Programas Sociais

Esportes [SO1]
O Grupo Pão de Açúcar, em suas ações pela comunidade, estimula a prática esportiva como elemento agregador de qualidade de vida, saúde e bem-estar. Referência no mercado e na sociedade pelas ações realizadas nesse âmbito, em 2008 a companhia manteve seus investimentos na área, conservando a aprovação e a participação significativa da comunidade.

Maratona Pão de Açúcar de Revezamento
Realizada desde 1993, na cidade de São Paulo (SP), a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento tem como objetivo estimular a prática de atividade física e a integração entre seus participantes. No ano passado, em sua 16a edição, a prova contou com 30 mil inscritos e já se posiciona como o maior evento desse segmento na América Latina. Vale destacar o caráter democrático e lúdico da Maratona, que, pelo sistema de revezamento, possibilita participação de até oito pessoas por equipe, reunindo grupos de participantes de várias categorias – de atletas profissionais a amadores na prática esportiva.

O sucesso e a capacidade de replicabilidade desse evento fizeram com que a cidade de Fortaleza (CE) promovesse a corrida pela primeira vez em 2002. Desde então, o evento registra um número cada vez maior de participantes. A corrida já faz parte do calendário oficial de eventos esportivos da cidade e, em sua 7ª edição (2008), reuniu seis mil participantes.



Em Brasília, para onde o evento foi levado pela primeira vez no ano passado, estiveram presentes quatro mil corredores. Em 2009, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) também terá sua própria edição da corrida.

Corrida Pão de Açúcar Kids
Consciente de que o hábito de praticar esportes deve ser estimulado desde cedo, há cinco anos o Grupo Pão de Açúcar promove a Corrida Pão de Açúcar Kids. São duas edições anuais, que, juntas e somente no ano passado, reuniram mais de 15 mil participantes, entre meninos e meninas com idade entre dois e 12 anos. A corrida foi eleita o maior evento do gênero no Brasil, segundo a Federação Brasileira de Atletismo.

A corrida possui infraestrutura similar à das provas realizadas para adultos. São distribuídos kits com camiseta, chip para controle do tempo gasto no percurso determinado para cada faixa etária e lanche obedecendo aos preceitos de uma alimentação balanceada.

No ano passado, a prova ampliou a faixa etária de seus participantes, passando a contar com a categoria Fraldinha, com crianças de dois anos de idade. Divididos em grupo de acordo com o ano de nascimento, as crianças percorrem diferentes distâncias que respeitam o desenvolvimento motor de cada idade. Para os mais novos, entre dois



e seis anos, por exemplo, a distância é de 50 metros; já os mais velhos, com 12 anos, recebem o maior desafio, que é percorrer 400 metros. Todas as crianças recebem medalhas e brindes de participação.

Após a participação na prova, as crianças podem se divertir em um espaço educativo, com monitores, brincadeiras e jogos que estimulam o consumo consciente através da reciclagem.

Passeio Ciclístico Extra
Alinhado ao posicionamento da sua marca de hipermercados, o Grupo Pão de Açúcar promove há cinco anos o Passeio Ciclístico Extra nas cidades de Fortaleza (CE), Brasília (DF), Niterói (RJ) e Santos (SP). O foco dessa ação é estimular a prática esportiva, convidando as famílias a comporem os grupos e a participarem unidas. É comum, em todas as etapas do evento, verificar a participação de pais e filhos que vêem nessa ação um momento lúdico e de lazer em família. O evento percorre ruas importantes em todas as praças onde é realizado e mobiliza toda a comunidade. Em 2008, mais de 20 mil pessoas, entre adultos e crianças, participaram do Passeio Ciclístico Extra.

Investimento em Talentos do Esporte Pão de Açúcar
Esporte Clube & Sendas Esporte Clube

Fundado em dezembro de 2004 e fruto de um projeto idealizado por Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, o Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC) é um clube de futebol localizado na cidade de São Paulo (SP), que atua na formação de jovens, com idade a partir de 13 anos, que desejam seguir carreira no futebol. Em 2005, o projeto se estendeu à cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde foi fundado o Sendas
Esporte Clube.

