Os principais ativos intangíveis para a Brasil Telecom são os valores expressos por sua marca-mãe; sua carteira de clientes; seu capital intelectual; sua atuação ética, reforçando seus valores nas operações da Empresa; e uma comunicação interna eficaz, maximizando a interação das diferentes áreas da Brasil Telecom na busca de soluções tecnológicas para seus clientes.

MARCA BRASIL TELECOM

A marca da Brasil Telecom é a tradução da essência da Empresa. Ela ajuda a transmitir os principais valores da Empresa a clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e público em geral. Buscando coerência e unidade, a Brasil Telecom construiu seu portfólio de marcas, baseado em estudos que apontavam os principais atributos valorizados pelos clientes: confiabilidade, conveniência do portfólio, excelência no atendimento, qualidade dos serviços, tecnologia, responsabilidade e proximidade com seu público.

A arquitetura de marcas da Empresa é orientada a fortalecer a marca-mãe Brasil Telecom. Os produtos e serviços têm nomes descritivos e são endossados pela marca da Empresa, o que nos permite manter unidade e coerência na identidade visual. Essa estratégia também busca otimizar os investimentos em comunicação e nos posicionar de forma clara, aumentando a fidelidade dos nossos clientes.

A marca-mãe representa a identidade da Empresa. A Brasil Telecom, que tem como missão ser a melhor empresa de telecomunicações do país, líder em tecnologia, completa e convergente, vê no seu cliente o principal fator para sua existência, buscando entender suas necessidades e atendê-las com qualidade e eficiência.

Por meio de uma comunicação constante e alinhada, a Brasil Telecom vem construindo sua imagem frente aos clientes. Ao longo de 2007 trabalhou em suas campanhas de comunicação os atributos principais de cada produto e serviço, reforçando seus benefícios para o consumidor.

Reposicionou o CSP 14, reforçando que só a voz aproxima as pessoas, resgatou a importância da telefonia fixa ao mostrar sua evolução e posicionou sua banda larga Turbo apresentando as possibilidades ilimitadas da internet de quem quer tudo.

A comunicação nos lançamentos de produtos e serviços também reforçou a imagem de inovação e a preocupação da Brasil Telecom em oferecer para seus clientes o que há de melhor e mais novo no mercado.

A marca da Empresa carrega para as campanhas de comunicação sua força e credibilidade e, ao mesmo tempo, os benefícios oferecidos – e como eles são apresentados aos clientes, reforçam a marca da Brasil Telecom.

CARTEIRA DE CLIENTES

Os resultados alcançados com o lançamento da telefonia móvel comprovam a importância da carteira de clientes na Brasil Telecom. Os 8,4 milhões de clientes da telefonia fixa colaboram para fazer da Brasil Telecom Móvel a detentora de 13,2% de participação de mercado, após pouco mais de três anos de operação, o que representou a conquista de 4,3 milhões de clientes na Região II. Mas a possibilidade de alavancar a operação não está restrita à telefonia fíxa, já que o Internet Group, unidade de internet da Brasil Telecom, possui cerca de 4 milhões de usuários ativos de internet discada e mais de 1,3 milhão de clientes de banda larga em todo o Brasil.

CAPITAL INTELECTUAL

A gestão da Companhia é exercida pelos Conselhos de Administração e pelas Diretorias Executivas da Brasil Telecom Participações e da Brasil Telecom S.A. Cada uma das empresas também possui seu próprio Conselho Fiscal, responsável por fiscalizar sua Administração. A Brasil Telecom coloca seus profissionais como ponto fundamental para o sucesso de sua operação e os reconhece com um dos seus principais ativos intangíveis.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL DA DIRETORIA

Ricardo Knoepfelmacher
Ricardo Knoepfelmacher, conhecido como Ricardo K., assumiu a Presidência da Brasil Telecom Participações S.A. em agosto de 2005. Economista graduado pela Universidade de Brasília (UNB), fez seu MIM (Masters in International Management) em Thunderbird (Arizona, EUA). Trabalhou como executivo no Citigroup, no Grupo Nutrimental e foi consultor pela McKinsey & Company até ser um dos sócios-fundadores de uma empresa de consultoria e reestruturações empresariais vendida em 1998 para a consultoria estratégica da Monitor Group, que a transformou na sua subsidiária brasileira. Como principal executivo, conselheiro ou consultor, participou de mais de uma dezena de projetos de reestruturação operacional e financeira. Depois de ser o Presidente do projeto de reestruturação e venda da Pegasus Telecom, fundou a Angra Partners, empresa de gestão de fundos e advisory, que iniciou suas atividades apoiando fundos de private equity estrangeiros a reestruturar operações no Brasil. Desligou-se da empresa para assumir sua posição na Brasil Telecom.

Paulo Narcélio Simões Amaral
Desde abril de 2007, Paulo Narcélio conduz a Vice-Presidência de Finanças e Relações com os Investidores na Brasil Telecom. Antes disso, foi CFO e Relações com Investidores de várias empresas de telecomunicações como a TIM Nordeste e Tele Centro-Oeste Celular e de veículos de comunicação como o site UOL e o jornal Folha de S. Paulo. Atuou também como consultor financeiro de empresas como Aquaplus, Deprocer, Grupo Othon e foi Diretor de Operações Financeiras do Banco Inter-Atlântico, além de ser membro suplente do Conselho de Administração do jornal Valor Econômico, controlado pelos grupos Folha e Globo. Sua formação acadêmica começa por uma graduação em Economia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e segue com um MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-graduação em Comércio Exterior incompleto (UFERJ). Narcélio tem ainda cursos de educação executiva em Finanças e Marketing em Wharton, nos EUA, e Advanced Management Program em INSEAD, na França.

