade de São Paulo. Advogado atuante na área de direito empresarial.

Pedro Luiz Cerize

Conselheiro independente

É Conselheiro Independente das empresas CVI, OHL e Copel. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - São Paulo e possui MBA em Finanças pelo IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Trabalhou na Corretora Socopa, no Banco Fator e no Banco BBA Creditanstalt. É um dos fundadores e o administrador da Skopos Administradora de Recursos. Foi eleito membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. pela primeira vez em 2008.

Os Diretores são responsáveis pela execução das decisões do Conselho de Administração e pela administração cotidiana da Companhia. Cada Diretor também tem responsabilidades individuais, que são determinadas pelo Conselho de Administração.

A Diretoria é composta por no mínimo três e, no máximo, cinco membros, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração. O órgão é composto por um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro – que acumula também as funções de Diretor de Relações com Investidores –, um Diretor Jurídico e, eventualmente, Diretores sem designação específica. O prazo de gestão é de um ano, sendo permitida a reeleição.

Jayme Brasil Garfynkel

Diretor Presidente

É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970) e possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (1975). Ingressou na Porto Seguro em 1972 como Assistente da Diretoria, assumindo o cargo de Diretor Vice- Presidente em 1978. Foi membro do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) de 1987 a 1991 e Presidente do Sindicato de Companhias de Seguro e Capitalização do Estado de São Paulo de 1989 a 1990. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Porto Seguro S.A., exercendo, ainda, cargos de Diretor Presidente em controladas e controladoras. É também Presidente da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais) e Diretor Vice-Presidente da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

Marcelo Barroso Picanço

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

É Mestre em Administração pela Coppead (instituto de pós-graduação e pesquisa em administração da UFRJ e pela Wharton School, da University of Pennsylvania. Possui ainda graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ingressou na Porto Seguro em julho de 2006 como Diretor Financeiro, assumindo, posteriormente, as posições de Diretor Geral da Portoseg (Financiamento e Cartão) e Diretor Geral da Portopar (DTVM). A partir de julho de 2010, passou a acumular também a Diretoria de Relações com Investidores e Planejamento Estratégico. Antes de ingressar na Companhia, ocupou o cargo de Diretor em Serviços Financeiros da consultoria Booz Allen Hamilton (atual Booz&Co), onde desenvolveu projetos de posicionamento estratégico, desenho e transformação organizacional para empresas líderes no Brasil e na América Latina.

Lene Araújo de Lima

Diretor Jurídico

Iniciou sua carreira na Porto Seguro em 1994, no departamento Jurídico. Em 2001 foi promovido a gerente Jurídico e, em junho de 2008, assumiu a diretoria Jurídica, sendo responsável pelas áreas Jurídica, Sindicância, Prevenção à Fraude e Controles Internos. Atualmente, é diretor Jurídico da Porto Seguro S.A. e de suas controladas Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, Porto Seguro Saúde S.A., Itaú Seguros de Auto e Residência S.A., Azul Companhia de Seguros Gerais e do Instituto Porto Seguro. É também diretor da Portoseg S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento, Portopar D.T.V.M Ltda, Porto Seguro Administradora de Consórcio Ltda, Portoserv Promotora de Serviços Ltda. e da Portomed - Porto Seguro Serviços de Saúde S.A. É, ainda, Presidente do Conselho Fiscal da Portoprev - Porto Seguro Previdência Complementar. É advogado, com especialização em Processo Civil pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP e MBA Executivo Internacional pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Criado pelo Conselho de Administração, tem como principal objetivo apoiar a administração das empresas do Grupo Porto Seguro no que se refere às boas práticas de governança corporativa, visando garantir a transparência dos negócios aos acionistas e investidores.

Deve ser composto por no mínimo três e, no máximo, cinco membros, eleitos pelo Conselho de Administração para cumprir mandato com prazo estabelecido por esse mesmo órgão. É permitida a reeleição, desde que a permanência no cargo não ultrapasse cinco anos. Existe a possibilidade de assumir o posto novamente, mas apenas três anos após o final do mandato anterior. Conselheiros de Administração podem ser eleitos como membros, desde que cumpram todos os requisitos e vedações do cargo, definidos no regulamento do Comitê.

Hoje, o Comitê de Auditoria é constituído pelos seguintes membros:

Evandro César Camillo Coura

Formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1980) e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Controle Gerencial e Operações pelo Coppead (instituto de pós-graduação e pesquisa em administração da UFRJ - 1986). Foi Diretor de Controle e Gestão de Riscos da Fibra Celulose S.A., Presidente da Gaia Energia Participações e Diretor Presidente e de Relações com Investidores do Grupo Rede - Empresas de Energia Elétrica.

Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto

Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, com especializações em Direito Eletrônico pela Harvard Extension School, Chicago-Kent College of Law e Universidade de Buenos Aires. É membro da Conjur (Consultoria Jurídica) da FIESP, ex-membro do Conselho da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), e Vice-Presidente da Comissão da OAB/SP sobre Mercado de Capitais e Governança Corporativa. É autor do livro Lei das Sociedades por Ações Anotada, publicado pela Editora Saraiva.

Tereza Grossi

Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Minas Gerais. É Especialista Financeira do Comitê de Auditoria do Itaú Unibanco Holding S.A. desde julho de 2004 e membro do Comitê de Auditoria da BM&FBOVESPA desde maio de 2009.

Topo

Fale com o RI

Telefone: +55 11 3813-6034

Email: ri@portoseguro.com.br

Copyright © 2011 - Porto Seguro