03PLATAFORMA PARA OS PRÓXIMOS 70 ANOS

MERCADO DE ATUAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE VENDAS

Mineração do Crisotila

Nos últimos anos, o foco da área comercial da SAMA são os mercados mais rentáveis, lembrando que o crisotila, apesar de ser um mineral, não é comercializado como uma commodity.

A SAMA operou em capacidade máxima durante todo o ano de 2010, tendo extraído um total de 302 mil toneladas de mineral crisotila, sendo que o volume comercializado foi de 306 mil toneladas, o que obrigou a mineradora a reduzir os níveis de estoque.

A maior parte da produção – 55% – foi destinada ao mercado interno devido à maior rentabilidade em decorrência do aquecimento do setor de construção civil. Esse total representa um crescimento de 20% em relação a 2009. Internamente, as vendas são feitas para as indústrias de fibrocimento. Ao exterior, foram destinados 45% da produção. Os clientes da SAMA estão sediados nos seguintes países: Índia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Angola, Tailândia, México, Malásia, Sri Lanka e Colômbia.

Os preços são regidos pelo mercado e pela demanda. Todo o transporte é terceirizado para empresas que atendem a rigorosos padrões de qualidade e segurança. No mercado interno, o preço, em 2010, foi 8,4% superior em relação a 2009, enquanto o praticado no mercado externo evoluiu 8,9%.

A mineradora brasileira se diferencia de suas concorrentes pelo baixo desvio da qualidade de sua fibra e pelo respeito aos prazos de entrega combinados, independentemente do destino final do mineral ser no Brasil ou no exterior.

PRODUTOS ACABADOS

Fibrocimento

O ano de 2010 foi o melhor da história da Eternit, pois a Companhia operou acima de 90% da capacidade de produção e ampliou seus pontos de venda de 13 mil para 14 mil em função do forte desempenho do setor de construção civil.

Para aumentar a velocidade da força de vendas, a Eternit informatizou sua equipe de vendas com notebooks. Em vez de telefonar para a central para processar os pedidos ou fazer consultas, a equipe acessa os dados dos clientes pelo equipamento móvel para acelerar o processo de venda. Em 2010, a Eternit vendeu 827 mil toneladas de fibrocimento, 13% superior a 2009.

Nos próximos anos as construtoras serão o alvo da Companhia, visto que desse volume vendido em 2010, apenas 2% foram destinados a elas.

 

A venda dos novos produtos (telhas metálicas, caixas d’água de polietileno, louças, assentos sanitários e filtros para tubulações de água) cresceu significativamente em relação a 2009, e é reflexo da confiança dos consumidores na marca Eternit. A sua contribuição na receita líquida consolidada em 2010 foi de 3,4%.


Estoque de telhas de fibrocimento

Telhas de Concreto

Com a aquisição da Tégula, em 11 de fevereiro de 2010, a Eternit passou a ter um portfólio de produtos mais robusto, além de passar a atender a todas as camadas sociais. A Tégula é líder em seu setor com um market share de aproximadamente 35% e dispõe de um portfólio com mais de 33 linhas de produtos, sendo as telhas de concreto a de maior representatividade.

Um dos diferenciais da Tégula é o Clube de Arquitetos, no qual seus produtos são especificados entre os consumidores. Os produtos Tégula têm como destino, em sua maioria, a população das classes média e alta. Para as construtoras, a telha BIG vem se tornando uma opção interessante. Com essas empresas, foram realizados negócios expressivos em 2010.

Por meio do gráfico abaixo, demonstramos o desempenho da Tégula nos trimestres de 2010.

Topo

Fale com o RI

Telefone: +55 11 3813-6034

Email: ri@eternit.com.br

Copyright © 2011 - Eternit