Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras
31 de dezembro de 2008 e 2007

Em milhares de reais, exceto quando especificamente indicado por outra forma.

1. Contexto Operacional


A Companhia Brasileira de Distribuição (“Companhia” ou “GPA”) tem como atividade preponderante a comercialização, no varejo, de produtos alimentícios, artigos de vestuário, eletroeletrônicos e outros que completam suas linhas de hipermercados, supermercados e lojas especializadas e de departamentos, representadas basicamente pelas denominações comerciais “Pão de Açúcar”, “CompreBem”, “Extra”, “Extra Eletro”, “Extra Perto”, “Extra Fácil”, “Sendas” e “Assai”.

Em 31 de dezembro de 2008, a Companhia dispunha de 597 lojas em funcionamento, conforme quadro a seguir:

 

Quantidade de lojas

Empresa

2008

2007

Companhia Brasileira de Distribuição

 415

 400

Novasoc Comercial Ltda. (“Novasoc”)

 6

 6

Sé Supermercados Ltda. (“Sé”)

 50

 52

Sendas Distribuidora S.A. (“Sendas Distribuidora”)

 98

 102

Barcelona Com. Variação e Atacadista S.A. (“Barcelona”)

 25

 15

Xantocarpa Participações Ltda. ("Xantocarpa")

 3

 -  

 

 597

 575



a) Sendas Distribuidora
As operações da Sendas Distribuidora tiveram início em 1º de fevereiro de 2004 mediante a assinatura, em dezembro de 2003, do Acordo de Investimento e de Associação com a Sendas S.A. (“Sendas”). Essa controlada concentra a atividade de varejo da Companhia e da Sendas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

b) Associação com Itaú
Em 27 de julho de 2004, foi celebrado um Memorando de Entendimentos entre o Banco Itaú Holding Financeira S.A. (“Itaú”) e a Companhia com o objetivo de constituir a Financeira Itaú CBD S.A. (“FIC”). A FIC atua na estruturação e na comercialização de produtos e serviços financeiros e correlatos para os clientes do GPA com exclusividade (Nota 10 (d)). A Companhia participa em 50% do capital da FIC por meio de sua subsidiária Miravalles Empreendimentos e Participações S.A. (“Miravalles”).

c) Aquisição da Barcelona – (“Assai”)
Em 1º de novembro de 2007, o GPA, por meio de uma sociedade controlada pela Sé (Sevilha Empreendimentos e Participações Ltda. – “Sevilha”), adquiriu ações representativas de 60% do capital total e votante da Barcelona, sociedade receptora do acervo cindido do Assai Comercial e Importadora Ltda. relativo às atividades anteriormente desenvolvidas pelo Assai no mercado de atacado. Com esta associação o GPA, passa a atuar no segmento cash & carry (“atacarejo”) e reforça assim o seu posicionamento de multiformato.

Em 31 de março houve a incorporação reversa da Sevilha, com data base em 28 de fevereiro de 2008. Com a incorporação da Sevilha pela Barcelona, a Sé Supermercados passou a ter participação direta de 60% no capital total e votante da Barcelona.

d) Constituição da Xantocarpa
Em 16 de outubro de 2008, o GPA iniciou a operação de atacarejo no Estado do Rio de Janeiro através da Xantocarpa, empresa constituída com essa finalidade, que assumiu a operação de 3 lojas da Sendas Distribuidora convertidas para a bandeira Assai. Esta sociedade tem por objeto social o comércio varejista e atacadista de produtos manufaturados, semimanufaturados ou in natura, nacionais ou estrangeiros, de todo e qualquer gênero e espécie, natureza ou qualidade, desde que não vedada por lei.