Sobre o relatório
[GRI 3.1 3.2 3.3 3.5 3.6 3.7 3.8 3.9 4.8 4.14 4.15]


O Relatório Anual de Sustentabilidade 2015 (ano-base 2014) da 3M do Brasil segue, pelo quinto ano consecutivo, a metodologia GRI (Global Reporting Initiative), que traz diretrizes para monitoramento de indicadores econômicos, sociais e ambientais. Trata-se do método mais completo e aceito para relatórios de sustentabilidade atualmente.

O relatório foi autodeclarado como Nível B (entenda o que significa no quadro a seguir). O material aborda o desempenho da subsidiária brasileira de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014.

*Para efeitos de melhoria, periodicamente, a GRI atualiza as versões de sua metodologia. A utilizada neste Relatório é a versão G3.1.

Os indicadores foram priorizados de acordo com a relevância para a 3M do Brasil e os públicos de relacionamento com os quais a companhia se relaciona periodicamente – clientes, funcionários, consumidores finais, governo, comunidade e universitários. Esses stakeholders participaram da consulta on-line na qual puderam apontar cinco aspectos que compõem a metodologia GRI que gostariam de ver retratados no documento. O cruzamento dos temas preferidos desses públicos com a percepção de importância e aplicabilidade nos quadrantes “Mais relevantes” e “Relevantes” são os que aparecem efetivamente no relatório. As respostas a eles contemplam todas as unidades da 3M do Brasil (Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga, Mairinque e São José do Rio Preto – SP e Manaus – AM). Exceções estão apontadas individualmente.

Aspectos a serem reportados
    Desempenho econômico (ex.: valor gerado e distribuído etc.)
    Materiais (ex.: consumo de materiais, reciclagem etc.)
    Energia (ex.: consumo de energia, medidas para a redução etc.)
    Água (ex.: consumo de água, fontes hídricas afetadas etc.)
    Emissões, efluentes e resíduos (ex.: emissões de gases de efeito estufa, outras emissões etc.)
    Produtos e serviços (ex.: extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços)
    Geral (ex.: total de investimentos e gastos com proteção ambiental)
    Emprego (ex.: benefícios oferecidos a empregados, taxa de retorno ao trabalho após licença maternidade etc.)
    Saúde e segurança no trabalho (ex.: percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, tipos e taxas de lesões etc.)
    Práticas de investimento e de processos de compra (ex.: número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluem cláusulas de direitos humanos etc.)
    Não discriminação (número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas)
    Total
    Comunidade (ex.: operações com impactos negativos significativos reais e potenciais nas comunidades locais etc.)
    Corrupção (ex.: número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados etc.)
    Rotulagem de produtos e serviços (ex.: resultados de pesquisas de satisfação do cliente etc.)
Aspectos a serem reportados
    Presença no mercado (ex.: variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário mínimo local etc.)
    Políticas públicas (ex.: valor total de contribuições para partidos políticos e políticos, discriminados por país e destinatários/beneficiário)
    Conformidade (multas e sanções não monetárias devido a não conformidades com leis e regulamentos ambientais)
    Transporte (ex.: impactos no meio ambiente devido a transporte de produtos etc.)
    Relações entre os trabalhadores e a governança (ex.: prazo mínimo para notificação sobre mudanças operacionais etc.)
    Treinamento e educação (ex.: número médio de horas de treinamento por ano por empregado, programas de gestão de competências etc.)
    Diversidade e igualdade de oportunidades (ex.: composição dos grupos responsáveis pela governança de acordo com gênero, raça e faixa etária etc.)
    Liberdade de associação e à negociação coletiva (operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito)
    Trabalho infantil (operações e fornecedores identificados como de risco para a ocorrência de casos de trabalho infantil e medidas tomadas para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil)
    Trabalho forçado ou análogo ao escravo (operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo)
    Práticas de segurança (percentual do pessoal de segurança que recebeu treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a direitos humanos que sejam relevantes às operações)
    Direitos indígenas (número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e medidas tomadas)
    Concorrência desleal (número total de ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados)
    Conformidade com leis e regulamentos (valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos)
    Saúde e segurança do cliente (ex.: percentual de categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias)
    Comunicações de marketing (ex.: venda de produtos proibidos ou contestados etc.)
    Privacidade do cliente (número total de reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e à perda de dados de clientes)
    Conformidade (valor  monetário de multas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços)
Anterior Topo