A Linx acredita que o mercado brasileiro tem um grande potencial de crescimento. De acordo com a pesquisa do IDC1, o mercado potencialmente acessível total de softwares para gestão de varejo no Brasil, representado por softwares de ERP e POS, é de R$ 7,4 bilhões, sendo que somente 7% foram explorados em 2011. O mercado deve crescer em média 18% de 2011 a 2015 no país, impulsionado por: estágios iniciais da rápida adoção de TI e softwares; maior formalização e digitalização da indústria varejista; crescimento da classe média brasileira; crescimento do setor varejista, levando a um aumento no número de novas lojas e à construção de novos shopping centers.
Os gastos com software no Brasil aumentarão significativamente nos próximos anos, conforme as empresas brasileiras continuem investindo em tecnologia e automação por meio do uso de softwares, devido principalmente à abertura de novas lojas. A Linx está focando também no lançamento de novas soluções que permite a realização de estratégias bem sucedidas de vendas cruzadas, pelos varejistas, aumentando a participação nos gastos de TI. O foco de atuação da Linx tem sido nas verticais varejistas que têm apresentado maior potencial de crescimento do mercado, em particular os varejistas de pequeno e médio portes, muitos deles baseados no modelo de franquias.
Os softwares oferecidos pela Linx permitem aos varejistas a adoção de mudanças nas suas necessidades comerciais por meio de um rápido ciclo de inovações, com atualizações frequentes, que geralmente contêm novas funcionalidades e oferecem suporte para o complexo sistema tributário brasileiro, bem como para as novas exigências regulatórias do país. Para atender às demandas de mercado, os softwares da Companhia evoluem com base nas exigências de desempenho e na experiência dos usuários. Por oferecer soluções de software como um serviço cloud-based, a Linx permite que seus clientes operem em versões sempre atualizadas sem ônus de investimentos para custos de upgrades, bem como possibilita a configuração dos aplicativos de forma que satisfizesse as necessidades comerciais específicas de cada cliente.
A Linx tem foco no setor varejista brasileiro, com mais de 28 anos de atuação nesse mercado. Isso garante à Companhia uma série de vantagens competitivas ao oferecer soluções simples e eficientes em termos de custos de acordo com a demanda, personalizada para cada cliente, em razão de seu tamanho e sua vertical de varejo. As soluções modulares e cloud-based atendem de forma eficaz desde clientes e escalas de pequeno e médio portes até grandes varejistas multinacionais, e em diferentes verticais de varejo, incluindo lojas de vestuário, concessionárias de automóveis, farmácias, lojas de eletrônicos e eletrodomésticos, lojas de mercadorias em geral, lojas de materiais de construção e redes de food service.
Posicionamento e modelo de negócios
A Companhia estrutura-se em três pilares estratégicos, visando assegurar a qualidade de seus produtos e serviços e a sua liderança no mercado de varejo.
Foco no varejo |
Foco no cliente |
Foco em inovação |
Usar a sua experiência nesse setor para identificar oportunidades e tendências por meio dos dados levantados pela sua operação e de condições macroeconômicas e regionais, considerando também alterações regulatórias. |
Trabalhar próximo ao cliente para antecipar suas necessidades e fomentar uma parceria de mão dupla construindo relacionamentos de longo prazo. |
investir em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e de qualidade para os clientes. |
Diferenciais competitivos
A Linx foi pioneira em uma série de soluções inovadoras de software, permitindo ao setor varejista brasileiro aumentar o seu nível de automação e eficiência. Foi quem lançou, por exemplo, a integração consistente de ERP e POS na década de 1990 e a integração consistente de ERP, POS, conectividade e pagamentos eletrônicos em 2003. Seu poder de inovação a coloca na vanguarda da migração tecnológica no Brasil, trazendo novas ferramentas de última geração para atender às necessidades comerciais de seus clientes, aumentando a demanda por soluções cloud-based, de comércio eletrônico e de mobilidade. Os softwares da Linx evoluem com base nas exigências de desempenho e na experiência dos usuários.
Uma importante vantagem competitiva é sua amplitude de portfólio de soluções combinada com a profundidade em cada uma das verticais de varejo, não só em termos de produtos mas em termos de equipes de implementação, desenvolvimento e comercial. Outro importante diferencial da Linx é seu modelo previsível de negócio, baseado principalmente em receita recorrente, como contratos anuais renováveis automaticamente com clientes, os quais pagam uma taxa mensal, reajustável pela inflação a cada renovação. Isso cria uma alta recorrência e previsibilidade nos resultados da Companhia. A Linx obtém altos índices de renovação anual, que hoje giram em torno de 97%. Sua base diversificada e ampla de clientes, que varia desde companhias de pequeno e médio portes a grandes cadeias varejistas, também a posiciona como um diferencial perante seus concorrentes.
