Pessoas: o patrimônio da 3M


Perfil do quadro funcional da 3M do Brasil
[GRI LA1]

Para a 3M o principal foco de suas operações são as pessoas. Consideradas o eixo estruturador de seu negócio, são elas as responsáveis pelo bom trabalho desenvolvido e pelo reconhecimento cotidiano da funcionalidade dos produtos da companhia, pertencentes a diversos segmentos. Diante da preocupação em atrair, desenvolver e engajar seus funcionários, a 3M do Brasil oferece políticas e práticas que focam no desenvolvimento, oportunidades de carreira, benefícios e reconhecimento, além de sempre estar atenta e ativa nos canais de comunicação da empresa.

A empresa aplica, anualmente, uma avaliação para todos os colaboradores, como parte do programa de desenvolvimento de carreiras. Para funcionários administrativos é utilizada a ferramenta de avaliação global EPR (Employee Performance Review), enquanto os que trabalham na produção utilizam a ferramenta local ADH (Avaliação de Desempenho de Horistas). Em adição ao EPR, que representa o plano anual de metas dos funcionários administrativos, há uma avaliação comportamental, feita pelos clientes internos. A partir de 2014, a avaliação comportamental passou a se chamar Comportamentos de Liderança. Os Comportamentos são seis: Joga para Vencer, Inova, Promove a Colaboração e Trabalho em Equipe, Prioriza e Executa, Desenvolve a Si Mesmo e As Pessoas e Age com Integridade e Transparência.

Também focada no desempenho de seus profissionais, é realizada, anualmente, uma avaliação da alta liderança (diretores) da companhia por seus pares no Brasil e na 3M Internacional. Muitos dos membros das diretorias de áreas como Operações Industriais, Jurídico, Recursos Humanos e Finanças possuem metas diretamente relacionadas ao desempenho ambiental, econômico e social, sendo o diretor-presidente responsável por todas as metas locais.

Ao final de 2014, a companhia contava com 4.175 colaboradores, sendo que, deste montante, 1.217 são mulheres e 2.958 são homens. Além dos funcionários próprios, a 3M do Brasil também possui 2.041 colaboradores terceirizados.

Adicionalmente, todos os empregados da companhia fazem jornada integral e possuem contrato de trabalho de tempo indeterminado.


[GRI LA2]

Taxa de novos empregados em 2014*

  Total de pessoas contratadas Taxa de novos empregados**
Mulheres 111 9,12%
Homens 247 8,35%
Total 358 8,57%
  • Colaboradores por categoria funcional e gênero

  • Colaboradores por faixa etária e gênero

  • Colaboradores por região e gênero


*Considera somente funcionários CLT que foram contratados em 2014
**A taxa de novos empregados é calculada por meio da fórmula número de contratados no ano/total de funcionários x 100.


Taxa de rotatividade por gênero em 2014*

  Total de pessoas que deixaram a empresa Taxa de rotatividade**
Mulheres 189 6,39%
Homens 72 5,92%
Total 261 6,25%
  • Contratações e desligamentos por faixa etária em 2014*

  • Contratações e desligamentos por região em 2014*


*Considera somente funcionários CLT que deixaram o emprego em 2014
**A taxa de demissões é calculada por meio da fórmula número de desligamentos no ano/total de funcionários x 100.

Anterior Topo