Com o objetivo de prestar atendimento integral aos participantes, cada clube conta com um Centro de Treinamento (CT), em que os jovens atletas têm condições de se desenvolver técnica e culturalmente.

No CT Pão de Açúcar, em São Paulo, são mais de 50 mil m², onde estão instalados quatro campos de futebol, arquibancada, campo de futebol society, alojamentos, departamentos médico, de fisiologia e de fisioterapia, salas de estudo e recreação, piscina aquecida, auditório e rouparia. No Rio de Janeiro, o Centro de Treinamento Sendas Esporte Clube conta com 45 mil m² de estrutura profissional completa para a prática esportiva. São quatro campos de futebol, piscinas, duas quadras poliesportivas, pista de atletismo, duas quadras de squash e uma estrutura completa para preparação física, incluindo também departamentos médico, de fisiologia e de fisioterapia. Os centros de treinamentos também possuem refeitório com cardápio desenvolvido por nutricionistas.



Atualmente, o programa conta com a participação de 270 garotos, sendo 150 em São Paulo e 120 no Rio de Janeiro. Outros 12 jogadores já atuam em grandes clubes como Grêmio, Santos, Cruzeiro, São Paulo e Corinthians. Dois jogam no Helmond Sport, da Holanda.

Os integrantes das equipes de futebol recebem assistência médica e odontológica, seguro de vida, aulas de inglês, ajuda de custo para os que não atuam profissionalmente e vale-transporte (para aqueles que não residem nos CTs). A pré-condição para a participação nos programas é que o jovem esteja matriculado em uma instituição de ensino. Os garotos que moram nos centros de treinamentos são matriculados em escolas públicas próximas e dispõem de vans para levá-los e buscá-los.

A equipe de profissionais que atua no programa é formada por técnicos de futebol apoiados por auxiliares, treinadores de goleiro, preparadores físicos e fisioterapeutas. O objetivo é que o jovem permaneça no CT pelo período mínimo de um ano e possa participar de campeonatos oficiais, por meio de convênios com clubes de futebol profissional.

O PAEC atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Apesar de sua pouca idade, o time já tem uma trajetória vitoriosa: ganhou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 2008, e suas categorias de base (sub-17 e sub-15) chegaram ao vice-campeonato em 2007. O time da Sendas participa da Segunda Divisão do Campeonato Carioca.

Investimento em Atletas Profissionais
Desde 2000, o Grupo Pão de Açúcar incentiva a carreira de atletas brasileiros profissionais, com investimentos focados no atletismo e apoio ao triathlon, nas categorias masculina e feminina. A estratégia da companhia tem como premissa a crença no poder de mobilização e no exemplo de vida saudável que os atletas representam. Em 2008, o Grupo apostou em vários participantes das Olimpíadas de Pequim, tendo a satisfação de ver Maurren Maggi, atleta Pão de Açúcar desde 2006, levar o ouro em salto em distância. Outro medalhista incentivado pelo Grupo Pão de Açúcar desde 2001, Marilson Gomes do Santos, consagrou-se bicampeão da Maratona de Nova York, em 2008.

 


Cultura/Solidariedade


Programa de Música e Orquestra
O Grupo Pão de Açúcar realiza desde 1998, através do Instituto Grupo Pão de Açúcar, um permanente investimento social em educação, com foco na promoção do desenvolvimento humano. Com o lema “Educação para a ética, o protagonismo e a autonomia”, faz parte desse propósito o Programa de Música e Orquestra que atua diretamente nas dimensões pessoal, social e cultural, promovendo a autoestima e o desenvolvimento do indivíduo.

A prática conta com a participação de jovens com idade entre 12 e 21 anos nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). O repertório segue a cultura e tradição musical local, como é o caso do aprendizado de instrumentos de cordas em São Paulo e Santos, e percussão no Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília, sendo que nesta última há também o ensino de instrumentos de sopro.