Além de um profundo conhecimento do varejo brasileiro e uma abrangência pelos mais diferentes segmentos do mercado, a Linx conta com uma série de diferenciais que promovem a qualidade única de sua atuação e contribuem para a sua manutenção como líder do setor. Entre eles, destacam-se: equipe dedicada com expertise e conhecimento local, funcionalidades adaptadas a diversos segmentos e portes de varejistas, serviços sob demanda escalável e flexível, simplicidade nos processos, adaptabilidade ao complexo sistema tributário brasileiro e soluções de fácil implementação.
A Linx acredita ter uma capacidade e um histórico sólidos na identificação, negociação e integração de aquisições. Desenvolve um modelo que permite integrar de maneira eficiente e tempestiva os negócios adquiridos. Nessas aquisições, a Linx visa expandir o seu mercado de atuação, agregando novas verticais de varejo ao seu portfólio. Essas aquisições permitiram à Companhia expandir sua atuação para novas regiões dentro do Brasil e agregar novas tecnologias que aceleraram o ritmo de inovações.
Até 2012, a Linx adquiriu 11 companhias, realizando essas aquisições com a estratégia de diversificar seu portfólio e agregar novas verticais à sua atuação, expandindo-se e consolidando-se no setor de softwares para varejo. Em 2012, foram incorporadas as atividades da Microvix. Outros importantes movimentos no ano foram a aquisição da Compacta Tecnologia e a aquisição da tecnologia da Bitix. Os recursos para tais aquisições foram principalmente oriundos das parcerias societárias realizadas com o BNDES Participações, em 2010, e com a General Atlantic, em 2011. Com o IPO de 2013, a Linx obtém mais uma importante fonte de recursos para continuar sua estratégia de expansão.
A intenção da Linx é continuar procurando seletivamente aquisições no setor de Tecnologia da Informação para o varejo estrategicamente complementares e que sejam compatíveis com a estratégia de crescimento da Companhia.
A Linx vem reestruturando sua operação para sustentar seu crescimento estratégico. Em 2012, a Diretoria de Recursos Humanos foi reorganizada e uma série de mudanças foram promovidas nas áreas Comercial e Operacional. A criação de uma controladoria comercial e de uma área de planejamento comercial simplificou e gerou mais assertividade aos processos de venda. Além disso, a Companhia criou a Diretoria de Infraestrutura para dar maior suporte as operações das soluções em cloud.
Para continuar crescendo, a Linx aposta em uma gestão do negócio focada na sua base de clientes, visando gerar valor para o varejista e seu consumidor final. A Companhia aposta estrategicamente em um modelo de negócios com foco em soluções de software para o varejo e em cloud.
A Linx continuará a investir na sua capacidade direta e indireta de vendas e marketing com o objetivo de conquistar novos clientes. A Companhia pretende expandir o relacionamento com seus clientes atuais, atendendo às suas crescentes necessidades comerciais, na medida em que esses clientes continuem abrindo novas lojas por todo o Brasil. A Linx aposta também no aumento da quantidade de negócios fechados com os clientes por meio da venda de produtos mais sofisticados e de venda cruzada (cross selling), com soluções integradas e complementares. Outro ponto de investimento da Linx é a adoção de soluções para comércio eletrônico e de mobilidade, que permitem que os clientes continuem a expandir os seus canais de vendas.
A Companhia foca seus esforços comerciais na venda direta, a partir de sua matriz e de nove filiais próprias nos principais estados brasileiros. Como forma de complementar geograficamente sua atuação, especialmente em estados menos representativos, a Companhia também se utiliza de canais indiretos, como franquias e representantes comerciais.
É por meio de uma inovação contínua e constante expansão do portfólio que a Linx continuará seu caminho de crescimento, oferecendo ao mercado soluções inovadoras e funções aprimoradas para o atual conjunto de produtos abrangentes e integrados. O Linx Retail CRM, um importante exemplo dessa estratégia, foi desenvolvido para fornecer transparência com relação a clientes por meio de diferentes canais e integração consistente entre front office e back office. Essa ferramenta permitirá aos varejistas acompanhar e entender seus clientes no decorrer do ciclo de vida do seu relacionamento, na loja, na web, no celular e em redes sociais.