Francisco Aurélio Sampaio Santiago
Atua como Vice-Presidente de Operações da Brasil Telecom S.A., além de exercer a função de Diretor Técnico da Brasil Telecom Participações S.A. desde agosto de 2003. É também membro do Conselho de Administração do IG. Foi Vice-Presidente de Gestão Comercial e Rede e ocupou cargos de Diretor de Rede, Diretor Adjunto de Cumprimento de Metas e Diretor Adjunto de Rede na Brasil Telecom. Na Companhia também foi Diretor de Rede da Regional Centro (Brasília, Goiás e Tocantins) e da Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e CTMR no Rio Grande do Sul). Está no setor há 28 anos, tendo exercido, entre outros cargos, o de Diretor de Engenharia, de Recursos Humanos e do Departamento de Celular da Telebrasília. Santiago é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e fez cursos de pós-graduação em Telecomunicações pela Escola Nacional Superior de Telecomunicações (ENST) de Paris, em 1984, e de Teleinformática pela UnB, em 1987.

André Rizzi
É Vice-Presidente de Suprimentos da Brasil Telecom. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem MBA em finanças e operações pela Kellogg School of Business, nos Estados Unidos, e treinamento em finanças, negociações e reestruturação corporativa em Harvard, Oxford e IBMEC. Atuou como engenheiro de produção da Construtora Andrade Gutierrez em São Paulo. Foi sócio fundador da Angra Partners, empresa de gestão de fundos e advisory; gerente de projetos do Boston Consulting Group (BCG), e consultor da Monitor Company. Foi membro do Conselho de Administração do Metrô do Rio de Janeiro.

Fábio Moser
É Vice-Presidente de Governança e Negócios Corporativos da Brasil Telecom. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Cândido Mendes, tem mestrado em Administração de Empresas e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), além de cursos de extensão em Governança pela Harvard Business School. É também Presidente do Conselho da Fundação SISTEL de Seguridade Social, Presidente do Conselho Deliberativo das Fundações 14 e BrTPrev e membro do Conselho de Administração do IG. Atuou como Diretor de Administração e Relações com Investidores na Fiago Participações S.A. Na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI), foi gerente de acompanhamento de empresas estratégicas no setor de telecomunicações e gerente de equipe. Já foi membro do Conselho de Administração de cerca de dez empresas, entre elas a Brasil Telecom Participações S.A., a Brasil Telecom S.A. e a Solpart Participações S.A.

Luiz Francisco Tenório Perrone
O Vice-Presidente de Planejamento Estratégico e Assuntos Regulatórios da Brasil Telecom, Luiz Francisco Perrone, tem vasta experiência em telecomunicações nacional e internacionalmente. Foi Presidente da Hispamar Satélites, Vice- Presidente do Conselho Diretor da ANATEL, Diretor de Serviços e Presidente Substituto da Embratel. Na Intelsat, em Washington, atuou em várias posições em nível de Diretoria – Diretor de Relações Externas, Diretor de Operações, Diretor de Vendas, Diretor de Serviços. Antes disso, na Embratel, ocupou também os cargos de Chefe do Distrito de Belo Horizonte, Chefe de Engenharia da Região Sul, Superintendente Nacional de Operações (Rio de Janeiro), Chefe do Escritório em Washington e Assistente do Diretor de Operações Internacionais. Desempenhou ainda atividades técnicas na Telefunken do Brasil e Rohde und Schwartz em Munique na Alemanha. Perrone já foi professor assistente de Teoria de Circuitos na Faculdade de Engenharia da UFRJ, representou o Brasil e a Intelsat como delegado e chefe de delegação em diversas conferências internacionais da Intelsat, Inmarsat, Nações Unidas, União Internacional de Telecomunicações – UIT, Citel e outros organismos ligados às telecomunicações. Foi também Vice-Chairman e Chairman do Conselho de Administração da Inmarsat em Londres. Participou da Diretoria da Abrasat e participa atualmente das Diretorias da Abrafix e da Telebrasil (associações de classe de telecomunicações). Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Perrone também já participou de cursos de extensão na França, na Holanda e nos Estados Unidos.

ATUAÇÃO ÉTICA

Os princípios éticos que permeiam todos os processos da Brasil Telecom estão detalhados no Código de Ética, cuja elaboração contou com colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos, e traduzidos em ações concretas no dia-adia da empresa. A formalização das diretrizes para orientar a atividade profissional dos colaboradores e o relacionamento com todos os públicos deu-se pelos Códigos de Conduta – para colaboradores e fornecedores – da Diretoria de Suprimentos. A definição clara das regras fortalece a responsabilidade, favorece a confiança nos relacionamentos e direciona a tomada de decisão em todos os níveis.

TRANSPARÊNCIA NA COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS

Com o objetivo de reforçar sua busca pela transparência, a Brasil Telecom transmite ao mercado de forma clara e objetiva os seus resultados operacionais e financeiros. Em 2007, a Empresa realizou reuniões públicas com associações Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), encontro aberto à sociedade para apresentação dos principais resultados da empresa no trimestre ou no ano e de suas principais metas e desafios, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além disso, trimestralmente, são feitas teleconferências de divulgações de resultados, em português e inglês, com transmissão via webcast.

COMUNICAÇÃO INTERNA EFICAZ

Como uma atuação sistemática e educativa, a comunicação interna da Brasil Telecom tem como principal objetivo levar os colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos a entenderem de forma plena o negócio da empresa e se alinharem em torno dos valores e das metas corporativas. Para a divulgação eficiente das informações de importante relevância são utilizados canais e ferramentas próprios.

A Brasil Telecom conta com canais como a Intranet, a Revista Conexão 14, o jornal mural nas filiais, o mural eletrônico na matriz e o jornal eletrônico (newsletter), que democratizam as informações.