A principal atividade da NET é o serviço de TV por assinatura, que oferece pacotes de programação de conteúdo nacional e internacional, voltados a assuntos como cultura, esporte, notícias, filmes e entretenimento, para todas as idades. Além disso, a NET também oferece programação avulsa, através do sistema de Pay-Per-View e canais à la carte. O Pay-Per-View consiste, principalmente, em pacotes de campeonatos de futebol ou mesmo na venda de jogos avulsos. Já os canais à la carte estão mais voltados à oferta de conteúdo adulto ou étnico e são cobrados adicionalmente ao valor da assinatura mensal dos assinantes. Esses serviços avulsos vêm ganhando cada vez mais importância nas atividades da NET, ao passo que, a cada ano, vêm demonstrando crescimento sustentado de vendas, agregando valor às receitas da Companhia. [saiba mais...- ir para produtos de TV por assinatura]

O Vírtua, o produto de Internet em banda larga da NET Serviços, vem ganhando cada vez mais espaço: a cada trimestre constrói uma base de assinantes mais significativa. O Vírtua é atualmente oferecido em 12 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Santos, Florianópolis, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba) e já conta com quase 200.000 assinantes. [saiba mais... – ir para o Vírtua]

TV por Assinatura

Mercado Brasileiro de TV por Assinatura

A indústria de TV por assinatura no Brasil é explorada por, aproximadamente, 12 grupos econômicos e, segundo levantamento do SETA, em setembro de 2004, a indústria detinha cerca de 3,7 milhões de assinantes espalhados por todo o País. Esses grupos econômicos operam por meio de três sistemas distintos de TV por assinatura: Cabo, DTH e MMDS.

Ainda segundo o levantamento do SETA, em setembro de 2004, o serviço de TV a Cabo liderava o mercado em quantidade de assinantes com 59% do total, seguido do sistema DTH com 35% e do sistema MMDS com 6% do total de assinantes. A NET é a maior empresa de TV por assinatura do Brasil, com aproximadamente 38% do total dos assinantes da indústria e mais de 60% dos assinantes de TV a Cabo.

A seguir, encontra-se a descrição das modalidades de serviço de TV por assinatura existentes no Brasil.

Cabo - É o sistema mais utilizado no Brasil e a programação é transmitida por satélite das programadoras até o headend (central de recepção) da operadora de TV a cabo, e deste é transmitido para os assinantes por intermédio da rede de cabos ópticos e coaxiais. Embora o investimento necessário seja mais elevado do que os outros sistemas, a TV a cabo permite a utilização da rede para outros serviços, conjuntos ao de TV por assinatura como, por exemplo, a Internet em banda larga, telefonia convencional e voz por IP (Voip). Além disso, possui outras vantagens, como a maior facilidade de implantação de pontos adicionais e a inexistência de pontos sombra nas regiões cabeadas, como ocorre com os sistemas DTH e MMDS.

DTH (Direct To Home) - O Sistema DTH utiliza satélites de média e grande potência na transferência dos sinais. Essa tecnologia oferece um maior número de canais, bem como uma melhor qualidade de imagem, se comparada com a tecnologia já substituída da Banda C, que representa 100% de todos os serviços DTH no Brasil.

MMDS - É uma modalidade de serviço especial, que utiliza faixa de microondas para transmitir sinais a serem recebidos em pontos determinados dentro da área de prestação de serviço. Construir um sistema com a tecnologia MMDS requer menos investimentos do que construir uma rede de cabos ou DTH. Esse custo inicial mais baixo pode representar uma vantagem competitiva para as operadoras de MMDS no que se refere ao mercado de TV por assinatura. No entanto, tal vantagem não se aplica em áreas de maior densidade demográfica, pois o MMDS geralmente requer uma linha de visão desimpedida para transmitir seus sinais em microondas, que acabam por não passar através de obstruções. O MMDS ainda tem a desvantagem de ter uma capacidade limitada para inclusão de canais, além da baixa qualidade e confiabilidade do seu sinal.

Perfil dos Assinantes NET



Os assinantes da NET têm perfil socioeconômico de alto poder aquisitivo. São predominantemente pertencentes às classes A ou B, segundo pesquisas de mercado realizadas nos últimos anos.

Assim, a maior parte dos clientes tem bom grau de escolaridade. Do total, 53% têm nível superior, dos quais 8% são pós-graduados ou têm título de mestre. A base de assinantes também demonstra estar conectada com o mundo: 52% dos clientes dominam um segundo idioma e outros 72% possuem computador em casa, enquanto 62% têm acesso à Internet na residência.

Estão, em sua grande maioria, concentrados nas cinco maiores cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília) e, de forma geral, são avessos a substituir ou cancelar o serviço, uma vez que mais de 50% dos clientes da NET são assinantes há mais de 5 anos.