Oportunidades de negócio
O forte estímulo ao consumo, a constante queda da taxa de desemprego, o aumento da renda e a mobilidade social são alguns dos fatores que contribuem para um cenário otimista e de crescimento para o varejo.

Gasto da classe média: 2x - 5x maior no varejo 1 |
|
Classe D/E |
Classe C |
Classe B |
Classe A |
Roupas e Calçados |
1.0x |
2.3x |
5.4x |
12.6x |
Cuidados Pessoais |
1.0x |
2.3x |
5.3x |
11.2x |
Eletronicos |
1.0x |
1.9x |
4.4x |
10.1x |
Medicamentos (com e sem prescrição) |
1.0x
|
1.9x |
4.3x |
9.3x |
Alimentos e Bebidas |
1.0x |
1.7x |
3.3x |
5.4x |
Fonte: Global Insight, Gartner, IBGE, FGV, LCA, Bain & Co., BCG e RG
¹ Indexado aos gastos da classe D/E


Somente em 2013, 47 novos shoppings estão planejando abrir suas portas, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Outro forte fator de crescimento tem sido as franquias e as concessionárias, que estão em franca expansão, aumentando o número de pontos de venda disponíveis no país e, portanto, um potencial mercado para a Linx.

Paralelamente, o Brasil apresenta tendências de informatização e formalização do varejo. A primeira é percebida pelo uso cada vez mais comum da nota fiscal eletrônica, pela maior utilização de meios eletrônicos de pagamento e pela gestão profissionalizada de shopping centers. Já no campo da formalização, são intensos os esforços da receita federal para modernizar seus sistemas e reduzir a informalidade do setor.
Essas condições fornecem as bases para o crescimento do setor de
softwares de gestão no varejo. Esse cenário mostra-se muito positivo para a Companhia, que atua em diferentes verticais e apresenta tecnologia de ponta para uma gestão cada vez mais efetiva de uma rede varejista multicanal.
A Linx é hoje líder no mercado de software de gestão para o varejo em cloud e on-premise no Brasil, com mais de 29% do market share, segundo pesquisa do IDC1, mais de 85% de vendas diretas, cerca de 12.711 clientes no varejo e cobertura nacional, no fim de 2012. Está presente nos dez maiores varejistas de roupas e calçados, sete das dez maiores lojas de departamento, cinco dos dez maiores players de food service, duas das cinco maiores varejistas de material de construção e sete das dez maiores automotivas, além de três das maiores redes de farmácias e sete das dez maiores varejistas listadas no Brasil.
A Linx procura trabalhar de forma bastante próxima aos clientes para compreender os seus negócios e as suas necessidades e, dessa forma, oferecer soluções de softwares muito aderentes. Por estar há tantos anos no mercado, a Companhia consegue, além de desenvolver produtos para o setor varejista com aderência elevada, desenvolver expertise dedicada e o conhecimento local das melhores práticas das verticais do varejo, incluindo lojas de vestuário, concessionárias de automóveis, farmácias, lojas de eletrônicos e eletrodomésticos, lojas de mercadorias em geral, lojas de materiais de construção e restaurantes. Como consequência dessa posição de liderança, a Linx atrai e retém profissionais qualificados de tecnologia da indústria de softwares para o varejo do país.
1 IDC é uma renomada empresa de pesquisa e de inteligência de mercado focada em tecnologia da informação e telecomunicações que reúne mais de mil analistas em 110 países.
O mercado de franquias tem crescido muito no Brasil. De 2011 para 2012 esse mercado cresceu 16,2% e o número de unidades subiu 12,3%, com um total de 104,5 mil unidades franqueadas em todo o país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre a gama de produtos que a Linx disponibiliza para esse segmento, está a funcionalidade por meio de cloud computing, que permite escalabilidade ao franqueador e o completo acompanhamento on-line, via painel de controle, em tempo real, de tudo o que acontece com a rede de franquias e ainda a total interação entre franqueador e franqueado. A ferramenta também facilita a integração dos sistemas, diminuindo custos ao lojista.