Os alunos que se destacam podem participar de uma das Orquestras organizadas pelo programa, permanecendo nela até os 21 anos de idade. Desde 2000, a Orquestra Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, formada por estudantes oriundos do programa em São Paulo, vem encantando platéias no Brasil e no mundo com suas apresentações, realizadas para mais de 200.000 pessoas. No currículo da Orquestra, estão mais de 380 concertos no Brasil e no exterior.



Desde seu início, o programa já trabalhou com mais de oito mil jovens. Em 2008, foram cerca de 500 alunos oriundos de cinco cidades onde é realizado. Alguns participantes escolhem a carreira musical como futuro profissional, estudando em universidades nacionais e internacionais.

Em abril de 2008, a Orquestra ganhou seu primeiro prêmio de reconhecimento ao trabalho desenvolvido – a Salva de Prata da Cidade de São Paulo.

Campanhas Solidárias
O Grupo Pão de Açúcar acredita que, com a participação da companhia em questões comunitárias, é possível fazer a diferença. Pensando nisso, a empresa promove dezenas de ações para o desenvolvimento comunitário, em que as unidades do Grupo atuam como postos de arrecadação de agasalhos, livros, brinquedos e alimentos, que são doados para instituições localizadas no entorno das lojas. Anualmente, as campanhas promovidas pelo Grupo beneficiam a cerca de 300 instituições. Só em 2008, foram arrecadados 464 mil livros, 375 mil agasalhos e 64 mil brinquedos.

Campanhas de Vacinação contra Pólio 1ª e 2ª dose
Desde 2000, o Grupo Pão de Açúcar colabora com as Secretarias Municipais de Saúde para garantir o acesso à vacinação contra pólio a todas as crianças de zero a cinco anos. No ano passado, 40 hipermercados Extra serviram como posto de vacinação e apoio a outras políticas públicas de saúde.

Programa Alimenta Bem
O ponto central do Programa Alimenta Bem é disseminar informações sobre uma alimentação saudável para seus clientes. Ele foi criado em 2006, inicialmente em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo. Em 2008, o programa passou por uma reformulação que o tornou uma iniciativa exclusiva do Grupo. O projeto conta com cozinhas itinerantes, que oferecem cursos nos estacionamentos do CompreBem. Participaram do programa, em 2008, 44 lojas no Estado de São Paulo (Interior, Baixada Santista e Capital), totalizando mais de 20 mil pessoas.

Parceria contra o Desperdício
O Grupo Pão de Açúcar realiza um trabalho de doações e parcerias que beneficia 600 entidades assistenciais. O programa teve início em 1995, por meio de um projeto piloto desenvolvido em algumas lojas da cidade de São Paulo, consistindo na doação dos excedentes de frutas, legumes e verduras. O programa evoluiu e, hoje, em parceria com fornecedores, também são entregues material de limpeza, produtos de mercearia e bazar. Uma equipe de colaboradores fica responsável por separar as mercadorias que, embora não apresentem condições ideais de exposição em loja, estão próprias para consumo.

Para que uma instituição possa se beneficiar do programa de doações do Grupo Pão de Açúcar, ela deve se cadastrar na loja mais próxima e apresentar documentação que comprove seu funcionamento regular. A partir do cadastramento, é definido o cronograma de retiradas das mercadorias, que podem ser diárias. À loja cabe também a tarefa de visitar as instituições e conhecer mais de perto a realidade de cada uma delas.

Produto Social
Utilizando seu negócio como meio, o Grupo Pão de Açúcar também realiza ações sociais envolvendo seus clientes. No ano de 2008, 330 lojas participaram da campanha de arrecadação de recursos para instituições sociais – incluindo a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) –, que receberam parte da renda obtida com a comercialização de panetones fabricados nas padarias das redes dos hipermercados Extra e dos supermercados CompreBem, Sendas e Pão de Açúcar. O objetivo dessa iniciativa é propiciar aos clientes do Grupo a oportunidade de fazer uma compra e, ao mesmo tempo, apoiar um a causa.