Preocupada com o desenvolvimento das comunidades da região onde está presente, a Brasil Telecom contribui de forma significativa para a melhoria dessas localidades por meio de ações voltadas ao fomento do esporte, da cultura, da preservação do meio ambiente, da inclusão social e digital, da defesa dos direitos das minorias e de projetos educacionais. A Brasil Telecom responsável pela manutenção de 48 projetos culturais e 20 projetos sociais.

Em 2007, a operadora aperfeiçoou os programas em curso e lançou as bases de um projeto ousado, o Oficina Digital.

PRIORIDADE PARA A EDUCAÇÃO

A Brasil Telecom desenvolveu uma iniciativa de grande repercussão social, que vai contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em escolas públicas brasileiras. O Programa de Educação, que será oficialmente lançado em 2008, prevê a instalação de Oficinas Digitais Modelos em 50 escolas.

O principio básico do Programa de Educação e Inclusão Digital da Brasil Telecom visa a utilizar a tecnologia como meio para alavancar o desenvolvimento da Educação. Será forte instrumento indutor para melhorar a vida de comunidades, promovendo seu progresso econômico e social. Atuará de forma complementar, com vistas a potencializar as ações de governo.

O programa foi estruturado a partir de experiências existentes, aproveitou as melhores práticas conhecidas e eliminou os problemas mais recorrentes, baseando- se em projetos desenvolvidos pela empresa em Goiás e no Distrito Federal.

Ainda no campo da educação, a Companhia apoiou o projeto Bolsa-Escola Cidadã, desenvolvido nos Estados de Goiás, Acre e Mato Grosso pela ONG Missão Criança, dedicada à defesa dos direitos humanos. O programa contempla com uma bolsa mensal as mães de crianças de comunidades carentes. Por trás da doação, o objetivo é contribuir para a erradicação do trabalho infantil e reduzir a evasão escolar. Em 2007, foram beneficiadas 1.971 crianças de 616 famílias.

Outro projeto de destaque é desenvolvido nas principais cidades de Santa Catarina. Trata-se da Inclusão Digital, promovida pelo Instituto Catarinense de Desenvolvimento Sustentável (ICADS), que qualifica os participantes para o uso das tecnologias da Informação e Comunicação. A iniciativa visa também à criação de núcleos para capacitação de 1.260 jovens e adultos no desenvolvimento de redes e ferramentas de comunicação e cidadania em condições de serem utilizadas pela população.

A Brasil Telecom apóia ainda o Esporte Clube Cidadão, trabalho desenvolvido no Bairro Restinga, de Porto Alegre, com jovens e crianças em situação de risco social. Sua missão consiste em ensinar práticas que provoquem reflexões sobre uma conduta ética na vida pessoal e profissional. O Projeto é liderado pelo técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga.

A Companhia está ligada à Junior Achievement, tradicional organização de educação prática em economia e negócios. O projeto atende a 19 mil alunos – desses, 600 são mantidos com o apoio da Brasil Telecom. Em 2007, a instituição criou o programa Ética na Escola, focado na discussão entre os jovens participantes sobre a ética na sociedade. O Projeto de Ética, ministrado por colaboradores voluntários capacitados pela Junior Achievement, entre eles o Presidente da Brasil Telecom, foi destinado a 45 mil alunos.

PROJETOS CULTURAIS

As iniciativas culturais também integram o rol de atividades patrocinadas pela operadora. No ano passado, a Brasil Telecom apoiou 48 projetos culturais, envolvendo diversas formas de manifestação artística, como: teatro, dança, cinema, literatura e música. Um deles se chama Tocando em Frente e promove oficinas de música para jovens de baixa renda, com idades entre 16 e 22 anos, do Distrito Federal.

Outra iniciativa é o Projeto Batucadeiros, voltado para jovens e adolescentes carentes, entre 5 e 21 anos, residentes na cidade de Recanto das Emas (DF). As atividades contemplam aulas de música e informática.