Durante a ABF Franchising Expo 2012, maior feira de franquias da América Latina realizada em junho de 2012 em São Paulo, a Linx apresentou seu portfólio desenvolvido especialmente para atender às necessidades do setor. A Companhia participou também da Rio Franchising Business 2012, que ocorreu em setembro. Entre as soluções apresentadas durante o evento estão as novidades do produto Linx Degust Web versão 3.0, software que passa a apresentar um painel de indicadores para que os usuários possam identificar de forma rápida, unificada e eficiente vários processos gerenciais das lojas, como percentuais de crescimento; número total de clientes, tíquete médio; controle de estoque; previsão de compra e outros. O software ainda realiza análises do desempenho do faturamento, de custos e por período, além de emitir alertas de pagamentos e recebimentos, entre outras inovações.
Outro lançamento apresentado durante o evento foi o Linx Degust Mobile, viabilizando atendimento via tablet, com praticidade e agilidade. Especialmente para as redes de food service, a solução pode ser utilizada para o atendimento nas mesas, de forma que o garçom possa fazer o pedido do cliente, solicitar o fechamento de contas e até realizar transferência de mesas. O produto pode ainda transformar o tablet em um cardápio eletrônico, exibindo os produtos categorizados por grupo de venda, com foto e informações.
As soluções da Linx também foram destacadas na 12ª Convenção ABF do Franchising, realizada em outubro na Ilha de Comandatuba, na Bahia.
Gestão de riscos
GRI 1.2
A Linx tem como prática a análise constante dos riscos aos quais está exposta e que possam afetar seus negócios, sua situação financeira e os resultados de suas operações de forma adversa. A Companhia monitora continuamente mudanças nos cenários macroeconômico e setorial e atua com foco na disciplina financeira e na gestão conservadora de caixa, além de ter uma gerência específica para a governança de sistemas e data centers, de modo a mitigar os riscos inerentes às operações.
Risco de crédito
Trata-se basicamente de uma avaliação do prejuízo para a Linx no caso de um cliente ou contraparte em um instrumento financeiro falhar em cumprir com suas obrigações contratuais. Esse risco varia de cliente para cliente. Para os novos, uma política rígida é adotada para verificar sua capacidade de honrar os compromissos assumidos. A Linx estabelece ainda uma provisão para créditos de liquidação duvidosa, que representa sua estimativa de perdas incorridas com relação a contas a receber de clientes.
Risco de liquidez
Ocorre quando a Companhia encontra dificuldades em cumprir com suas obrigações associadas com seus passivos financeiros, que são então liquidados com pagamentos à vista ou com outro ativo financeiro. O gerenciamento de risco de liquidez implica manter um nível seguro de disponibilidade de caixa. Em virtude do seu gerenciamento do passivo e da boa geração de caixa, a Companhia tem acesso a recursos imediatos por meio de financiamento de curto prazo junto às instituições financeiras.
Risco de mercado
Está associado aos juros e à inflação e ocorre quando uma parcela da dívida – referenciada à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), ao Índice de Preços ao Consumidor do município de São Paulo (IPC) e à taxa de juros e aplicações financeiras em CDI – pode afetar negativamente as receitas ou despesas financeiras da Companhia. A Linx considera baixo o seu grau de alavancagem, uma vez que tem recursos suficientes em caixa para cumprir com as suas necessidades de curto prazo. Além disso, a Companhia tem em todos os contratos comerciais de licença de software a correção anual pelas taxas de inflação.
Risco operacional
Está relacionado aos prejuízos diretos ou indiretos decorrentes de uma variedade de causas associadas a processos, pessoal, tecnologia e infraestrutura da Companhia e fatores externos (exceto riscos de crédito, mercado e liquidez), como aqueles decorrentes de exigências legais e regulatórias e de padrões geralmente aceitos de comportamento empresarial. A Linx trabalha para administrar o risco operacional e o risco na qualidade de serviços para evitar a ocorrência de prejuízos financeiros e danos à reputação da Companhia. Os riscos inerentes à atividade operacionais da Companhia e ao mercado econômico são minimizados pelo constante aprimoramento do sistema de governança corporativa e por eficazes ferramentas de gestão.
Risco trabalhista
Envolve o risco de pessoas-chave da alta administração deixarem o quadro de colaboradores da Linx, que poderá enfrentar dificuldades para a definição e execução de suas estratégias de negócio e incorrer em custos significativos para a contratação de novas pessoas-chave com as mesmas qualificações. Além disso, a forte e contínua concorrência no setor de software para a contratação de profissionais altamente capacitados nas áreas Comercial e Técnica, entre outras, pode levar ao pagamento de remunerações mais elevadas a fim de atrair e manter mão-de-obra qualificada. A Linx considera a atração e retenção de talentos como imprescindíveis para o sucesso dos negócios e o desenvolvimento do capital humano, por isso busca estimular e contribuir para manter um ambiente de trabalho saudável, caracterizado pelo bom relacionamento. Outro fato relevante para a atração é a Companhia estar em um segmento de alto valor agregado com grandes oportunidades de crescimento no curto e longo prazo.
Risco de segurança da informação
Relaciona-se à possibilidade de falhas, erros ou interrupções nos produtos e serviços oferecidos. Tais situações podem incorrer em custos maiores à Companhia, indenizações impostas por seus clientes, dano à reputação no mercado e até penalidades regulatórias.
Investimentos
Os principais investimentos da Linx estão focados em aquisições e em pesquisa e desenvolvimento (P&D), afim de manter a Companhia sempre em linha com o mercado de varejo e em posição para atender às demandas de seus clientes. Desde 2008, a Linx tem como parceiro estratégico o BNDESPar para financiamento de seus investimentos, utilizando linhas de crédito especiais para pesquisa e desenvolvimento, treinamento e certificação de qualidade e a abertura de novas unidades de relacionamento com clientes, com expansão geográfica em território nacional, no âmbito do Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação. Nas duas aquisições realizadas em 2012, foram investidos R$ 46,9 milhões. Já em P&D, o investimento no ano totalizou R$ 34,7 milhões, 8% maior do que o realizado em 2011.
GRI EC4
Ativos intangíveis
Para a Linx, o capital humano é seu principal ativo para o negócio. Seus colaboradores são os pilares de sustentação, possibilitando o crescimento que a Linx teve nos últimos anos e sua atual posição estratégica no mercado de software para varejo. Outro aspecto importante é a inovação, ponto também associado aos colaboradores, que são responsáveis por trazer conhecimento e inteligência de mercado ao processo de desenvolvimento de novos produtos.
Inovação é singularmente o principal fator de crescimento para a Linx, sem a qual a Companhia não teria como manter sua missão de atender às necessidades crescentes dos seus clientes em um mercado varejista que muda constantemente não só em decorrência de fatores mercadológicos, mas também de tendências e poder aquisitivo do consumidor final. Adiciona-se a essa equação o avanço da tecnologia de forma global, com introdução de novas ferramentas como tablets e smartphones. Para gerar diferenciação, a Linx investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento bem como em capacitação do corpo funcional, que atua como catalisador da inovação.
O setor em que a Linx atua está em constante evolução e, por isso, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é um fator muito importante no plano de investimento. A área de P&D permite desenvolver soluções cada vez mais adequadas às necessidades dos clientes e agregar inovações tecnológicas que propiciam maior produtividade aos usuários das soluções.
A Companhia desenvolve suas soluções internamente e, dessa maneira, conta com uma área exclusivamente dedicada, com 157 colaboradores. A Linx tem um dos maiores investimentos em inovação do setor, representando cerca de 15% de seu faturamento líquido em 2012. A área de Pesquisa e Desenvolvimento trabalha com foco em:
Os gastos com inovação permitem o beneficiamento pela Lei do Bem, que concede benefícios fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação. Entre os incentivos obtidos pela Linx estão: dedução, para efeito de apuração do lucro líquido, de valor correspondente à soma dos dispêndios realizados no período de apuração com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica classificáveis como despesas operacionais pela legislação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); amortização acelerada, mediante dedução como custo ou despesa operacional, no período de apuração em que forem efetuados, dos dispêndios relativos à aquisição de bens intangíveis, vinculados exclusivamente às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica, classificáveis no ativo diferido da Companhia, para efeito de apuração do IRPJ.
EC4
Linx Retail Forum
Em maio de 2012, a Companhia realizou em São Paulo o Linx Retail Forum, evento que reuniu os principais executivos de empresas varejistas para discutir estratégias de TI, melhores práticas do mercado e tendências. Mais de 700 pessoas, representando cerca de 350 clientes, participaram do evento, que fortaleceu o relacionamento da Linx com esse importante público. Na ocasião, a Companhia apresentou seu pipeline de produtos e inovações com lançamento previsto para o ano de 2013. Foram apresentadas também soluções para as quatro principais vertentes propostas pela Linx: disponibilidade, centralização no cliente visando a multicanalidade, adaptabilidade e governança.