PROJETOS ESPORTIVOS

A Brasil Telecom manteve sua expressiva atuação no cenário esportivo nacional em 2007. Além de patrocinar atletas individuais, a Companhia reestruturou o seu principal projeto, a Equipe Brasil Telecom de Vôlei. Dessa forma, a Brasil Telecom cumpre o papel de destacar o trabalho da empresa à luz do esporte, reconhecendo novos talentos.

A equipe, que antes atuava no Distrito Federal, hoje representa a cidade de Brusque (SC) na Superliga Feminina e conta com atletas como Érika Coimbra, da Seleção Brasileira, e Radamés Lattari, consultor técnico da equipe e ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino. A Brasil Telecom patrocina ainda a equipe de vôlei masculino da Faculdades Integradas (UPIS), em Brasília, vicecampeã da Liga Nacional em 2007.

O incentivo ao esporte rendeu duas medalhas pan-americanas para o projeto esportivo da Brasil Telecom. No Rio 2007, a equipe de revezamento 4 x 100 brasileira, composta por dois patrocinados da Companhia, Vicente Lenílson e Rafael Ribeiro, foi campeã, assim como Lucimara Silvestre, que ganhou medalha de bronze no heptatlo. Esses atletas fazem parte da Equipe Brasil Telecom de Atletismo, comandada por Jayme Netto, que treina em Presidente Prudente (SP).

Robert Scheidt e Luciano Burti completam o quadro de atletas patrocinados pela Brasil Telecom. O velejador foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos 2007, além de ser octacampeão mundial da Classe Laser e vice-ampeão Mundial da Classe Star. Burti, por sua vez, é piloto da Stock Car e já competiu na Fórmula 1 pelas equipes da Ferrari, Jaguar e Prost Grand Prix.

O patrocínio da Companhia não está restrito apenas a atletas ou equipes: estende-se a eventos esportivos. Em 2007, a empresa patrocinou o Ironman Brasil Telecom 2007, pelo quinto ano consecutivo; o Ironman Brasil Telecom 70.3; e a Copa Brasil de Vôlei, realizada em outubro em Brusque, com participação dos principais times do vôlei nacional, masculinos e femininos.

PACTO GLOBAL E METAS DO MILÊNIO

A Brasil Telecom identificou nas Nações Unidas uma grande aliada para suas ações de sustentabilidade. Por meio da adesão ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa voluntariamente assumiu o desafio de disseminar os dez princípios relacionados aos Direitos do Trabalho, Proteção ao Meio Ambiente, Combate à Corrupção e Direitos Humanos. Este último – Direitos Humanos – destacou-se por meio da criação de diversas políticas, que visam à criação de um ambiente de trabalho favorável ao crescimento profissional e pessoal, eliminando todas as formas de discriminação. As práticas e atitudes sustentáveis também foram trabalhadas mensalmente pelos colaboradores que integram o Programa de Voluntariado Empresarial. Direcionados pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, programa estabelecido pelos países-membros das Nações Unidas, o envolvimento de nossos colaboradores em ações sociais reforçaram a cultura interna da co-responsabilidade social da Brasil Telecom.

A SUSTENTABILIDADE COMO VALOR

A Brasil Telecom, ao longo de 2007, desenvolveu ações no sentido de incorporar os conceitos de sustentabilidade e gestão responsável aos seus valores empresariais e à sua estratégia empresarial. Ao forte compromisso com apoio a projetos comunitários nas áreas de cultura, esporte, educação e meio ambiente soma-se também uma visão de perenidade que irá permear toda a organização, influenciando inclusive as decisões negociais.

Sustentabilidade na Brasil Telecom é resultado da adoção de valores e práticas que expressem o comprometimento da Brasil Telecom com seus acionistas e clientes, com a qualidade ambiental dos sistemas que a envolvem e com a eqüidade social das comunidades presentes na região onde atua.

Como resultado da incorporação destes conceitos nos valores e princípios de gestão da Empresa, a Brasil Telecom mobilizou seus executivos na constituição de um Comitê de Sustentabilidade e na realização de um diagnóstico sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa. O plano de ação em elaboração será implementado nos próximos anos, com início em 2008.