O fórum trouxe ao Brasil palestrantes internacionais, como Mike Walsh, CEO do Instituto Tomorrow, que falou sobre "O Consumidor e o Varejo do Futuro". Contou também com Jairo Okret, senior client partner da Korn/Ferry International, que abordou o tema "Papel do CIO no Novo Varejo", com o especialista em branding Hélio Carvalho, Diretor-Geral da FutureBrand Brasil, que discutiu a importância da gestão e construção de marcas no varejo e Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central do Brasil que palestrou sobre fusões e aquisições. Os executivos da Linx também subiram ao palco para falar sobre mobilidade, cloud services, CRM, fidelidade, governança, gestão de franquias, gestão de concessionárias, e-commerce, planejamento e business analytics, conectividade e Linx Retail Academy.
Relacionamento com públicos estratégicos
GRI 4.14 | 4.16
A Companhia determina os seus stakeholders por meio do alinhamento dos interesses econômico-financeiro, estratégico e socioambiental. Para o engajamento destes, busca adotar as melhores práticas utilizadas no mercado e seguir seus princípios e valores.
GRI 4.15
Colaboradores
A Companhia conta com uma série de canais de comunicação com esse importante público, descritos no capítulo Talentos Linx.
Acionistas
A relação da Linx com seus acionistas é feita prioritariamente pela equipe de RI e por meio do site dedicado a esse público (www.linx.com.br/ri), no qual são disponibilizados os principais documentos da Companhia, bem como todos os resultados financeiros. Com a realização do IPO, a Linx passa a ter divulgações trimestrais para seus acionistas.
Clientes
São mantidos diversos canais de contato com os clientes. Além da equipe comercial focada nas verticais do varejo e do website corporativo (www.linx.com.br), a Companhia está presente nas mídias sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube), divulga fatos de interesse por meio de e-mails marketing e promove eventos para o compartilhamento de práticas, como o Linx Retail Fórum. Especialmente para a verticais de concessionárias e de vestuário e calçados, a Companhia divulga publicações específicas, respectivamente a revista Linx DMS e Linx Moda. A Linx também realiza pesquisa de satisfação com seus clientes pela metodologia TRI-M da TNS, que utiliza amostras estatísticas sólidas de todas as etapas (do pré-venda ao suporte) e leva em consideração as verticais que a Linx trabalha.
GRI PR5
Fornecedores
O relacionamento com os fornecedores ocorre diretamente com o departamento de compras e os gestores dos departamentos da Companhia que são os principais utilizadores dos serviços ou produtos. Os fornecedores da Companhia beneficiam-se das práticas de respeito e valorização do relacionamento, representadas pela transparência na relação e pontualidade dos pagamentos. A Linx privilegia uma postura ética de seus fornecedores, principalmente quanto à qualidade e o alinhamento estratégico destes fornecedores em relação à demanda da cadeia de stakeholders da Linx. A Companhia também observa e sugere o desempenho visando à responsabilidade social de seus fornecedores. Conforme descrito no Código de Ética da Linx, a Companhia repudia o trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo e não aceita essa prática em seus fornecedores.
GRI HR6 | HR7
Canais Indiretos
A Companhia considera os canais indiretos importantes para o aumento de sua capilaridade, permitindo sua presença em localidades nas quais não possui unidades próprias. A Linx tem processos e um programa voltado ao relacionamento com seus representantes e franquias. Nele, a Companhia conta com um departamento estruturado que suporta o desenvolvimento de seus canais indiretos. A estrutura conta com uma Diretoria de Canais, direcionando a comunicação específica e especializada para esse atendimento.
Comunidades
O comprometimento da Linx com a responsabilidade social tem se consolidado em diversas iniciativas em benefício da sociedade. A Companhia apoia a União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social (Unibes), localizada em São Paulo. A instituição atende a mais de 14 mil pessoas, entre famílias, crianças e idosos, com uma variedade de projetos ligados a assistência social, educação, apoio à saúde e cultura. Desde 2006, a Linx fornece softwares e soluções de tecnologia e gestão empresarial que otimizam as operações de captação de recursos da instituição. A Linx também apoia o Instituto Arredondar, que visa dar suporte financeiro a organizações sociais de São Paulo e do Rio de Janeiro. A finalidade da parceria é promover a adesão ao movimento com os varejistas e disponibilizar em sua plataforma de software, instalada em mais de 12 mil clientes, as funcionalidades que atendam funcional e legalmente aos arredondamentos.
Governo e sociedade
A Linx mantém boas relações com as entidades governamentais e procura contribuir no que for possível para o desenvolvimento, informatização e formalização do varejo. Grande parte dos softwares da Linx precisam estar homologados pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz) dos governos estaduais, como os softwares de automação comercial e de nota fiscal eletrônica (NF-e).